quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cerro San Cristóbal

Quando comecei a escrever esse post , minha amiga, Babi, estava com viagem marcada para o Chile. Isso em fevereiro !!!! Fiquei devendo o post. Agora meu cunhado vai para Santiago e eu, novamente, prometi terminar as dicas que estou devendo a esse cantinho. Quanta saudade!!!!!

Sem me estender em desculpas, esse post é sobre o cerro de onde se tem  a melhor vista de Santiago, cerro San Cristobal.  Vista do alto a cidade é ainda mais bonita e , com sorte,  vem de brinde a  visão da majestosa Cordilheira dos Andes. Digo sorte porque o tempo nublado , muito frequente na capital chilena, bem como a poluição que paira no ar , muitas vezes impede a visão da magnifica Cordilheira. E como Deus existe, demos sorte!








Cordilheira dos Andes
  



Como escrevi no post anterior, nosso roteiro para o domingo : acordar cedo ( dica super importante para evitar fila, vai por mim) e subir o cerro San Cristóbal, de lá seguir para La Chascona ( post anterior) , almoçar no Páttio Bellavista ( Le FOURNIL Bistrô ) e depois fazer a digestão caminhando pelos principais pontos turísticos do centro. Depois os descreverei, ao menos alguns que julgo imperdíveis.



Seguindo à risca o roteiro, abrimos mão de assistir a troca da guarda no Palácio La Moneda (dias pares , salvo engano ) e fomos do nosso hotel a pé para o cerro. Já falei aqui que a única estrela do nosso hotel dedico à sua localização. Amo fazer tudo a pé (viajando, fique claro!), acho que é a melhor forma de sentir uma cidade a fundo, seu cotidiano, vida local..... Era um domingo de tempo bom, caminhamos pelos  muitos parques entre o centro e o bairro Bellavista. Assim, sem perceber, chegamos à base do cerro, de onde tomamos o ascensor até o alto. Há a opção de descer no meio do caminho ( descer do ascensor ) e parar em um zoológico , o que resolvemos não fazer devido à falta de tempo. Quem tiver tempo, aconselho fazer uma visita aos bichanos, li e ouvi falar muito bem do local. O preço para utilizar o  ascensor, que chamam de Funicular, fica em torno de 3, 5 dólares por pessoa , ida e volta. O passeio fica disponível de Terça a domingo de 10:00 às 20:00 h e segunda de 13:00 às 20:00 h
 
 
Caminhando 




Funicular




Como chegar ao cerro, para quem não rola ir à pé : metro Baquedano Linha 1 vermelha ou linha 5 verde. Pode ir de bus , parada Parque Metropolitano, pela empresa Turistik.

O funicular é um bondinho, igual ao que usamos para subir o cerro CONCEPCION em Valparaiso. Ao desembarcar do funicular , esperem um lugar cheio de gente, principalmente , se o dia escolhido for domingo, dia que os chilenos escolhem para fazer ciclismo pela estrada do Parque Metropolitano -
para os animados e esportistas, adeptos do ciclismo sobem pela estrada do Parque Metropolitano-  localizado bem ao lado da entrada do Funicular, terminando no alto do cerro. No inverno é bem frio e venta bastante. A vista é bem bonita como escrevi, mas a moldura das Cordilheiras é o ponto alto do passeio.






















No cerro há um Santuário de Inmaculada CONCEPCION, e uma imagem da Virgem Imaculada abençoa a cidade de Santiago. O local tem uma energia maravilhosa, de uma paz que te envolve, impossível descrever. Ficamos um bom tempo olhando a cidade, as cordilheiras, os fiéis, em silencio, agradecendo, pedindo, meditando.... Muitos devotos são vistos pagando promessas, levando flores e velas ao Santuário. É um lugar muito especial. Tiramos várias fotos, paramos para um café e lá fomos nós descer via funicular, seguindo daí para Lá Chascona ( post anterior). A casa de Pablo Neruda fica a poucos metros do cerro. Façam a visita em conjunto com a subida ao cerro. Ver dicas no post anterior.


Inmaculada Concepcion



Ciclistas e café
 Bem, meu sexto sentido manda não esticar mais neste post e publicar logo, antes que meu cunhado viaje   sem essa dica rsrs. Prometo tentar escrever ainda essa semana sobre o Le FOURNIL Bistro, nosso almoço no Pattio Bellavista.

PS: escrevi no iPad, favor não reparar o post desalinhado e eventuais erros ortográficos, ainda não aprendi a editar aqui.


              " Bem aventurados os corações flexíveis, pois eles nunca partirão "

Nenhum comentário:

Postar um comentário