terça-feira, 10 de maio de 2011

Gramado no verão

Que Gramado é linda , charmosa e tudo de bom em qualquer época do ano todo mundo sabe. Já fui tantas vezes a Gramado que perdi a conta. A boa notícia é que todas as vezes volto com uma novidade , um novo olhar da minha cidade preferida no planeta. Claro , que ainda não conheço nem um poro do planeta terra, mas algo me diz que Gramado será sempre a minha preferida. Sabe aquele cantinho que te faz esquecer que a vida não é só uma festa? Então... esse cantinho para mim mora na serra gaúcha e se chama GRAMADO.

Escrever sobre essa cidade para mim é como fazer poesia. Nunca fiz uma , mas imagino que deve ser essa a sensação do poeta: contentamento, admiração , exaltação.... Pois é , sempre que coloco meus pés naquela rodoviária e sinto o cheiro da lenha queimando em alguma lareira, aquele friozinho bom , mesmo no verão, eu respiro fundo e penso: " que paz!!"

Claro , que se trata da visão de alguém que tem , digamos , um caso de amor com o lugar. Foi lá que passei meus primeiros dias de casada, foi lá que minha paixão por viagens se expandiu e para lá que eu tenho vontade de ir sempre que meu coração aperta.

Agora , vamos a uma visão mais turística, que talvez interesse mais a quem lê este post. Gramado no verão oferece tudo que o inverno proporciona , apenas com alguns graus acima e algumas hortências a mais. Eu confesso que prefiro o inverno , porque sem dúvida é minha estação, acho tudo mais charmoso, mais gostoso, desde o vestuário ao paladar.

Como vamos ao menos duas vezes ao ano para lá ( daqui uns dias estaremos de volta , dessa vez para pegar o inverno) sempre procuramos alterar o hotel. Para quem vai pela primeira vez aconselho se hospedar em algum hotel mais central , muitos já indicados aqui em posts anteriores. É mais fácil de andar pelo centro, apesar de que tudo lá é perto. Comodismo mesmo , principalmente para quem vai acompanhado de criança. Mas , para quem procura um bairro um pouco mais afastado, indico o Bavária. É nesse bairro que fica o famoso SPA Kurotel e muitos outros hotéis e Pousadas , dentre eles a Pousada Vovó Carolina , na qual nos hospedamos em Janeiro desse ano. Já nos hospedamos no Hotel Vovó carolina , esse bem no centro. Ambos são ótimos em suas acomodações, atendimento , conforto e limpeza. A Pousada ganha no café da manhã, que é tipicamente colonial , com uma variedade que satisfaz paladares variados.

Pousada Vovó Carolina




Vista do nosso quarto


O bairro Bavária é perfeito para uma caminhada matinal. Principalmente após o farto café da manhã rsrs . As ruas são bem arborizadas, o silêncio te faz meditar e o único ruído é o canto de passarinhos. Adorei me hospedar por lá. Do hotel íamos a pé para o centro, coisa de nem 10 minutos. No inverno , porém , caso haja muita neblina isso pode complicar um pouco. Para sair a noite a maioria dos restaurantes buscam no hotel.

Bairro Bavária

Bavária

Do hotel fomos caminhando até o Lago Negro, que também acaba ficando mais perto do que de outros hotéis centrais. Se estão se perguntando se não enjoo do Lago Negro a resposta é NÃO! Quem já conhece sabe porque e quem não conhece saberá quando for. Lugar perfeito para passar umas horinhas do dia, bater lindas fotos e.... namorar!!!

Lago Negro


Aproveitei e dei uma esticadinha até Canela , que há muito tempo não ia. A ideia era ir até o Alpen Parque e o Castelinho , mas o dia estava chuvoso e não rolou. Para não perder viagem fui até a loja Mãos do Mundo, que eu adoro de paixão. Perfeita para quem adora decor oriental. Trouxe na mala algumas estátuas e quadros novos de BUDA, bem como uns enfeites e bandejas trabalhadas na madeira. Tudo lindo lindo lindo!!



Catedral de Pedra em Canela



Mãos do Mundo



Iniciemos a parte dos sabores, minha preferida hehe. Eu já escrevi aqui , em algum lugar , que não sou lá muito fã de casas de Café Colonial , apesar de aconselhar a quem vai pela primeira vez, conhecer, porque é bem regional. Conheceu um , conheceu todos, com pequenas exceções em alguma ou outra guloseima. Fato é que eu havia assistido dias antes de viajar , um programa do Olivier, quando ele degustava o Café Colonial da casa Bela Vista. Confesso que me deu uma baita vontade de conhecer também, ao menos pela TV a variedade parecia maior, o ambiente aconchegante. Enfim, fomos conhecer. O que achei? Dos três que conheço, dentre eles , Gramado Café Colonial e Coelho, achei o Bela Vista o mais bonito, mais aconchegante, inclusive , fazendo jus ao nome "bela vista". Quanto à variedade continuo com a opinião de que todos são iguais.



Como sempre fazemos, após nosso "almoço" fomos andar pelo centro de Gramado , ver lojas, admirar a cidade que cada vez fica mais linda. No dia em que chegamos foi o seguinte ao último dia de apresentação do Natal Luz e havia movimentação de pessoas recolhendo os enfeites. Me bateu uma enorme saudade daqueles dias de Natal, onde tudo é encantado.

Voltamos para descansar um pouco no hotel e para a noite resolvemos eleger um restaurante que não íamos desde a nossa lua de mel, há quase 06 anos atrás. Na época gostamos muito , mas dessa vez deixou a desejar. O atendimento não foi de primeira , escolhemos um vinho errado e a  comida não foi aquela Brastemp. É... acontece! O que continua uma delícia é o ambiente. A propósito estou tratando do Le Petit Clos, cuja especialidade é a cozinha Suíça. Abaixo seguem as fotos da entrada e prato principal.

Couvert

Le Petit Clos

Truta com batatas e arroz

Medalhão com batata rostie e ervilha

No dia seguinte, após o café da manhã no hotel fizemos a indicada caminhada matinal, seguimos para Canela e voltamos para almoçar no La Famille De Gazon. Peço desculpas por não fotografar os pratos, pois a bateria da máquina acabou e só deu tempo de fotografar a fachada do restaurante. Dividimos um prato de camarão com catupiry, salada e arroz branco, o que foi um erro, já que o prato estava uma delicia e eu comeria ele inteiro sozinha hehe. Para acompanhar pedimos um vinho que gosto muito e só encontro lá no Sul , o Boscato, uva merlot.



Como havíamos andado bastante na parte da manhã, após o almoço retornamos ao hotel para a famosa sonequinha antes de eleger a pedida da noite. A idéia era inovar , já que o BIS do dia anterior não havia sido grandes coisas. Sempre que ando pela cidade procuro observar a "cara" dos restaurantes e um havia me chamado atenção: Swiss Cottage. Perguntamos ao gerente do hotel e ele nos deu boas referências do mesmo. Resolvemos arriscar, mas para não ter muita margem de erro, fomos da tradicional sequência de fondue para Marcos e risoto de fungui para mim. O vinho não me lembro o escolhido, mas estava bom. Gostamos e ponto. Nada mais a acrescentar.


Swiss Cottage


Fondue de queijo
Risoto de fungui
Fondue de carne
Fondue de chocolate

O dia seguinte e último nessa rápida ida a Gramado foi o eleito para caminhada até o lago Negro , seguida de almoço de despedida (breve) no Al Moretto. Também novidade na nossa lista. Fomos de risoto de camarão e vinho para acompanhar( Zentas , indicação do garson).




Bem... hora de partir.  Voltar para o hotel, chamar um táxi e retornar à Porto Alegre. Escrevo esse post em maio e já pensando que , se Deus quiser , em Julho estaremos no RS para mais uns dias em POA e Gramado. E se tudo der certo , iremos em Cambará do Sul conhecer o canyon Fortaleza.
Me despeço com algumas fotos da minha sempre bela GRAMADO
Bjokas

Uma observação: há uma página nesse blog com o nome "Sabores em Alta/RS" Onde constam fotos de restaurantes, pratos respectivos etc. Vale a pena olhar e "catar" umas dicas




 


Hortências



Nenhum comentário:

Postar um comentário