quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Buenos Aires/ primeira parte

Capital portenha , cidade que tem a fama de nunca dormir, mistura do novo e do velho, a cidade mais europeia da América Latina...  Fácil saber que descrevo Buenos Aires. E não pára por aí , BsAs é uma delícia de se descobrir.
Fomos conhecer BsAs no Natal de 2009. A expectativa por conhecer essa capital com fama de ser uma espécie de Paris sul-americana era grande. Li muito sobre a cidade, seu charme, sua arquitetura neoclássica e , claro, sobre a famosa gastronomia portenha. Escolher BsAs como destino turístico não é difícil, além de todos os atrativos citados , os baixos preços atraem cada vez mais turistas de todo o mundo. Topar com brasileiros em BsAs é a coisa mais corriqueira que acontece, mas a cidade também é bastante visitada por europeus, japoneses e por ai vai.

Chegamos em BsAS no dia 24 de Dezembro. Ficaríamos seis dias e o roteiro estava bem apertado, havia muito o que conhecer. Assim que desembarcamos trocamos reais por pesos no próprio aeroporto internacional ( EZEIZA) , no Banco La Nacion, pois dispunha de informações que a cotação lá era boa. De fato era!  Bom, pesos no bolso, pegamos um táxi até nosso hotel situado no Centro, na praça do Congresso. Já falo aqui do hotel. Antes, deixo a dica de que é melhor pegar um táxi do lado de fora do aeroporto e não nas cabines internas. O preço é fechado , pagamos 80 pesos e mais dois pedágios de cerca de 02 pesos cada um , salvo engano. Nas cabines internas o preço era mais salgadinho. Peguei essa dica em uma comunidade e de fato estava corretíssima. Aliás , táxi é um tema que muito se houve falar , quando se procura informações sobre BsAs. O que mais ouvimos é sobre a falta de respeito dos taxistas, troco com nota falsa etc. Sim! Cuidado! Evitem receber troco em BsAs, prefiram táxi de empresas indicadas pelo Hotel e se a distância for grande, negociem preço fechado. Táxi lá é bem barato, vale a pena, mas é bom ficar de olho. Quanto a isso , quem mora no Rio de Janeiro tira de letra.


Hotel IBIS

Ficamos hospedados no Hotel IBIS Congresso. Há dois em BsAS  e esse é o mais antigo. Ano passado inauguraram o IBIS Obelisco , que fica na AV.Corrientes. Ambos muito bem localizados. O Hotel é simples, mas presa pelo padrão internacional e eu indico de olho fechado para quem procura um hotel confortável, sem cheiro de mofo - o que é muito comum em vários hotéis em BsAs - limpo, sem barulho e, repito , bem localizado. Realizei a reserva pelo site : http://www.accorhotels.com/  O café da manhã é pago a parte. Nós optamos por tomar café no hotel ,acho que ganhamos tempo com isso. Quem optar em tomar café da manhã fora do hotel, a cidade não te deixa na mão. BsAs é repleta de cafés charmosos, muitos espalhados pelas calçadas da cidade. Claro que eu , apaixonada por café e afins , fui conhecer alguns , mas preferi inseri-los no meio da tarde, depois de bater perna pela cidade, sentar e relaxar tomando um delicioso brunch.

Voltando ao roteiro, assim que deixamos as malas no quarto do hotel, pegamos um táxi que nos deixou na calle Florida , a famosa rua onde se encontram  lojas , livrarias, shoppings, dentre eles a Galerias pacífico que falarei melhor à frente, e de onde parte o ônibus de dois andares que faz o city tour. Julgo imprescindível esse passeio. É uma forma de conhecer os principais pontos turísticos e um pouco da história da capital portenha. O percurso é acompanhado por áudio em português e outras línguas. Há a possibilidade de adquirir o bilhete que dá direito a dois dias e, quem desejar , pode descer em algum ponto específico, conhecer melhor o lugar e voltar no próximo ônibus . Há apenas que ficar atento aos horários que o ônibus passa em cada ponto para não perder o bonde. Todos os horários, bem como todas as informações acerca desse passeio estão no site: http://www.buenosairesbus.com/



Calle Florida

Continuando...assim que chegamos à Florida, compramos o bilhete para o city tour, mas como dispúnhamos de tempo até o próximo ônibus sair , resolvi ir logo conhecer o Café Tortoni, que fica na AV de Mayo. Não há viajante com destino a BsAs que não tenha lido ou ouvido falar do Café Tortoni. É para os portenhos como a Confeitaria Colombo para os cariocas. O que eu diria do Café? Primeiro, que é parada obrigatória, tanto pelo charme do Café, quanto pelo valor histórico que ele guarda. Ok , o lugar é lindo e ponto. Não, o atendimento não é bom! Não, nem o café nem o que comemos estava a oitava maravilha do mundo dos cafés. É isso , tem que ir para conhecer e só! Ahhh e quem já assistiu ao show de Tango que a casa oferece, afirma que não é lá grandes coisas.




Café Tortoni

Tomamos nosso café , que foi , praticamente , um almoço e voltamos para Florida rumo ao nosso city tour no ônibus de dois andares. Compramos o passe que dava direito a dois dias , mas acabamos utilizando apenas um. Acho q um dia é mais que suficiente , para ser bem sincera. O passeio cumpre sua missão de dar uma visão da cidade, seus principais pontos turísticos e monumentos históricos, passando pelos bairros tradicionais como San Telmo até os mais modernos, como Puerto Madero.

O que mais me chamou atenção no passeio, além dos pontos turísticos, foram as largas avenidas e os muitos parques arborizados. Ahh, também vi os passeadores de cães, que são muito comuns em BsAs. Uma foto abaixo mostro um deles, bem como parte da arquitetura da cidade.





O city tour dura cerca de duas horas. Voltamos até o ponto de onde partimos e pegamos um táxi de volta até o hotel.

O restinho da tarde aproveitamos para descansar da viagem e nos preparar para nossa noite de Natal em Buenos Aires. Noite essa que determinaria ,quase um ano depois, a história da nossa próxima viagem. Já explico essa história, que o destino encarrega brilhantemente de contar. Bem, é o seguinte , saímos para pegar um táxi até nosso restaurante eleito para a noite de natal. Havia optado pelo La Parolaccia Tratoria em Puerto Madero. Ocorre que, não contávamos que na noite de Natal , encontrar táxi seria difícil. Tudo bem , a única opção seria ir encarar a esquina do hotel, o que não estava nada agradável. Trocamos de esquina para tentar a sorte em outro ponto. Cara , isso aqui tá soando esquisito né! Kkkkkk
Brincadeiras a parte, descobrimos que na outra esquina um casal havia tido a mesma ideia , o que dificultava ainda mais nossa saga por um táxi antes que a noite se fosse de vez. Meu maridão , inteligente, se posicionou em ponto mais estratégico que o outro casal e um tempinho depois conseguimos , finalmente , o táxi. Ufa! já estava achando que passaria o Natal em outro restaurante , o que para mim , implica , em ficar $%¨&**#@@ da vida. Entramos no táxi e ficamos olhando a carinha desolada do casal heheheh . Juro , deu dó! Foi aí que decidimos convidá-los para uma carona , caso o destino deles fosse o mesmo. E era! Puerto Madero. Sorte a deles? Sorte nossa! Conhecemos ali nossos hoje amigos , Andréa e Adriano, de quem vocês lerão muito a respeito em vários outros destinos, se DEUS quiser. É, nada é por acaso e a vida é feita de escolhas. Que bom que escolhemos a outra esquina , que bom , que "roubamos" aquele táxi, que bom que eles aceitaram a carona....

. 
Natal no La Parolaccia Trattoria

 Voltando à noite de Natal, passamos todos juntos. Olhem nossos amigos aí ao lado.  Ahhh , eles são brasileiros, antes que fiquem na dúvida. Não disse que pinga brasileiro por lá rs . Jantamos no restaurante que eu havia escolhido,  em Puerto Madero. Pagamos mais ou menos 250 pesos por pessoa e esse valor incluía entrada , prato principal , sobremesa e bebidas( água, refri , vinho e prosseco). Esse menu era apenas para a noite de Natal , de maneira que não posso assegurar preço e qualidade do cardápio "normal". A noite foi uma delícia, papo até tarde da noite. O suficiente para descobrir um dos muitos pontos em comum entre mim e Andréa : ambas falam pelos cotovelos.



 De cara adoramos Puerto Madero , tanto que voltaríamos para jantar por lá em outras duas noites que em seu devido tempo contarei. Nessa noite andamos pelo espaço que foi revitalizado. Para quem não sabe , Puerto Madero é um bairro sofisticado de BsAs, cuja a zona portuária e seus antigos armazéns do cais foram totalmente restaurados. Por ali ficam ótimos restaurantes e é possível atravessar a ponte de la Mujer, que é ponto turístico também





Ponte de La Mujer

No dia seguinte a programação era caminhar pela cidade , o que na minha opinião é a melhor forma de se conhecer um lugar, e depois embarcar no Trem de La Costa até a estação final, Delta do Tigre. Na volta pararíamos na estação San Isidro , pois eu dispunha de informações que o lugar era bastante pitoresco. Bom , dia 25 de Dezembro nem tudo estava funcionando na cidade , então , San Isidro ficou para próxima.
Pegamos o trem na estação Maipú e até a estação Delta do Tigre são 09 paradas. Há trens de 20 em 20 minutos e o percurso dura cerca de meia hora no máximo. O valor na época era de 07 pesos por pessoa.
Para ajudar entrem no site http://www.trendelacosta.com.ar/



Trem De la Costa

A idéia ao chegar na estação final era descer e realizar o passeio de catamarã pelo delta do rio Tigre , o que de fato fizemos. Agora , se eu recomendo esse passeio aí já são outros quinhentos. Eu, sou sempre daquela opinião , vá para conhecer,  porque gosto , definitivamente , não se discute, mas eu não recomendo. Eu , Marcos e nossos mais novos amigos de infância não gostamos. Para ser bem taxativa , achei um saco ficar olhando aquelas águas escuras em um catamarã sem grandes estrutas e ainda pagar por isso. Não foi lá um grande investimento , cerca de 20 pesos por pessoa, mas.... O passeio no rio dura cerca de 40 minutos. 



Delta do Tigre




Delta do Tigre

Na estação Delta do tigre há outras atividades, como um parque de diversão e feirinhas de artesanatos. Porém , após o passeio de catamarã apenas andamos um pouco pelo local , tiramos algumas fotos e retornamos para almoçor no bairro Palermo, na região de Las Cañitas, que estava louca para conhecer. 








Palermo é um dos bairros mais charmosos de BsAs, tem inúmeros restaurantes onde come-se muitissimo bem, além de lojas interessantes e muitos atrativos turísticos como o Bosque de palermo , cafés , o zoológico,  Jardim Botânico,  Rosedal e o lindo Jardim Japonês.



Bom , eu estava falando do nosso almoço em Palermo no nosso segundo dia em BsAs. Escolhemos um restaurante que tinhas umas mesinhas na calçada, com a sombra de uma árvore e onde serviam massas e carnes, o italiano Piegari.
Eu não disse que serviam peixe , mas que eu me lembre, eu e Marcos comemos salmão com pure de batata baroa. Adriano e Andrea foram de pizza . Para finalizar pedimos sorvete Freddo de doce de leite. Bom? MARAVILHOSO!!!




 
Freddo de doce de leite


Almoço em Palermo
















Almoçamos e resolvemos voltar para o hotel de ônibus para assim , conhecer o transporte público de BsAs. De Palermo até o centro não me recordo quanto tempo gastamos, mas até que foi tranquilo. O ônibus não é lá uma Brastemp, mal conservado e ainda presenciamos um fato inédito , ao menos para nós. O motorista parou o ônibus , desceu e foi ao banco , assim mesmo , tranquilamente, enquanto os passageiros aguardavam. Nós estávamos passeando , tranquilos , mas imaginem quem estava voltando de um dia de trabalho ou com compromisso com hora certa e tal? Meu Deus!!! Cada uma que acontece!!! Mas chegamos vivos e por um preçinho módico, uns 02 pesos. Ahh!!! Só aceitam moeda e não há trocador. Você deposita o valor da passagem em uma espécie de caixa registradora, mais parecida com aquelas máquinas de refrigerante kkk.

Descansados pedimos um táxi para o eleito restaurante da noite, Sucre. Foi,  para mim , o melhor restaurante que fomos. Guardem esse nome : SUCRE. Fica em Belgrano e a dica vocês encontram no site que me ajudou muito http://www.guiaoleo.com.ar/

No Sucre comi  risoto(quase não peço né!) e não me lembro o resto do pessoal , mas posso garantir que todos adorarm seus respectivos pratos. Sem contar que o restaurante conta com um super atencioso sommelier que nos indicou um malbec que valeu repetir a dose na noite. Dai para frente Terrazas malbec entrou para minhas pedidas.



Sucre







Terceiro dia. Resolvemos embarcar em uma vã que pegava os passageiros no próprio hotel e levava até os outlets mais conhecidos. No meio do caminho resolvemos mudar os planos. Ahh definitivamente não havia tempo para essa diversão, pois havia muito coisa para conhecer e o tempo era curto. Assim que descemos da vã abandonamos o passeio e optamos por um city tour a pé pela bela Buenos Aires. Dessa vez não contamos com a prazerosa companhia de nossos queridos Andréa e Adriano.  Andamos pela calle Florida e suas transversais, olhando e entrando em lojas até não aguentar mais.






Depois de muito andar aceitei, concordei, sucumbi ao sonho de Marcos, conhecer o Estádio de futebol  La Bombonera. Por que um ser humano se emociona ao entrar em um estádio de futebol? Juro que eu não entendo. Ainda mais sendo do nosso maior rival no futebol. Para todo lado vemos estátua do Maradona , sua assinatura na calçada  e camisas do time da ARGENTINA. Alowwww!!!!! Mas fomos, e para mim o que valeu foi conhecer o bairro La Boca , que apesar de ter fama de violento , é um bairro antigo e onde fica também  o Caminito. Salvou minha tarde, porque se o Caminito tivesse outro nome, esse seria "alto astral". Eu me diverti muito no Caminito. Adorei o visual colorido, o tango na rua , os restaurantes bem alegres, todos com música e gente de todo o mundo dançando , tirando foto, enfim , sentindo na veia o sangue argentino.


La Bombonera
















kkkkkkkkkkkkkkkk

Bom, por hora é só, cansei de escrever e isso aqui já está extenso demais.. No próximo post conto sobre o Caminito e todo o resto.

Até o próximo!!!

6 comentários:

  1. Adorei seu post! Suas dicas foram ótimas! Espero pelo próximo post com mais e mais dicas!!! =D
    Obs: achei o link do seu blog na comu do orkut "Buenos Aires - eu já fui!"

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol!! Que bom que gostou. Assim que eu postar mais dicas aviso na comunidade tb. Tem muita coisa legal ainda para contar. Essa semana termino a parte dois.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eiii, kamila.
    Definitivamente AAAAAAAdorei seu post. Que bacana firmar uma amizade assim, lá em BuAis. Aquela cidade tem um misterio...
    Já anotamos a dica do SUCRE, assim que conhecer volto aqui pra contar, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Pois é... e a amizade permanece. Esse ano viajamos juntos para Patagônia.
    Que bom que gostaram do post. Depois me contem o que acharam do Sucre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Achei lindo seu blog.
    Peguei algumas informações para curtir BsAs.
    Eu tb tenho um blog de viagens:
    www.penatabuacar.blogspot.com
    Vou seguir vc

    ResponderExcluir
  6. Olá Eleonora! Seja bem vinda. Bom saber do seu blog de viagens. Vamos trocar dicas rsrs
    Bjokas

    ResponderExcluir