sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

La Chascona

Dedico esse post à minha amiga, Babi, que esta prestes a visitar a boêmia e cultural capital do Chile. Ela me pediu dicas e eu disse " leia meu blog " ahararrara. E para garantir que ela lerá darei as dicas somente por aqui. Crueldade,  hein! Brincadeiras a parte, seria mesmo meu próximo post, nosso domingo em Santiago. Foi um dia inteiro de passeios dedicados a pontos turísticos. Primeira dica : faça esse roteiro com um calçado confortável.

Resolvi dividir esse dia em três posts: nossa ida ao CERRO SAN CRISTÓBAL ; visita a LA CHASCONA/ casa de PABLO NERUDA ( uma das três casas do poeta); pontos turísticos no centro de Santiago.

E o roteiro foi esse mesmo. Acordamos cedo e fomos ao CERRO  SAN CRISTÓBAL ( post a parte) , de lá seguimos para LA CHASCONA,  almoçamos no pátio Bella Vista em um bistro francês, Le FOURNIL ( post de sabores a parte ) e fomos caminhando até o centro visitando alguns dos principais pontos turísticos da cidade ( post a parte ).

Vou inverter a ordem do roteiro e escrever primeiro sobre LA CHASCONA, a princípio porque foi, para mim, a parte mais empolgante do roteiro. Literalmente, amei LA CHASCONA. E descobri uma nova paixão : PABLO NERUDA, o dono da residência em questão.




Fachada da La Chascona

Aqui serei breve, não há muito o que contar, há apenas um conselho : vá a La Chascona ! Foi uma das melhores coisas que fizemos em Santiago. Até meu marido que estava meio desconfiado, com receio de ser algum tipo de furada, saiu de lá encantado com a história de vida desse poeta revolucionário, comunista, diplomata e pelo que entendi, bom amante. La Chascona (a descabelada) é uma homenagem à sua amante, Matilde, que viveu parte de sua vida naquela casa. A quem interessar, Matilde veio a ser, anos mais tarde, a terceira esposa de Neruda. Foi ali que NERUDA viveu seus últimos dias de vida, foram aquelas paredes que testemunharam o amor secreto, ali muitos livros foram escritos e ali a ditadura deu fim a parte de sua riquíssima biblioteca. Lástima!







Pagamos um tour e mais uma vez demos sorte ao pegar uma guia muito dedicada, que conta com paixão a história à qual pagamos para ouvir. O espanhol dela era bastante compreensível , consegui fazer perguntas e entender as respostas.

Lá Chascona e seus vários ambientes, alguns reformados após um alagamento, outros parecendo que NERUDA vai sair a qualquer momento de algum lugar, se faz encantadora, não apenas arquitetonicamente, mas pela história que guarda. Nos apaixonamos completamente.





































A casa lembra um barco, a propósito, Neruda era apaixonado pelo mar, razão pela qual escolheu aquele local para construir a casa. Ali passava um córrego, e o barulho da água correndo o atraiu.























Sem querer estragar a história que ouvirão, adorei saber que muitos livros do poeta entravam no Chile com a capa de Jorge Amado. Era uma forma de burlar a ditadura que àquela época havia proibido os livros de Neruda. No acervo é possível encontrar jornais em que Neruda se encontra com Jorge Amado, Vinícius de Moraes, nossos poetas literários, na escrita e na música. Foi com surpresa  e admiração que soube que ambos contribuíram pela causa contra a ditadura da época.





Em frente à biblioteca da casa

O valor da entrada é cerca de 3500 pesos chilenos, aproximadamente , 14 reais por pessoa. A casa fica aberta de Terça a domingo de 10 às 18 h.

Segue o site da Fundação; em determinadas épocas é necessário realizar reserva para o tour. Não fiz reserva, aliás, esperamos menos de 20 minutos para pegar o tour seguinte. Ahh é possível optar pelo tour em inglês ou espanhol. Mas na dúvida, garanta sua reserva preenchendo um formulário aqui :
www.fundacionneruda.org

Amiga, aguarda mais um pouco que já posto os pontos turísticos. Próximo post, CERRO SAN CRISTÓBAL.



  " Aquilo que de melhor se leva de uma viagem : as recordações. É como deixar-se perder num lugar novo ..... para depois se reencontrar consigo mesma . "  Martha Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário