sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Organizando o roteiro.


Chamo essa parte de "viagem antes da viagem". Isso porque, para mim, viajar começa muito antes da hora do embarque. No momento em que começo a pesquisar um roteiro a viagem se inicia. Pelo menos seis meses antes meus amigos já começam a ouvir sobre o próximo destino, o que espero com a nova experiência etc.

A primeira decisão é escolher entre frio ou calor. Nesse particular , 99,9% das vezes escolho o frio. Amo de paixão o inverno e todas as suas nuances, desde as roupas, o aconchego de uma boa lareira, o romantismo de um fondue de queijo , a um bom tinto.  Me encata também as manhãs de inverno, o cheiro do orvalho e a cerração que muda a paisagem em questão de minutos , como em um passe de mágica. Sem contar que para o amor, o cenário proporcionado pelo inverno, é incomparável. Em suma, AMO essa estação.
Após escolher a época da viagem inicio o momento compra das passagens. Não tenho nenhum agente de viagem, faço a pesquisa pelo melhor preço e pronto. Para tanto faço uso do site: decolar.com. , que realiza a busca dos melhores preços. Confesso que sempre vou ao site da empresa e confiro os valores antes de efetuar a compra. Ahh muito importante é pesquisar um mês antes de comprar, verificando assim , se nesse meio tempo houve alguma promoção , baixa de preços etc o que é muito comum ocorrer. Preço de passagem aérea varia muito de um dia para o outro.
A terceira etapa é procurar hotéis. Vários são os sites que me auxiliam nessa etapa , dentre eles Booking.com , hotéis.com , interhabit.com, accorhotels.com, TripAdvisor.com etc. Sempre envio emails para todos os hotéis que me interessam para comparar os preços com os oferecidos pelos sites. Na grande maioria das vezes os preços do site são bem mais em conta e nunca tive problema com reservas.
A melhor parte se inica , a busca pela culinária local. Essa parte é, para mim, fundamental. Viajar inclui , a meu ver , conhecer o que o local tem de melhor para oferecer em termos gastronomicos. Entre gastar com compras e comer bem , vou de comer bem. Isso é gosto , prioridade de cada um. Adoro conhecer restaurantes charmosos, romanticos e tudo que tem direito. Sempre confiro o  Guia 04 Rodas, entro no site dos restaurantes indicados no guia de cada cidade, confiro nas comunidades com quem já foi e por fim , tento fazer uso do meu feeling (que já me colou em certas furadas devo dizer kkk). Ahhh não poderia me esquecer do blog dos destemperados que adoro!!!
Feito tudo isso,  começo a montar o roteiro de lugares a serem visitados, estudar a cultura local, ver preço dos passeios , agências de turismo local que organizam excursões pequenas ou full day.
Pronto! Dai em diante só resta fechar as malas. E que malas!!! Tá ai uma coisa que ainda não aprendi, a fazer malas. Um dia aprendo e posto aqui. Prometo!
Dica , verificar se precisa levar algum remédio, principalmente em viagens ao exterior.

Máquina fotográfica no bolso, a viagem se incia.

O que não pode faltar? Muita, muita alegria !!!

2 comentários:

  1. Kamila, da mesma maneira que você, eu consulto os hoteis pelos sites mas tb mando e-mail para o hotel comparando. Na minha última viagem consegui diária direto no hotel por preço menor.
    Quanto as passagens, eu tb consulto os sites das cias e outros sites tipo decolar, submarinoviagens, mas não deixo de consultar uma agência, se o valor for o mesmo eu reservo com a agência, a experiência tem me mostrado que vale a pena pois a agência já resolveu problemas para mim que tirariam horas do meu dia e me dariam muita dor de cabeça.
    No que diz respeito à gastronomia, concordo perfeitamente, conhecer a gastronomia do local visitado é muito válido e nesse quesito a Serra Gaúcha está de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Owwwn, minha titiazinha linda, ainda nao aprendeu a arrumar a mala? te ensino ! eu seeeei, ai voooce posta pra todo mundo aprender taaambem.
    Eu te amo queridaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
    esse post ta mttttttt legal, adoreeeei, eu pensei que ia ser mais serio do que foi, ficou divertido, deu prazer em ler!! adoreiii!!! beijooooooooooooooooooooossss

    ResponderExcluir