segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Campos do Jordão

A escolha por Campos do Jordão foi devida a minha eterna busca por lugares com temperaturas bem baixas. Fomos recentemente , em 2009 , mas desde que minha mãe esteve lá pela primeira vez e voltou contando do charme da cidade , já guardava a vontade de conhecer. Realmente , minha mãe tinha razão, a cidade é mesmo muito charmosa. E não é só isso , é bonita , limpa, aconchegante, e come-se muitíssimo bem por lá. Há uma gama de restaurantes para todos os gostos. Há um porém, que todos os que procuram esse destino já devem ter ouvido falar, o turismo por lá não é muito barato, principalmente na alta temporada , quando o frio chega e torna a cidade ainda mais interessante. Eu diria que vale a pena pagar o preço.

Minha experiência em C.J. me permitiu alertar os leitores desse blog para um erro que cometi, a escolha da época para visitar a cidade. Fomos durante a semana logo após o período de Carnaval, em Fevereiro de 2009. Decididamente , não é a melhor época, pois a cidade está vazia, muitos passeios não se realizam, fica tudo meio monótono, o que não combina com aquela cidade, cuja alta temporada , bem como feriados prolongados , conta com pessoas disputando as mesas da Cervejaria Baden Baden. Em suma , fomos para ficar cinco dias e ficamos três. Tudo bem , pretendo voltar em outro momento mais apropriado , o que não é sacrifício algum.

Ficamos em um hotel muito bem localizado , na Vila Capivari, Hotel Nevada. Gostamos do hotel, quarto amplo, confortável, limpo , com uma vista bonita do Morro do Elefante. O café da manhã é simples, ao menos na baixa temporada e durante a semana. Devo ressaltar que o hotel estava vazio e o café era, praticamente , para nós apenas. Um ponto negativo é a falta de elevador. Como os quartos ficam no andar superior e tem uma boa escada para carregar as malas(nenhum funcionário fez esse serviço) até o quarto, achava conveniente que existisse um meio, digamos,  mais confortável de subir com as malas. Bom , não sei  a mala de vocês, mas "AS" minhas são sempre grandes. Já contei aqui que não sei mesmo fazer malas. Tirando esse detalhe , recomendo o hotel, cujo ponto alto é a excelente localização, repito.
Uma amiga se hospedou em uma pousada chamada Benevento, também na Vila Capivari, porém, um pouco mais distante do centro. Ressalto que ela super recomenda a pousada, tanto pelo conforto , quanto pelo bom atendimento. Ahhh e sem contar a belíssima vista que eu mesma conferi pelas fotos dela.
Um site que eu recomendo , onde se encontram os hotéis e pousadas localizados na Vila Capivari é :
http://www.mundi.com.br/Hoteis-Vila-Capivari-2755500.html.



Varanda do quarto hotel Nevada

Hotel Nevada


 Tratando dos passeios e lugares a serem visitados em CJ, vou primeiro tratar dos que eu fiz , e adianto desde já , que não foram muitos , pois, como já disse nesse post , a maioria não se realiza durante a semana em baixa temporada. Em seguida vou listar os passeios que pretendia fazer , mas que não fiz AINDA.
Para conhecer a cidade de uma maneira geral sempre recomendo um city tour. Dessa vez fizemos um pequeno , passando apenas por alguns pontos até chegar a cachoeira Ducha de Prata , onde há também um mirante e algumas lojinhas. Para fazer esse passeio , pegamos um trenzinho com um guia que vai narrando os pontos pelos quais passamos. Descemos na Ducha de Prata e temos cerca de meia hora para andar pelo local até pegar o trenzinho de volta.



Ducha de Prata


















Mirante e lojinhas
  O passeio até a Ducha de Prata vale a pena e não dura mais que duas horas do seu dia.














As fotos ao lado e acima são arquivos feitos durante o referido city tour, na volta da visita a Ducha de Prata. Todo o trajeto feito dentro do Trenzinho da Alegria, como é chamado.











Outro passeio que fizemos foi a ida até o Parque Estadual Horto Florestal. Para esse passeio pegamos um ônibus regular que sai de meia em meia hora , do mesmo ponto onde tomamos o Trenzinho. É só perguntar que ônibus vai até o Horto que todos sabem indicar. Na volta tem que ficar ligado nos horários, repito , sempre de meia em meia hora. O ônibus te deixa bem na entrada do Parque. O lugar é bem bonito , agradável, quem gosta de trilhas e caminhadas há algumas guiadas , mas optamos por não fazê-las . Ficamos apenas passeando e fotografando o lugar.


Horto Florestal
















No parque há o lago das carpas e um outro lago muito bonito que não me lembro o nome. Há também uma ducha conhecida como ducha da juventude.







Todo o parque é cercado por lindas hortências e plátanos, riachos , pontes e bancos de madeira onde se pode descansar e até montar um piquenique


Plátanos

 No site http://www.guiadecamposdojordao.com.br/passeios/ encontram-se todos os passeios que podem ser feitos em CJ. Quando voltar pretendo fazer a caminhada até a Pedra do Baú, Pico do Itapeva e subir do teleférico até o alto do Morro do Elefante , de onde é possível ter uma bela visão de toda a cidade. Ahhh quero ir também até o Parque da Floresta Encantada e visitar o Palácio Boa Vista.

A Vila Capivari é uma delícia de ser percorrida, cheia de lojas , restaurantes,chocolaterias....
Há uma galeria da qual gostei muito , a Galeria Inglesa


Vila Capivari
Galeria Inglesa

Vila Capivari
 A experiência gastronômica em CJ é memorável. Bem no centro da Vila Capivari fica a famosa cervejaria Baden Baden , cujas mesas costumam ser disputadas. Almoçamos lá um dia e Marcos provou a salsicha alemã que eles servem e, segundo ele , aprovadíssima. Acompanha salada de batata e mostarda preta.Prato tipicamente alemão, como a maioria do cardápio da casa. Para beber não podia ser outra coisa , senão a cerveja de fabricação da casa, Baden Baden Cristal. Pulem a minha experiência , pois nesse dia resolvi ficar apenas no suco de morango com leite. Sim ! Estava bom!

Baden Baden
Em frente à Baden Baden fica um outro restaurante que eu curti muito, não só pela comida de excelente qualidade , mas pela descontração do espaço, em especial do banheiro. Sim!! Do banheiro!! Vocês não leram errado. Muito criativo, quem já foi sabe porque.
Na Mercearia comi a melhor truta da minha vida. DELICIOSA!!!


Banheiro masculino do restaurante Mercearia
Mercearia
Ainda no mesmo quadrado, almoçamos, no último dia de nossa estada na deliciosa campos do Jordão, no restaurante Safari. Acho que delicioso aqui está ficando redundante , mas não há outra palavra que descreva o bobó de camarão que comi lá. Humm!!! Só de lembrar dá água na boca.

Restaurante Safari

Ahhh um dado muito importante : reservem uns dois kg que com muito prazer se ganham em CJ.
Aqui vai a dica de um fondue de queijo que vale cada centavo do seu salgado preço. O fondue de queijo do restaurante Ludwig. O lugar é requintado e serve um fondue de comer ajoelhado rezando. E não é exagero , pesquisei a dica no Guia 04 Rodas que o indica como o melhor do Brasil. Eu assino em baixo.

Restaurante Ludwig

 Finalizando a lista de sabores fomos jantar no restaurante La Gália e a pedida, mais uma vez , foi fondue. Iniciamos com o de queijo e funghi e terminamos com chocolate para fechar com chave de ouro.

Restaurante La Gália

Seria uma delito não citar as chocolaterias de CJ, cada uma mais espetacular que a outra. Fomos na Montanhês, na Araucária e Bruno Alves. Esse último , na minha opinião, a casa que oferece a maior variedade de sabores, inclusive, opções de chocolates Belga.

Montanhes

Com essa foto termino esse post. Deixo o resto com a imaginação de vocês.
Campos do Jordão é assim , charmosa e saborosa.

3 comentários:

  1. Encontrei seu blog através da comunidade de Buenos Aires e me surpreendi com o relato de Campos do Jordão. Esse será nosso próximo destino e gostaria de saber além dos sites colocados se indica mais algum e qual a melhor época para visitar esse lugar belíssimo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol!! C.J. é como descrevi nesse post, linda , charmosa, não há como não se apaixonar.
    A melhor época para visistar a cidade é sem dúvida durante a temporada de inverno , qd a cidade está cheia de eventos, shows etc. Seria durante a temporada de festivais que normalmente é entre junho e julho. Nesse periodo td fica mais caro, principlamente o valor das diárias dos hotéis, mas a cidade fica bem animada. Li tb que no natal a cidade fica bem decorada. QQ feriado que vc pegue é uma boa pedida, se for nos meses mais frios melhor ainda.
    No site www.camposdojordao.com.br vc encontra a programação do festivale e outras informações. Qq dúvida pode perguntar.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Adorei conhecer seu blog e ler os relatos. Parabéns!

    ResponderExcluir