domingo, 17 de outubro de 2010

Canyon Itaimbezinho/ Cambará do Sul

Já expus nesse blog a minha paixão por Gramado. Na verdade, minha paixão se estende ao RS e em especial a bela serra gaúcha. Tudo bem, POA tem um lugar cativo no meu coração.

Recentemente descobri Cambará do Sul e a deslumbrante paisagem dos Aparados da Serra, bem como dos paredões rochosos do Canyon Itaimbezinho. Em breve pretendo conhecer também o Canyon Fortaleza e o Malacara. O lugar foi cenário para as filmagens da minissérie A Casa das Sete Mulheres.



Aparados da Serra

Cambará do Sul é um charme e conta com várias pousadas aconchegantes, algumas delas com visão panorâmica dos canyons. Basta abrir a janela do quarto que lá estão aquelas belas paredes erguidas bem a nossa frente. A pousada Morada dos Canyons é uma delas. Há também o hotel Parador Casa da Montanha( http://www.paradorcasadamontanha.com.br/) que me apaixonei ao assistir o programa Destino Lua de Mel no Discovery travel&living. São Cabanas térmicas localizadas em meio a uma natureza exuberante. Outras pousadas e dicas de passeios a serem feitos na região encontram-se no site http://www.cambaraonline.com.br/ .

Fizemos um passeio full day com a empresa Jardineira das Hortências, uma vez que estávamos hospedados em Gramado. Antes de realizar o passeio é aconselhável verificar a previsão do tempo , pois, caso haja muita cerração há risco de comprometer o passeio. Fomos em abril e, não sei se foi sorte , mas pegamos um dia lindo. Saímos cedo de Gramado, paramos em uma lanchonete no caminho onde cada um compra seu próprio lanche. Em seguida, partimos até o Parque Nacional Aparados da Serra onde ficam os canyons. O percurso dura em média duas horas. Assim que chegamos, há uma espécie de sede onde encontramos banheiros , bebedouro e um mapa do local.




Trilha do Cotovelo
Fizemos duas trilhas, a primeira- trilha do cotovelo- percorremos 3 km até chegar a um mirador de onde se tem uma visão privilegiada do Canyon bem como de uma bela cachoeira, um riacho e mata verdinha, verdinha . A caminhada é leve, sem dificuldade alguma. A primeira visão daquelas paredes eu nunca me esquecerei. Quando menos se espera, ao longo da caminhada, você olha para o lado e lá estão elas, imperiosas, as paredes rochosas do canyon com 700 m de altura. Enormes!!! É de arrepiar. Um silêncio incrível, ninguém do grupo ousava falar, todos apenas observavam. Para falar a verdade , o único instante da caminhada que alguém ousou romper o momento meditativo, foi quando avistei uma pequenina cobra e Marcos levou um baita susto, o que, obviamente, chamou a atenção de todos do grupo rsrsrs. Pois é , vimos duas pelo caminho, mas isso é só um detalhe.




Mirante


 Há um ponto do caminho onde se pode , com bastante cautela, deitar sobre uma pedra e olhar para baixo. Desse ponto também é possível ouvir o eco da sua própria voz se gritar bem alto. Caminhar na borda do canyon proporciona uma sensação de paz que toma conta por inteiro de nós. Impossível não agradecer a Deus a todo momento por ser tão Perfeito na Sua Criação.




Caminhada na beira do canyon

















Natarajasana - postura do Senhor do Universo


Voltamos da primeira caminhada para a referida sede e lá organizamos uma espécie de piquenique.



Alimentados, é hora de iniciar a segunda caminhada , bem pequena , até um ponto onde se pode ver a cachoeira Véu da Noiva e o ponto exato de onde o canyon começa a se abrir. Ficamos um bom tempo admirando a solitária cachoeira, apenas ouvindo o som das sua águas caindo, melhor , despencando, do alto do canyon até formar um riacho. É quase uma poesia, aliás , É poesia.



Segunda caminhada




Véu da Noiva



 Antes do retorno a Gramado passamos em uma cidadezinha chamada São Francisco de Paula, onde as tradições gaúchas são mantidas, com direito a uso de  bombacha e tudo. Lá paramos para fotografar nas margens do lago São Bernardo que, por sinal , é muito bonito, com uma vasta gama de cores ao seu redor.

Lago São Bernardo

 Fim do passeio. Levamos em nossa memória a imagem DIVINA daquelas paredes cuja a formação rochosa existe  há pelo menos 130 milhões de anos ( li isso em algum lugar , mas em algum momento nosso guia confirmou). Esse último dado é apenas uma curiosidade diante da beleza exuberante que dispensa qualquer formalidade estatística rsrsrsr

Conheci o Canyon Itaimbezinho. Próxima parada, Canyon Fortaleza e Malacara , com direito a pernoite em chalés com vista exclusiva e tudo.


3 comentários:

  1. Minha amiga, esse lugar é lindo, vejo uma energia maravilhosa, tudo haver com você!!!
    Você consegue passar pra gente uma vontade enorme de conhecer cada cantinho desses!!!
    As fotos uma beleza a parte!!!!
    Quero bem demaisssssssssssss!!!!!
    Um dia vamos fazer uma viagem juntas, nós e os maridos!!! Se Deus quiser!!!

    ResponderExcluir
  2. olá kamila... aconselho na sua proxima viagem aos canyons, se hospedar na cidade de praia grande -sc. Fica aos pés dos canyons... muito mais facil para fazer os passeios na parte interna, como a trilha do rio do boi! você vai adorar com certeza! se precisar de mais informações entre em contato com o hostel de lá: www.ajnativosdoscanyons.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Michelle! Obrigada pela dica. Darei uma olhada. Já li e ouvi falar sobre a referida trilha. Valeu!

    ResponderExcluir