domingo, 8 de maio de 2011

Perito Moreno

Com alguns dias de atraso, retorno para narrar a incrível experiência de realizar um trekking sobre a geleira ou glaciar PERITO MORENO. E escrevo em caixa alta porque é assim que eu resumiria o glaciar: grandioso!


Já que este post é exclusivo para falar dessa maravilha da natureza , vou gastar um parágrafo para repetir que o Perito Moreno fica no Parque Nacional Los Glaciares , localizado na Província de Santa Cruz , sul da Argentina. Já foi considerado a oitava maravilha do mundo e no decorrer dos seus 05 km de largura e 60 m de altura, é uma das geleiras mais imponentes existentes. Bem , na verdade, são apenas dados perto do que, de fato, se constata quando estamos diante do glaciar. Nada que eu escrever, mas NADA mesmo, representará na íntegra o que meus olhos puderam ver. Meu conselho: não deixem de agendar uma viagem até El Calafate, como já narrado aqui , porta de entrada do "mundo" dos glaciares, em especial , Perito Moreno.

Nosso dia começou cedo , quando a empresa de turismo contratada nos buscou no hotel. Uma van nos levou até o resto do grupo que seguiria na excursão até o Parque dos Glaciares. Abandonamos a van e seguimos a viagem de ônibus, por cerca de 80 km até chegar ao local onde o passeio começaria para valer.


Ingressamos em um catamarã que navegando pelo lago argentino nos levaria até nossa primeira visão do Perito Moreno. O dia estava chuvoso, o que não diminui em nada a minha expectativa em caminhar sobre a geleira. Em todo planejamento da viagem eu imaginava como seria caminhar sobre um glaciar, que sensação teria , que emoções eu iria desfrutar e enfim , o que levaria dessa experiência. O que posso dizer? Nada do que imaginei, que eu sonhei , sequer chegou perto da realidade vivida. E não é exagero, não! É realmente incrível! Mas voltemos ao catamarã.....





 Logo que entrei me posicionei em um canto onde poderia ter uma visão privilegiada assim que pudesse avistar a geleira. Nesse aspecto a chuva atrapalhava um pouco, mas assim que ficamos frente a frente com o Perito Moreno perdi o fôlego e só pensava: DEUS , como pode alguém duvidar que o SENHOR existe?


Perito Moreno
A etapa pós descida do catamarã consistiu em irmos até uma espécie de cabana, uma âncora onde nos reunimos com nosso guia. Nem pense em fazer a travessia sem um guia, é bem perigosa e um descuido é fatal.



Na cabana deixamos nossas mochilas com o lanche reservado para volta do trekking e recebemos a coordenadas, explicações acerca de cuidados e de como deveríamos nos comportar durante o trajeto. Ahh  e também algumas explanações acerca da história e tal. Mas posso dizer? Não prestei atenção em nada que o guia falava. Eu só queria mesmo colocar meus pés naquela geleira. Na verdade sob nossos calçados colocamos uma espécie de grampos que permitem a caminhada no gelo.



Hipnotizada

Então... bem... não prestei atenção na explicação e iniciei meu repertório de bater fotos. Eu e minha amiga Andréa começamos a pular de uma pedra para tentar bater aquelas fotos saltando , sabem? Aquelas que a gente tira mil até sair uma boa? Essas mesmas!!! Resultado: o primeiro "pito" que levamos começou aí. O guia parou a explicação e disse: " querem sacar fotos? Façam caladas!" kkkk Que feio , meninas!! Mas o guia bem que podia ter pego mais leve, né!


A foto do "pito" &*%$

Tá! Colocamos o suporte para a travessia nos pés e começamos o trekking. Mas eu não contava que teria medo. Sim! Medo mesmooo. Afinal , eu tenho espírito aventureiro , mas sou uma "cagona" de marca maior. A dificuldade é considerada média, mas para mim foi BIG. Eu era a última do grupo , que andava feito tartaruga, enquanto todos os idosos que nos acompanhavam passavam a minha frente. Marcos e nossos amigos , Andréa e Adriano, me deixaram para trás. E não pensem que foi covardia, pois eu , de fato , estava atrasando todo o grupo. Quanto mais subia e eu podia olhar para baixo e avistar as fendas formadas no glaciar, mais medo eu tinha.


A última do grupo rsrs

Querem saber o final? O guia me pegou como exemplo para o resto do grupo. Exemplo de como NÃO FAZER, ou seja , demonstração de como caminhar errado kkkkkkkkkkkk . Mas , depois de tanto irritar o guia , ele resolveu me colocar à frente e me ajudar a fazer a travessia. A única carregada pelas mãos do guia. Mico? Eu nem liguei, foi aí que meu medo cessou e pude aproveitar o passeio.


Durante o trekking paramos em vários pontos para tirar fotos das belíssimas "lagoas" cor de violeta que se formam na geleira. Surreal!!!


















No final da caminhada finalizamos brindando com wisk e gelo "colhido" diretamente da fonte.






















Fim do trekking voltamos até o ponto onde nosso lanche nos esperava e, recarregada as baterias, fizemos o passeio de catamarã de volta. PS: ouvimos nosso guia nos chamar de " brasileiros folgadões". Foi daí que surgiu o apelido que colocamos em Adriano "El Folgadão", pois foi ele quem, injustamente , ouviu o "elogio". Ahh só serviu para rimos mais ainda de tudo.
















Do catamarã para o ônibus que nos levou até as passarelas de onde se tem uma visão de grande parte da superfície do glaciar.






As fotos falarão por mim. Só posso acrescentar que ver o Perito Moreno , caminhar sobre ele, não passou ileso sobre mim. Jamais esquecerei de cada minuto ali vivido.


Magnífico! Divino!

Voltamos ao hotel e a noite jantamos no restaurante La Lechuza, por sinal , super recomendo. Amamos! Eu comi um salmão acompanhado de risoto com camarão de comer rezando e agradecendo. Para vinho resolvemos repetir o La Flor de Malbec , já que em time que está ganhando não se mexe. Tudo perfeito! Dia perfeito! Noite perfeita!




La Lechuza
 Ah ! Esqueci de mencionar a feira de artesanato no centro de El Calafate a qual visitamos antes do jantar. Já mencionei que o centro da cidade é uma graça né! A Librobar(misto de livraria e bar) Borges & Alvarez, próxima à referida feira de artesanato, é uma boa pedida também. Mais descontraída , lembra um PUB e pode ser uma parada para um café , um almoço ou um jantar mais informal.


Feira de artesanato



Borges  & Alvarez

Beijos e até o próximo post!

7 comentários:

  1. Em um mês estarei lá! Espero ter a mesma sensação que a sua!

    ResponderExcluir
  2. Espero o mesmo por vc, Diego! E tenho certeza que voltará aqui para nos contar como foi sua experiência. Aguardo o relato e boa viagem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela viagem. Muito lindas as fotos. Pretendo ir lá na segunda quinzena de Setembro 2011.

    ResponderExcluir
  4. Melhor época a meu ver , Helena. Boa viagem. Espero que o blog tenha lhe auxiliado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Kamila, vou em Agosto e tô meio tensa com o frio, n tenho roupa nenhuma...tô pensando em comprar o básico p chega lá e alugar o resto, vc sabe se tem loja de aluguel de roupas de frio lá?! Vc foi em que mês ?!
    BJ

    ResponderExcluir
  6. Olha, em El Calafate nao sei te informar, pois já fomos com as roupas apropriadas daqui. Em Ushuaia, encontra com certeza, vi várias lojas por lá, inclusive no próprio cerro. Nao sei se irá a Ushuaia, mas El Calafate nao sei mesmo informar. Creio que pela estrutura da cidade, deve haver lojas de aluguel, mas eu nao arriscaria. Para comprar voce encontra, pq eu vi, mas nada mto atratativo em precos. Te aconselho a comprar ao menos a segunda pele, pq o frio já se sente ao sair do aeroporto. Compra roupas de frio na Zara, que tem ótimos precos, com pena de ganso e impermeáveis. Sapato eu usei tenis em El Calafate, pq no trekking sobre a geleira tem suporte esoecial sob os pés. Inclua meias impermeáveis e grossas. já, se for pisar na neve tem que ser algo como uma galocha e que tenha travas para nao escorregar no gelo, ou alugar tb.
    Em suma, nao alugeui nada em Calafate.
    Espero ter ajudado um piuco. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Desculpa os erros de digitacao, mas estou em um pc bem ruinzinho hoje.
    A segunda pele vc encontra em lojas de esportes aqui no Brasil, como Centauro, marca Solo, ou na Loja de Inverno, cujo nome da loja é o mesmo da marca. Essa segunda pele é indispensável no frio. 'Lá vc até encontra mais barato, mas prefiro sair já do aeroporto aquecida.
    As meias impermeaveis a mesma coisa.
    Falei em galochas pq usei e super deu certo. Mas a sola da minha nao era lisa, tinha travas, nao escorregava. Nos cerros alugeul equipamento e nao precisei de usar meus calcados. Do contrario compre sapatos proprios e impermeaveis, tem variso bons, mas aqui no Brasil bem caros, lá vc encontra sapatos desses com melhor preco.

    ResponderExcluir