quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Buenos Aires/último dia

Enfim, resta escrever sobre nosso último dia na deliciosa e encantadora capital portenha. Não me esquecerei de contar sobre o penúltimo dia , quando fomos até o Uruguaia, em um  passeio full day que merece post a parte , como prometido. Por hora, voltemos a Buenos Aires.

 Nossa... para o último dia ainda havia tanta coisa para fazer , tantos lugares que programei conhecer, que a correria seria certeira. Acordamos cedo e fomos visitar os pontos turísticos que, até então, apenas havíamos passado os olhos durante o city tour no ônibus turístico que contei no primeiro post. Como narrei , tivemos uma visão panorâmica dos principais pontos turísticos , mas eu ainda queria mais, queria ver de perto, olhar e sentir.

 Fomos de táxi até a calle Florida e de lá a pé até a sede da presidência da República Argentina , a tão conhecida Casa Rosada. O nome em si comporta controvérsias históricas. Há quem diga que a cor em tom de rosa se deu ao fato da construção ter sido realizada com tinta a base de sangue de vaca. Outra corrente diz que se deve ao fato de a cor rosa simbolizar a junção das cores vermelho e branco que simbolizam dois partidos políticos. Curiosidades a parte , a sede ficou conhecida como Casa Rosada e é lugar de parada obrigatória. Infelizmente não estava aberta para visitação naquele dia, então, só conhecemos a parte externa. Localizada na Plaza de Mayo, a principal praça do centro de BsAs, a Casa Rosada divide espaço com outros monumentos, como a Catedral Metropolitana , entre outros.





Plaza de Mayo


Seguindo nossa expedição aos pontos turísticos da cidade, fomos até o Obelisco, outro monumento histórico que fica na Praça da República, no cruzamento entre as avenidas 09 de Julho e Corrientes. Preciso registrar que me chamou atenção a quantidade de livrarias que encontramos pelo caminho. Em cada esquina avistamos uma banca, uma loja, um espaço com acervo de livros.


Obelisco

 Sem dúvida , a melhor forma de conhecer uma cidade é caminhando , observando a arquitetura, as pessoas, o fluir do dia a dia. Voltamos mais um pouco, chegando à Praça do Congresso, onde ficava nosso hotel, mas a idéia era fotografar o Congresso, que apesar de estar tão perto, só havíamos passado os olhos. Fotos registradas o tour não acabou. Resistimos à tentação de sucumbir ao cansaço e dar uma esticadinha no hotel rsrs Não podia e nem queria perder tempo. Dormir eu durmo em casa.



Congresso

Atravessamos mais uma vez a calle Florida e dessa vez fuxicamos bem o comércio, entrando e saindo de lojas; e olha que são muitas mesmo. Sim! BsAs é uma cidade que combina com compras, já que há objetos de consumo a preços chamativos. Deixei para o último dia a Galerias Pacifico, o shopping center mais TOP da  cidade. Os afrescos pintados no teto das Galerias são uma atração a parte.





 Lá comemos algo bem rapidinho e seguimos a procura do lugar que não sossegaria se voltasse sem conhecer, a livraria El Ateneo. Melhor , a belíssima El Ateneo. Pela cidade são várias espalhadas , mas a que fica na Av Santa Fé é sem dúvida especial. A começar pelo fato de ser a terceira maior do mundo, o que é apenas um detalhe diante da sua magnitude. Vários andares, uns três ou quatro, salvo engano, quatro fileiras de camarote, mantém a arquitetura do que um dia foi um teatro. Dentro funciona um café, que se eu soubesse do charme , teria guardado o momento para sentar, ler um livro e claro , tomar um café. Não contei , mas na procura da livraria , que foi uma verdadeira expedição, parei para tomar um café em uma das milhares casas Havanna. Foi lá que conheci seu saboroso chocolate em forma de pingo com recheio de doce de leite de comer rezando. Fica a dica, tragam muitos para casa.





El Ateneo

Na volta caiu uma chuva forte e ainda que não fosse isso , não aguentaria dar mais um passo sequer. Pegamos um táxi de volta até o hotel onde descansamos até a hora do nosso jantarzinho de despedida. Para a ocasião escolhemos um restaurante que conheci assistindo o programa Destino Lua de mel no Discovery travel & living, chamado El Ultimo Beso. Acho que já citei por aqui, mas vale repetir para que guardem bem esse nome e incluam como destino gastronômico obrigatório. A casa fica em Palermo Soho e é um misto de antiquário e restaurante. Charme, simplicidade, um ar de Provence no ar e uma comida deliciosa resumiriam , mas eu acrescentaria intimista, com perfume de rosas no ar. Fragrância essa que trouxe para casa junto com uma luminária floral que hoje repousa no meu quarto. A louça onde é servido o jantar , linda por sinal , também está disponível para compra no antiquário. Dá vontade de levar tudo.









 Brinde no restaurante El Último Beso

Em fim , é isso! Pretendo voltar voltar em breve e conhecer tudo que ficou para trás e rever tudo o que merece bis. BsAs não é , definitivamente , uma cidade para se visitar um única vez na vida, fica um gostinho de quero mais. Ahhh sem contar que quando fui o Teatro Cólon ainda estava em obra e esse ano foi reaberto ao público. Termino com algumas fotinhas ( das muuuitas) que tirei da capital do tango.









Sites que me ajudaram e que indico para pesquisa:
1- http://www.goargentina.net/
2- http://www.ohbuenosaires.com/

Um comentário:

  1. Kamila, adorei seu blog... tou ansiosa pra ler a postagem sobre o dia em Montevideo!!!

    Não esquece de colocar como você comprou esse passeio direitinho, por favor! x) Eu tou indo pra Bs As nesse fim de ano e quero muito fazer esse passeio a Montevideo...

    Parabéns pelo blog e pela linda viagem!

    ResponderExcluir