quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ushuaia - Uma viagem ao Fim Del Mundo

Enfim, venho aqui escrever sobre Ushuaia, o destino que faltava narrar da nossa viagem à Patagônia Argentina em 2010. E , apesar de escrever por último sobre Ushuaia, foi a cidade que primeiro escolhemos como destino quando decidimos conhecer a Patagônia. Pesquisando, lendo , fui me apaixonando de tal forma que inclui El Calafate e El Chaltén no roteiro. E fica já um conselho: se puder, concilie as cidades. Ushuaia fica a duas horas de avião de El Calafate, com voos que saem pela manhã. Comprando todos os trechos com a mesma empresa fica bem mais em conta. Fizemos isso pela Aerolineas. E quanto à época, acho fim de Setembro o ideal, uma vez que as estações de esqui em Ushuaia ainda estão abertas(até 15 de Outubro em média) e em El Calafate hotéis, restaurantes e passeios já voltam a funcionar. Bom lembrar que no inverno El Calafate fica praticamente às moscas. As empresas de turismo não realizam excursões, devido a quantidade de neve que impede os passeios, os hotéis fecham e restaurantes idem. Assim , se for fim de Setembro , já na primavera, poderá unir as duas cidades.

O post é sobre Ushuaia, capital da Província da Terra do Fogo. Considerada a cidade mais austral do mundo, com distância de apenas 1500 km da Antártida, Ushuaia ficou conhecida como a cidade do Fim Del Mundo. Eu não imaginava que chegar ao fim do mundo seria tão prazeroso. E como é!!! Ahhh e a cidade do fim do mundo é fria também. Muuuuito fria, com uma média anual de 4,7 graus. Mesmo no verão as temperaturas são baixas.





Ushuaia/centro

A viagem foi incrível do inicio ao fim.Como nos divertimos!! Assim que sobrevoamos a cordilheira dos Andes, a imagem que meus olhos alcançaram fizeram arrepiar todo meu corpo. Vale acrescentar que Ushuaia é emoldurada pela cordilheira dos Andes e de vários pontos de onde se olha, da pequena cidade, o que se vê são montanhas nevadas. Parecem formar uma espécie de forte que guarda o local. Imperiosas, vigilantes !! Que o diga a janela de nosso quarto....


Cordilheira dos Andes

A segunda surpresa fica por conta do charmoso aeroporto, todo em madeira e vidro. Descendo do avião já é possível contemplar o espetáculo de picos nevados. E da porta para fora do aeroporto o frio que te espera parece dar  boas vindas aos viajantes.

De táxi até o hotel é jogo rápido. Nos hospedamos no hotel MIL810. O forte do hotel é a vista para o canal Beagle, do terraço onde é servido o café da manhã. Mas de um maneira geral eu gostei muito do hotel. Fica bem perto da rua San Martin , a principal da cidade, subindo apenas uma pequena ladeira. O ruim é subir à noite com o frio te cortando rs. Mas a calefação do hotel funcionamuito bem. O quarto também tem uma vista linda e os funcionários foram bem atenciosos. O café da manhã é razoável. Ahh e o custo beneficio do hotel também conta ponto a favor.


Hotel MIL810
Chegamos bem tarde à Ushuaia, esperamos nosso casal de amigos que embracarm logo em seguida e saímos para jantar. Nosso primeira experiência de sabores não foi algo que mereça menção, razão pela qual não citarei aqui. Vou deixar a dica daquilo que julgo valer a pena indicar. Esse restaurante, que por sinal não me lembro o nome , não era ruim , apenas sem graça, bem comum mesmo. Há outras opções mais interessantes pelo mesmo preço.

Nosso segundo dia , e o primeiro a seguir roteiro, era domingo, dia 26 de Setembro, data muito especial. Porque? Adivinhem!!!! Meu niver!!!!! Pois é , fui celebrar os 2.9, literalmente, no fim do mundo. Acordamos, e já no café da manhã comecei o ritual fotografia. Como mencionado aqui , a vista do local onde é servido o café da manhã é muito bonita. Aliás, deixa eu frisar que vista bonita em Ushuaia é algo redundante. Um dos sentidos que mais exercitamos por lá foi a visão. Para jamais esquecer.


Vista do Hotel
  Saímos na manhã de domingo meio sem rumo e fomos parar no MUSEU DO PRESÍDIO. Pagamos uma vista guiada pelo Museu e achei  bem interessante. Vale a pena, até porque o ingresso não é muito caro e não se trata daquelas visitas que acabam dando sono. Como todo museu, conta boa parte da história local. Paguem a visita e saberão dos detalhes kkkk. É sério , narrar aqui a história, aí sim, daria sono.

Museu do Presídio
  Após a visita ao museu,  fomos almoçar no Restaurante El Fógon , na rua San Martin. Continuei sem acertar com os sabores de Ushuaia, mas dessa vez cito o local porque sei que muitos vão atrás de um bife de chorizo ou de uma parrilhada, o que , definitivamente, não combina em nada com meu paladar. Já disse aqui que não como carne. Tive que pedir um omelete. Dá para acreditar nisso? Comer omelete em plena viagem?? Os demais comeram o que a casa oferecia de melhor, o tal bife e, para um almoço barato , simples, sem plus nenhum , dá para indicar. Principalmente se o leitor estiver louco por um bife do tamanho do prato. É isso! E só!

O passeio seguinte foi o primeiro que estava no meu roteiro, conhecer o GLACIAR MARTIAL e, finalmente , ver a neve. Ahh a neve!! Quem já esteve em contato com ela sabe que viramos criança quando a vimos pela primeira vez. E pela segunda , terceira e por ai vai. A neve me encanta , exerce sobre mim um fascínio até meio infantil. É assim com todo mundo? Vocês ficam com vontade de fazer guerrinha de neve, boneco, virar farofa etc??? Eu fico!



Nesse dia não demos início a nossa prática de ski, embora lá seja o local perfeito para marinheiros de primeira viagem. Há uma escola para iniciantes e a pista é bem infantil. Se bem que desconfio que, para mim, apresentaria algum grau de dificuldade. Logo saberão porque escrevo isso e me darão razão. Pois bem, subimos no teleférico e o vento naquela tarde uivava : "bem vindos ao fim do mundo , aqui faz um frio do *&%$#@" . Haja gorro, cachecol , luva.... aliás, luva e fotos não combinam né! Exige toda uma logística. pois bem , superado o frio, se é que superamos, a vista ( mais uma vez a vista. Não disse que seria redundante?) do alto do glaciar é estupenda ( já escrevi muito linda por aqui). O frio estava tão intenso que batemos as fotos e voltamos correndo para a casa de Chás que fica no local.

Glaciar Martial



 A casa de chás LA CABAÑA é uma casa super pitoresca e aconchegante. Lembra uma casinha de bonecas. Imaginem um cenário de filme: uma casa de madeira , porcelanas finamente decoradas , uma lareira, um cão são bernardo na porta, neve e um riacho semi congelado para completar o cenário. Imaginaram? E as guloseimas!!! Hum... as guloseimas.... dispensam qualquer cometário.

Casa de Chás La Cabaña










A essa altura, era hora de voltar ao hotel para um banho, sonequinha e nos arrumarmos para comemorar no, agora sim , super indicado KUAR. Até que enfim um restaurante que adorei conhecer. Comemorei minha noite de aniversário com um tinto Finca La Linda Malbec e risoto de camarão. O local é bem rústico, em madeira e uma parte em vidro. O melhor lugar que fomos em Ushuaia. Guardem esse nome: KUAR.
Meu niver no Kuar

Fim do dia! E que dia!!! Ainda há tanto para contar..
Aguardem o próximo post!

2 comentários:

  1. Kuar !!! Obrigado pela dica, vou para Ushuaia em junho e não conheço ninguém que já foi. Aguardo continuação de seus posts.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Olá.. Boa tarde:
    Estou indo pra Ushuaia dia 22/junho.
    Pelas fotos que vi, vc não estava usando bota impermeável e seu namorado (?) parecia estar de tênis. Não era necessário usar a bota na neve ou só se usa pro snow ? Outra coisa, vc´s estavam de calça jeans ? Também não era necessário a calça impermeável ? Por fim, vc´s estavam usando underwear ? Desculpe o monte de perguntas, mas estou perdido no que levar ? Obrigado e parabéns pelas postagens!!! (elmojs2004@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir