sábado, 16 de outubro de 2010

Gramado , meu cantinho predileto no planeta

Escrever sobre Gramado é em parte, escrever um pouco sobre mim, pois, boa parcela da minha identidade tem muito dessa pequena cidade, localizada na serra gaúcha, a  apenas 115 km de Porto Alegre( cidade que dedicarei um tópico a parte). Conheci Gramado há bons anos atrás e foi amor a primeira vista. Desde então , praticamente todos os anos, ao menos uma vez vou a Gramado. Seja no inverno- com baixas temperaturas, paisagens invernais deslumbrantes, digna de um belo vinho do vale dos Vinhedos, de um caprichado fondue, chalés com charmosas lareiras- seja no verão -com a cidade salpicada de hortências e direito a temporada do Natal Luz (tratarei com mais calma desse item), Gramado é mágica. A cidade é cheia de encantos, cores e sabores. Não há como não se apaixonar. Cada vez que lá retorno é uma nova descoberta . Meu cantinho de luz e paz.

Bom , vamos ao lado prático. Primeiro: como chegar? Simples! De avião até POA e de lá para Gramado, viagem que dura no máximo duas horas. Há opção de alugar carro no próprio aeroporto ou transfer contratado pelo hotel. Caso o hotel não disponha de transfer , há uma empresa , Jardineira das Hortências, que realiza o serviço (o preço varia com o número de pessoas a serem transportadas). Em particular, sempre optei por ir de ônibus. Do aeroporto até a rodoviária pego um táxi, pago no máximo R$15,00 e de lá compro a passagem pelo valor de R$ 50 reais. A viagem é super tranquila e você pode desfrutar das belas paisagens da serra até chegar a Gramado. O ônibus direto faz o percurso em média 1h e meia. Super tranquilo e confortável.

Em Gramado tudo é bem fácil de fazer. A cidade é pequena e ficando em um hotel no centro pode fazer tudo a pé mesmo. Se optar por algum hotel que fique na estrada entre Gramado e Canela também é tranquilo, pode optar por táxi , transporte de hotel (se houver) ou mesmo caminhada de em média 3km até o centro. Os próprios funcionários dos hotéis são sempre super solícitos ao indicar os passeios a serem feitos. Mais uma vez indico a empresa Jardineira das Hortências para realizar os passeios turísticos pela cidade e adjacências ( Canela , Bento Gonçalves , Garibaldi, Nova Petrópolis etc - todos serão tratados em tópico a parte). A empresa fica no centro de Gramado, fácil de se encontrar (http://www.jardineiradashortencias.com.br/)

Antes de tratar dos passeios gostaria de tratar dos hotéis e pousadas da bela Gramado, que são inúmeros e na maioria charmosos e aconchegantes. Sempre faço uso do guia IN SITE ( http://www.hotelinsite.com.br/) , onde há a lista de todos os hotéis de Gramado, organizados por preço. Alguns hotéis que tive a oportunidade de me hospedar( nenhum 05 estrelas , mas todos bem aconchegantes , limpos, confortáveis, com bom café da manhã):
1- Hotel das Hortências, bem próximo ao centro e a Aldeia do Papai Noel.
2- Hotel Vovó Carolina, no centro.
3- Hotel Bertollucci, na estrada entre Gramado e Canela
4- Hotel Canto Verde, na estrada entre Gramado e Canela
5- Hotel Canto Belo, próximo a rodoviária e também do centro.

Voltemos aos passeios, que são muitos e julgo, não podem faltar no roteiro. Creio que para quem vai a primeira vez a Gramado , um city tour é uma boa pedida, pois você tem a oportunidade de ter uma visão panorâmica da cidade e ainda ouvir um pouco da história da cultura local. A empresa citada acima realiza o city tour guiado. Há também a opção de pegar um trenzinho no centro , bem em frente à Igreja Matriz São Pedro, porém, trata-se de um passeio mais curto.

Existem vários parques na cidade e os principais são : Aldeia do Papai Noel, Mini Mundo e Lago Negro. Não há como dispensar a visita a qualquer um deles. O primeiro é encantador, minha dica é que possam ir no final da tarde e sair por volta das seis horas quando as luzes do parque são acesas e milhares de lâmpadas iluminam o local. Lá há a Fábrica de Natal, pode-se tirar foto com o Bom Velhinho , visitar uma casa tipicamente alemã, além de desfrutar da lindíssima vista do Vale do Quilombo. O segundo é mais infantil , mas não menos merecedor de uma boa visita. Ver aquelas miniaturas aguça no mínimo a curiosidade humana. O terceiro e meu predileto, é simplesmente lindo, tranquilo, um convite a meditação. Andar de pedalinho no Lago Negro é uma viagem, o tempo passa e nem percebemos.

Aldeia do Papai Noel

Mini Mundo

Lago Negro

Há também o Museu do automóvel, Mundo encantado e Mundo a Vapor, localizados na estrada entre Gramado e Canela. Desses, o mais interessante na minha opinião, é o último. Vale a pena se tiver tempo!

Mundo a Vapor

Imperdível é o ZooGramado. Como gostei desse lugar!! Você se sente no meio da Amazônia . As aves ficam soltas e interagem com os seres humanos. É uma delícia brincar com o tucano que chega bem perto de você. São todos animais da fauna brasileira. Localizado bem na saída de Gramado , só é possível ir de carro, táxi ou empresa de turismo

Continuando a tratar dos passeios, há alguns a serem feitos em cidades próximas a Gramado , na Serra Gaúcha. Dentre eles destaca-se visitar Canela, localizada a apenas 7 km de Gramado. Lá encontra-se o Castelinho, o Alpen Parque , Parque da Ferradura e a deslumbrante Cascata do Caracol.
Cascata do Caracol

Um pouco mais distante fica Nova Petropólis, com caracteristicas da colonização alemã, é um excelente lugar para se comprar couro , lã , tricot a preços bem acessíveis. Há que se visitar o labirinto verde no centro da cidade.

Chega a hora de tratar do passeio até Bento Gonçalves, onde se localiza o Vale dos Vinhedos. Ahhhhh!!!! O Vale dos Vinhedos!!!! Já visitei esse lugar mais de uma vez. A primeira vez fomos de carro, vistamos a Vinicula Miolo e Casa Valduga. Ambas com direito a degustação no local, claro! Visitamos também a Cave, mas essa não me lembro muito bem , porque depois da milésima degustação, já não é possível distinguir o que é o quê rsrrsrs Voltando ao que me lembro, aconselho a visitação em ambas. A primeira tem inclusive um enólogo que explica o processo de produção do vinho, uma espécie de visita guiada. Já, na segunda visita ao vale dos Vinhedos fomos com uma excursão saindo de Gramado cujo nome é Uva e Vinho. Todo o passeio consiste em sair de Gramado pela manhã e de lá seguimos para uma Vinícola familiar chamada Strapazzon. O lugar é perfeito e foi cenário para o filme "O Quatrilho". Até chegar ao local de destino percorremos o caminho de pedras onde se pode observar  construções em pedra e madeira, formando um cenário que remete à região Norte da Itália. Após a visita à Cantina Strapazzon seguimos para Bento Gonçalves para o almoço. Energia reposta é hora de seguir em fim para o Vale dos Vinhedos e lá fazer a vista guiada pela Miolo, como expliquei anteriormente. E vamos de degustação!

Spa do Vinho no Vale dos Vinhedos

Casa que serviu de cenário para " O Quatrilho"

Seguindo com nosso delicioso passeio é hora de seguir até uma pequena cidade chamada Carlos Barbosa, onde conhecemos o varejo da Tramontina. Essa parte acho totalmente dispensável. Comprar panelas no meio de um passeio desses creio que não combina muito. Mas, se há uma parte boa nessa etapa eu diria que se trata de uma delicatessen onde se pode comprar deliciosos queijos da região.
Chega o momento mais esperado, embarcar em uma Maria Fumaça que mais parece uma viagem no tempo. saímos de Carlos Barbosa, percorremos Garibaldi- terra do champanhe( dedicarei um parágrafo a essa cidade), onde descemos para mais uma hã... degustação! Haja fígado! Durante todo o percurso , além de desfrutar de uma belíssima paisagem serrana, cantamos e dançamos com a performance teatral dos italianos que "invadem" o trem e alegram a viagem.
Bom , fim da linha! Hora de voltar para Gramado. Esse passeio dura quase o dia todo e vale muito a pena. O preço consta no site da Jardineira das Hortências.
Maria Fumaça
O tópico está ficando maior do que imaginei inicialmente, razão pela qual acabo de dedicir que dedicarei outro tópico para falar do encantado Natal Luz de Gramado. Merece uma postagem a parte!

Já que aqui continuamos com as dicas de passeios, vamos a outro que eu AMEI, a visita ao Templo Budista que fica na cidade de Três Coroas. Bahhh!!! Que energia!!! Fiz o passeio pela mesma empresa e a duração é apenas a parte da manhã. Na volta paramos para visitar a fábrica de cristais de Gramado.
O templo é lindo. Mesmo aos não adeptos do Budismo vale a pena conhecer.

Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling

Existem muitos outros passeios, muitos mesmo, mas aqui falei dos que eu tive a oportunidade de realizar. Como ainda irei muitas vezes a Gramado, vou postando as novidades por aqui. Ahhh e ainda falarei do passeio aos Canyons , com direito a postagem particular rsrsr

Finalizo esse post com a parte dos sabores de Gramado. E são muitos os aromas e sabores dessa cidade. Ahhh Gramado!!!! A lista de restaurantes é imensaaaaaa.....Começando:
1- O maravilhoso Belle Du Vallais. O melhor fondue , em um ambiente super aconchegante(isso é redundante em Gramado) e atendimento nota mil. Não é dos mais baratos , mas a conta se justifica por todo o conjunto da obra.
2- Le Chalet. Especialidade fondue.
3- Le Petiti Clos. Cozinha suiça.
4- Moscerino. Italiano. A árvore que fica bem no meio do restaurante dá um charme especial ao ambiente. Recomendo o risoto de camarão.
5- La pastasciutta. Cantina italiana onde se come uma belíssima massa.
6- Bouquet Garni. Cozinha mediterrânea com vista para o Lago Joaquina Rita Bier. Além da bela vista, ambiente sofisticado, é um lugar onde se come muito bem , tanto fondue como risotos.
7- Edelweiss. Cozinha alemã. Localizado próximo ao Lago Negro. Para os que curtem essa cozinha , o restaurante é o melhor.
8- Chateau de La Fondue. Localizado próximo à rodoviária oferece fondue de qualidade com preços bem acessíveis. Alguns dias durante a noite oferece música ao vivo.
9- Toca da Bruxa. Rodizio de pizza com sabores exóticos e variados em uma casa temática.
10- Não poderia deixar de mencionar os famosos cafés coloniais da cidade. Aqui me permitam uma opinião minoritária. Eu não sou muito fã. Acho que vem muita comida e a qualidade deixa a desejar. Porém , meu conselho é que não deixem de ir , pois, além de conhecer a cultura local, a maioria das pessoas que vão gostam. Preço em média de R$ 25 reais por pessoa, com tudo incluído , desde café, suco a vinho etc. Já fui ao Coelho e o Café Colonial de Gramado.
11- Para os que curtem carne há uma churrascaria rodízio chamada Zelão
12- Já que falamos em carne, não pode ficar de fora a famosa Garfo e Bombacha, mas essa casa fica em Canela , não em Gramado. Além de contar com o serviço de carne há também show típico gaúcho. na baixa temporada não abre todos os dias. Aconselho agendarem a ida com a Jardineira das Hortências, o serviço inclui transfer e o preço do rodízio, em média R$ 70,00.
13- Para o almoço aconselho um rodizio de massas no restaurante Três Reis. O Buffet conta também com carnes e saladas. O preço é fechado e come-se bem no local.
14- El Fuego. Grelhados.
15- Al Piacere. Grelhados. É o restaurante do hotel Giardino di Pietra. Pra quem gosta de grelhados é ótimo.
16- Mason de La Fondue.
17- Tarantino. Italiano. Ótimos antepastos.

Belle Du Vallais

Le Chalet

Como se pode perceber , escrever sobre Gramado é quase uma terapia , uma viagem ao HD da minha mente, até minhas melhores lembranças. Passei minha lua de mel lá e se for para escolher um destino nacional para essa celebração , não há lugar melhor.

Há também a festa do Colono, o festival de cinema, lindas praças, a Igreja da Matriz, o banheiro público que , acreditem , é ponto turístico e muito muito mais . Com certeza devo ter esquecido de mencionar algo.  Ahhhhhh!!! Sabia!Acabei de me lembrar de algo muito importante ! Aff!! Perdoem-me! A vista às fábricas de chocolate. Tem a Caracol, Planalto, Prawer, Don Morello, Montanhes, Floribal etc. Deliciem-se!!! A propósito , deixar de provar o chocolate quente da Carocol localizada na rua Coberta é voltar sem provar a oitava maravilha do mundo dos sabores.

Caracol na rua Coberta

Rua coberta! Como não mencionar??? Linda, cheia de restaurantes e lojas e por onde passam os artistas durante o Festival de Cinema. Vez ou outra há palco com shows e algumas exposições por lá.
É isso! Com certeza lembrarei de mais relatos , mas em outras postagens sobre minha amada Gramado eu corrijo a falha. Como podem perceber, Gramado , além de bela, mágica , encantadora, é também uma viagem gastronômica

Rua Coberta

Igreja São Pedro e Palácio dos Festivais

Um site que pode ajudar : http://www.gramado.rs.gov.br/