terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Colônia de Sacramento

Como eu havia narrado no post sobre Buenos Aires, tiramos um dia de nossa estada na capital portenha para atravessar o rio de La Plata e ir até o Uruguay, conhecer a romântica e pitoresca Colônia de Sacramento. Fizemos um passeio full day no qual saímos do hotel por volta da oito da manhã e nos direcionamos a Puerto Madero, onde tomaríamos o Buquebus, nosso meio de transporte para o destino do dia.

Antes de escrever sobre Colônia , gostaria de descrever o o Buquebus. Trata-se de um ferryboate que realiza travessia de BsAs até o Uruguay, tendo como destino as cidades de Montevidéu, Colônia de sacramento e Punta Del Este. Todas as informações , como horários de partida e chegada se encontram no site
http://www.buquebus.com/. Nesse site é possivel escolher entre o transporte lento(Eládia Isabel) e rápido(expressos), bem como incluir almoço e guia ao passeio, caso queiram. Um detalhe de suma importância é que dentro do buquebus funciona um freeshop e muito bom por sinal , tanto em preço quanto em variedade de produtos. O da volta é melhor ainda. E não se esqueçam dos respectivos documentos, já que se trata de uma pequena viagem internacional rsrs.




Dentro do Buquebus

Rio de La Plata
 

Escolhemos o expresso, já que retornaríamos a BsAs no mesmo dia, no horário por volta das seis na tarde.  Não acho que vale a pena pagar um pouco menos e fazer a travessia no lento , que dura cerca de três  horas. Não se esqueçam que existe aquela chatice de passar pela imigração, o que perde uma boa parte do dia.

Achei super rápida a travessia , cerca de uma hora e meia no máximo, até porque me perdi dentro do freeshop e quando dei por mim já estávamos em Colônia.

Contratamos um passeio que incluía passagem , guia pela cidade e almoço. Não recordo o preço mas no site citado é possível encontrar essa resposta. Achei que contratar o guia valeu muito a pena, para conhecer mais a fundo a história de Colônia, que é bem rica e repleta de bagagem cultural. Quanto ao almoço não recomendaria de jeito algum , já que a cidade conta com várias opções e é bem mais interessante escolher o que é mais a sua cara. Me arrependi , pois o local onde almoçamos não era ruim , mas pude perceber que existiam lugares bem mais charmosos onde poderíamos sentar e degustar com mais prazer nosso almoço.



Assim que desembarcamos fomos encaminhados ao ônibus da excursão que nos levaria junto com o guia até o centro de Colônia. Dentro do ônibus o guia ( no nosso caso a guia) nos explicou qual seria a programação. Almoço , mais uma hora livre para percorrer por onde quiséssemos e reencontro no mesmo ponto combinado para aí sim ir até a parte histórica da cidade. Nessa etapa do passeio a guia faria a explanação histórica.





O almoço já citado foi rápido. Não havia tempo a perder de maneira que saímos andando pelas ruas arborizadas da pequena Colônia. Entramos em lojas atrás de suveniers e andamos sem eira nem beira, fotografando o que havia pela frente. Até então a única coisa que nos chamava a atenção era o charme das ruas antigas, seus cafés e praças bonitinhas, nada de mais. Já estava quase me arrependendo do passeio , quando então, chegamos até a parte da cidade que vale cada minuto de nossa ida até lá. A parte cultural , histórica e tombada de CoLônia. Antes de chegar a essa parte da cidade passamos pela Basilia Do Santissimo Sacramento, localizada em uma praça arborizada cercada de casas no estilo colonial português e outras no estilo espanhol.


Basílica do Santíssimo Sacramento





O Centro histórico de colônia do sacramento é reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade

 Eu poderia descrever o ar bucólico da cidade , mas nada será mais fiel do que andar por aquelas ruelas floridas que mais parecem uma viagem no tempo. De cara o pórtico de entrada te dá a nítida sensação de estar entrando em um castelo medieval. Uma ponte te conduz até onde foi um forte com uma vista espetacular de Mar Del Plata. O ar é leve e sedutor.





 O som é mais um ruido que parece contar a historia de cada parede, de cada rua. Por falar em rua , a Calle Los Suspiros, a terceira rua mais fotografada do mundo tem esse nome com base em duas versões. A primeira , mais sofrida , diz que ali desembarcavam os navios negreiros repletos de escravos que subiam pela referida rua até uma praça central onde eram vendidos ou até abatidos, daí os suspiros que deram o nome à rua. Outra versão , bem mais leve , diz respeito ao bordel que ali existiu, responsável pelos tais suspiros.




Calle Los Suspiros

Subimos até a torre de um farol de onde é possível ter uma visão panorâmica de toda a cidade. Para tanto pagamos algo em tormo de uns seis pesos apenas.





Outra coisa que chama atenção são as ruinas mantidas desde o tempo da guerra entre Portugal e Espanha por ali. Essa parte a guia se encarregou muito bem de contar, mas não tecerei maiores comentários a respeito, já que minha intenção é convencê-los a irem até Colônia e lá sim conhecer de perto toda essa história.






Assim eu descreveria a pequena Colônia de Sacramento: cultural , histórica, pitoresca e encantadora. Ainda pretendo voltar e passar uma noite lá, com mais calma para desfrutar desse ar bucólico do local.







3 comentários:

  1. Olá. Gostei muito so seu blog. Achei super interessante esse passeio pela Colonia do Sacramento mas fiquei com umas dúvidas: vc fechou esse passeio pelo site q vc indicou? E a guia do passeio fala portugues ou espanhol?
    Bjos e parabéns.

    ResponderExcluir
  2. o guia fala portugues, espanhol ou portunhol?

    ResponderExcluir
  3. Olha , o guia (a) fala espanhol, mas se vc pergunta em portugues entende bem e tenta te respopnder em portunhol rs
    Abços

    ResponderExcluir