terça-feira, 9 de novembro de 2010

Buenos Aires/ segunda parte

De onde parei ? Hã.... Sim! Caminito! Após a " delícia " de conhecer o estádio de futebol do rival, La Bombonera, fomos caminhando pelo bairro la Boca até o Caminito.
Preciso comentar que o taxista que nos levou até lá alertou sobre os devidos cuidados que os turistas devem tomar ao caminhar pelo bairro. Acho que já escrevi sobre a fama de ser violento do bairro. Nós não tivemos problema algum , mas também não demos mole com a máquina fotográfica , bolsa e afins. Ahhhh!! Acabo de me lembrar de um fato que me chamou atenção. Um garoto que ficou nos observando enquanto tirávamos fotos com os dançarinos de tango de rua. São umas fotos que você se posiciona , como se fosse um dançarino de tango profissional e leva a foto de recordação, pagando alguns poucos pesos. Já mostro aqui meu desempenho ahrarara. Bom , o garoto se aproximou e perguntou se meu relógio era de ouro. Até parece que caso fosse eu confirmaria. Dãaaa!!!! Mas foi o suficiente para ligar nosso pisca alerta. Quem mora no Rio já está acostumado, mas meu desabafo em relação aos problemas do Rio não cabem aqui né!



La Boca


Caminhamos até o Caminito, passando pelas ruas no bairro La Boca, garimpando artesanato local , comprando suvenires e observando as construções.









 O Caminito, é a maior atração do bairro. Calma!! Para os fanáticos por futebol, a maior atração é o estádio do Boca júniors. Pronto , falei! No Caminito , parte do bairro foi restaurada e ainda hoje há  antigas casas de zinco e madeira, pintadas com coloridas tintas de barco.  É, sem sombra de dúvidas, uma das ruas mais pitorescas e mais visitadas de Buenos Aires. É considerado um museu à céu aberto. Em toda parte o colorido se mistura  à  alegria local, proporcionada pela dança , música e o burburinho de turistas se enfileirando para tirar a referida foto em poses acrobáticas de tango. Tá bom!!!! Nós nos rendemos à foto também.



Foi no Caminito que comi a minha primeira empanada que superou minhas expectativas. Experimentamos também uma cerveja argentina chamada Patagônia. Não sou fã de cerveja , mas até que achei essa boazinha. O que conta, na minha opinião,é saborear cada coisa diferente que o local oferece, então , vale sempre a experiência.



Cores do Caminito

Visitamos o Centro Cultural dos Artistas do Caminito , onde podemos ver uma bagunça organizada. Não entendeu? Tem que ir para ver.


Centro Cultural Artistas do Caminito




 O dia estava com a agenda bem apertada , de maneira que saímos do Caminito de táxi e fomos conhecer o charmoso bairro Recoleta. Há quem diga ser o bairro mais parisiense da cidade. Há muitos cafés e restaurantes com mesas nas calçadas , o que confere um charme a mais. Sem contar que as mesas se estendem sob a sombra de árvores lindas. A atmosfera é de sofisticação e aconchego.
  



Recoleta


Antes de confessar que eu fui sim visitar um cemitério, vou falar do Café Victória. Já que nós havíamos , mais educadamente dizendo, nos satisfeito com algumas empanadas, optamos apenas por um café e sobremesa. Escolhemos o café Victória pela "cara" do lugar e acertamos. Além da elegância do espaço, tomei um capuccino e comi uma torta de chocolate com doce de leite que estavam ambos deliciosos. Como estava muito quente , preferimos o conforto do ar condicionado ao charme das mesas na calçada.

Café Victória


Energia abastecida, fomos ao lugar que jurei para mim mesma que não iria de jeito algum. Quem, em sã consciência, vai visitar cemitério, gente? EU! Não me contive e fui visitar o túmulo de Eva Peron e sua família. Túmulo é para os menos favorecidos, no caso dela é tumba, mausoléu mesmo. Acreditem , é ponto turístico e um dos cemitérios mais visitados do mundo. Penei um pouco para encontrar a tumba de Eva Perón, mas me recusei a pagar um guia no cemitério. Ai já era demais. Assim que avistei um  monte de turista aglomerado pensei : é ali! E acertei! Ahhh , sim , tirei foto , o que é ainda mais mórbido.



Saindo dessa peregrinação exótica , fomos até o Centro Cultural da Recoleta, demos uma olhada , depois entramos na Basílica Nossa Senhora do Pilar e em seguida partimos para Avenida Alvear. Nessa avenida fica o luxuoso hotel Alvear , bem como lojas simples e singelas como a Louis Vuitton , Cartier , Ralph Lauren e daí para baixo rs. Aliás, essa última é um espetáculo a parte. Vale a pena entrar. Parece um castelo, lindamente decorada.



Basílica Nossa Senhora do Pilar

Av Alvear /hotel Alvear


Na Recoleta ficam também a Floralis Genérica, uma grande escultura em forma de flor,em aço e alumínio cujas "pétalas" ficam mais abertas durante o dia e vão fechando à medida que vai anoitecendo; e o Museu Nacional de bellas Artes


Museu Nacional de Bellas Artes
Para completar nosso roteiro reservamos uma noite de tango na Casa Esquina Carlos Gardel que fica no Bairro Abasto. Fizemos a reserva com o guia Pablo ainda aqui no Brasil. Assim que chegamos em BsAs ele foi até o nosso hotel e entregou os ingressos. A promessa de conseguir uma boa mesa foi cumprida. Além de nós e nossos amigos Andrea e Adriano (aqueles do táxi "roubado"), estavam na mesma mesa um casal de mexicanos.

A opção por essa casa de tango se deu ao fato de buscarmos assistir um espetáculo que apresentasse um tango mais tradicional. Ao pesquisar vi que existem muitas casas de tango e a escolha é difícil, afinal tratamos aqui da capital do tango. Há um um tango famoso, Senhor Tango, e o que li  a respeito me deu a certeza de que não era o que procurávamos. Para quem busca um espetáculo no estilo da  Broadway e não um tango de raiz, talvez o Senhor Tango seja a melhor opção. Não era nosso caso.

Pagamos cerca de 200 pesos por pessoa e optamos por incluir jantar no pacote. Nossa escolha não poderia ser mais acertada. São duas horas de apresentação, com um lindo cenário e boa música. Recomendo. O site da casa é http://www.esquinacarlosgardel.com.ar/ e lá vocês encontram preços atualizados, horários e tudo mais.







Esquina Carlos Gardel

Fim do dia. Fechamos a noite degustando um baileys de doce de leite no hotel.
Os próximos dias postarei em outro momento. Por hora é bastante informação.
Fui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário