terça-feira, 31 de maio de 2011

Ushuaia/Canal Beagle

Resolvi dividir o segundo dia (inteiro) em Ushuaia em dois posts distintos. Nesse post vou escrever sobre o passeio que fizemos pelo CANAL BEAGLE e no próximo sobre o trenó com cães na neve. Os dois passeios fizemos no mesmo dia, um pela manhã e outro a noite. Meio óbvio isso rs. Bem , mas como cada passeio merece destaque, visto que quem vai ao fim do mundo não pode deixar de realizar nenhum dos dois , resolvi narrar em separado.

Já havia decidido antes mesmo de chegar em Ushuaia que faria o passeio de trenó com cães-huskies- na neve. Fechamos o passeio ainda no Brasil e ao chegar pegamos nosso voucher na empresa escolhida. Bem , a data marcada para o trenó era para o dia 27 a noite. Escrevo isso para dizer que escolhemos encaixar a navegação pelo Beagle nesse dia, por se tratar de um passeio que não demanda esforço físico. A caminhada a noite já nos consumiria o suficiente, mas depois explico isso. Então , já fica a dica, façam os dois passeios no mesmo dia , se possível.

O dia estava  ensolarado, o que só tornou nosso passeio ainda mais bonito, mas não menos gelado.
Tomamos nosso café da manhã no hotel e descemos a já citada ladeira até o porto de Ushuaia, que fica um pouco abaixo da rua principal. Lá, inúmeras empresas se encarregam de realizar a pequena excursão através do Beagle e suas ilhas. Escolhemos a Canoero, depois de ler opiniões de quem já havia realizado o passeio. O que posso dizer é que enfatizo a indicação. Os preços variam muito pouco de uma empresa para outra. Meu conselho é que verifiquem os horários de partida no site da empresa http://www.catamaranescanoero.com.ar/ para organizarem seu roteiro. Escolhemos a saída na parte da manhã e o passeio dura cerca de duas horas meia. O tempo todo um guia acompanha o passeio, narrando os locais por onde passamos em espanhol e inglês. Há um bar com chás , cafés e bolo dentro do catamarã , que por sinal é bem confortável.



Para o passeio não esqueçam de protetores de orelha, gorro, cachecol etc, pois na parte externa do catamarã o frio, devido ao forte vento , é ainda mais intenso. E com certeza você não resistirá em enfrentar o vento para garantir belíssimas imagens de recordação.



O passeio consiste em ir até a ILAS BRIDGES, onde  descemos para uma breve caminhada. Durante esse tempo o guia te acompanha, contando histórias, acrescentando fatos curiosos acerca dos primeiros moradores locais etc. A parte mais interessante até essa parte do passeio são as imagens. E que imagens!!! Delas, as  montanhas nevadas, que te fazem companhia ,silenciosas, parecendo guardiãs fiéis durante todo o percurso. As montanhas me fazem lembrar o quão grandiosa é a Criação. Você olha e pensa: "só por isso já valeu a pena chegar ao fim do mundo"!



Isla Bridges
















Meditando

Voltamos ao catamarã para continuar a navegação pelo Beagle até chegar à ISLA DE LOS LOBOS. Traduzindo , residência dos lobos marinhos, aqueles bichinhos fofos, gorduchos e.... fedidos. Sim! O cheirinho deles não muito agradável, mas esse detalhe se supera quando você olha para aquelas criaturas com carinha carente, tão isolados naquela ilha. Sem contar que eles uivam, um som meio triste ,eu achei. Mas foi nessa hora que me recordei das aulas de ciência e biologia do colégio. Lembrei de Darwin e de sua teoria acerca da evolução. Para quem não sabe Darwin esteve ali estudando as espécies há uma penca de anos atrás.



Isla de Los Lobos


Antes que o catamarã retorne ao porto de onde demos início ao passeio, um último ponto turístico a ser visitado: o farol Les Eclaireurs, ou como é conhecido , FAROL DO FIM DO MUNDO. Esse farol tem a cara de Ushauia , está em quase todos os cartões postais da cidade. Não dá para ir a Ushuaia e voltar sem uma foto do farol, que de tão isolado , tem faz lembrar que está, literalmente , no fim do mundo.



Farol Les Eclaireus


Fim do passeio! Voltamos ao porto de Ushuaia e fomos almoçar no Irish Pub , o mais antigo da cidade. O lugar tem uma decoração bacana, vale a pena conhecer. Mas não vá esperando uma comida bem elaborada , até porque não costuma ser a proposta de Pubs. É para conhecer porque o lugar guarda história na cidade, é agradável e nada mais. Fizemos uma refeição estilo fast food que estava.... fast food. O que dizer? Não é minha opção em viagem, mas a proposta é válida.
Fico devendo a foto do PUB que prometo inserir assim que eu escrever do meu PC.

Curtam as fotos e até o próximo post sobre o trenó na neve.
Bjokas


3 comentários:

  1. Adoroooo ler seus posts que fazem a gente viajar junto com vc, mto bom ler sobre cada experiencia. Parabéns...!!!

    Karla Inô

    ResponderExcluir
  2. Ola, Camila.
    Encontrei seu blog através de um post seu no okt e...adorei ;)
    Vou em Setembro p/ Ushuaia e as dicas q vc passou por aqui estão todas anotadas.rs
    Uma pergunta: Qual empresa vc contratou p/ o passeio de trenós?

    Abs!

    Elaine
    Espero q vc coloque um post sobre esse passeio.

    ResponderExcluir
  3. Post prontinho. Me conta se gostou, tá!
    Bjkas

    ResponderExcluir