quinta-feira, 12 de julho de 2012

Castelinho Caracol

Eu sempre escrevo sobre Gramado, e em vários posts citei sua vizinha, Canela, mas nunca dediquei um post só para essa cidade serrana  não menos atrativa .

Canela e Gramado se distanciam em apenas 7 km, percorridos pela Avenida das Hortênsias. Para falar a verdade mal sabemos onde começa uma e termina a outra.




Inverno 2011

Canela tem muitas atrações, dentre elas, Parque do Caracol, onde fica a estupenda Cascata do Caracol; Alpen Parque; Parque da Ferradura; Mundo a Vapor; Catedral de Pedra, que merece ser visitada ao entardecer, quando inúmeras luzes se ascendem colorindo toda sua torre; passeios de triciclo e muito mais.

Eu poderia descrever cada um desses passeios, e, possivelmente, o farei em um post oportuno, mas o objetivo hoje é narrar minha estada em duas ocasiões no lugar mais charmoso de Canela, a meu ver : o CASTELINHO. Do início ao fim, uma viagem no tempo.

As fotos estarao misturas entre a viagem de 2011 e a de 2012.



Nas duas vezes em que lá estive, a primeira no inverno de 2011, na companhia deliciosa do meu marido, e a segunda, ainda este ano, no outono, na companhia da minha irma de 9 anos e minha tia, foram momentos memoráveis. Seja no friozinho gostoso do inverno, seja no outono, quando os plátanos cobrem o chão com suas folhas alaranjadas, esse é um lugar imperdível. O ar bucólico de serra, uma bela paisagem que  convida os visitantes  a vislumbrarem a mata nativa, fazem a mente viajar, literalmente.



Inverno 2011

















Amo essa paisagem



























Janelas


O castelinho data sua construção no início do século XX, entre 1913  e 1915 e conta a história da família Franzen, imigrantes alemães.



Castelinho


2011


















































O passeio começa visitando os arredores da propriedade, onde podemos conhecer um galpão com  as ferramentas de trabalho utilizadas, a horta, a serraria e, de quebra, fazer compras em uma lojinha/armazém nos fundos da propriedade. Podemos dizer se tratar de um museu onde o visitante conhece a história de vida e trabalho dos  descendentes de imigrantes alemães.



Lojinha/armazém


 
Galpão






Aissa e tia Lila na horta


























Outono 2012


























Outono 2012





Após se deliciar percorrendo a propriedade, a segunda etapa consiste em realizar a visitação do interior do Castelinho. Pagando o valor de 8 reais por pessoa, é possível conhecer a casa por dentro, com seus móveis, louças, fotografia de família e, sentir, como se tudo estivesse acontecendo em tempo real. A sensação é a qualquer momento um daqueles antigos moradores irão te convidar para um café.







































Querem saber como tudo termina? Com a degustação do sensacional, estupendo, divino, arrebatador, melhor APFELSTRUDEL do Brasil. Naooo!!! Do mundo!!! Para acompanhar essa delícia, nata, como manda a receita original, ou sorvete. Eu não abriria mão da nata, a melhor que já comi. Ahhh não deixem de pedir o chá de maça que eles servem. Sentem em uma mesa próxima à cozinha e se embriaguem com o cheirinho do fogão a lenha, que também é possível conhecer.



Apfelstrudel


A secreta receita

Dentro do Castelinho também há uma loja/armazém e é possível levar para casa souvenir e guloseimas locais.

Então, isso é tudo !! Até breve que essa semana estou inspirada. Abaixo o link para quem quiser agendar visitação. E importante salientar que há um horário, salvo engano, entre meio dia e duas horas da tarde, que fecham para almoço.





Para inspirar


              Não quero fama. Quero conforto, paz, serenidade e luxos ( secretos ).
                                         Woody Allen

Nenhum comentário:

Postar um comentário