domingo, 4 de setembro de 2011

Parque Nacional Tierra del Fuego

Chega a hora de escrever sobre nosso último dia na terra do fogo, ou fim do mundo, como é mais conhecida a bela Ushuaia. Sabe que chega a me dar um certo ar melancolico de despedida... é porque recordar é, de fato, viver. Escrevendo aqui nesse espaço relembro e revivo os instantes mágicos que lá vivi. Como este é o último post sobre Ushuaia, já sinto saudades. Bem, aqui registro meu lado saudosista. E não há como não ser, quando seus olhos alcançam a beleza exuberante da Patagônia.



Do meu roteiro faltava conhecer o parque em questão. Aliás, em roteiro que se preze não pode ficar de fora esse tour. A apenas 12 km de Ushuaia, é onde se encontra o Trem do Fim do Mundo, lago Roca, Bahia Lapataia, lagoa verde, lagoa negra e a castoreira. A Paisagem é incrivelmente diversificada entre vales, montanhas nevadas e rios de cores vivas. É lá que se encontra também o ponto final da rota nacional número3.







Como transporte, utilizamos um serviço de van que nos foi oferecido quando andávamos próximo ao porto da cidade. No próprio hotel fomos avisados de que muitas vans no centro realizavam o serviço de transporte até o parque. Para variar não me lembro ao certo o valor que foi cobrado para quatro pessoas, mas digo que vale a pena, porque o serviço inclui te deixar lá e pegar em um horário combinado, suficiente para fazer a caminhada completa pelo parque.

Há a possibilidade de ir até a estação do fim do mundo, realizar o passseio de trem e depois caminhar pelo parque. Optamos em não realizar o trajeto de trem. Por que? Bem, se tratou de uma decisão conjunta por dois motivos: o primeiro é porque não queríamos ficar presos aos horários de saida do trem e o outro, que pesou mais, se deve ao fato de que o valor é meio salgado. Li muitos relatos a respeito de ser um trajeto meio chatinho, monótono, que não valia muito a pena. Mas se eu me arrependi de não ter subido naquele trem charmoso e pitoresco? SIM !!! Com todas as letras SIM!!! Pensa bem , você está no fim do mundo e se trata de um trem histórico, sem contar que a paisagem é linda. Com certeza deve ser uma viagem no tempo. Não tem nada de chato em ficar um tempo apenas admirando a paisagem da janela de um trem. Até hoje não me perdoo por ter perdido essa, mas..... ao menos posso dizer aqui que não façam o mesmo.

Ao chegar no parque paga-se uma taxa por pessoa, em torno de 20 pesos para estrangeiros. Desceu da van , é por sua conta, siga a trilha e.... ANDEeee!!!! Nossa... andamos muito aquele dia, mas você nem nota porque é arrebatado pela paisagem local. Um convite à meditação, ao silêncio interior. De um lado montanhas branquinhas, de outro lagos de cor ora azul , ora verde.






Não há muito o que relatar, é pura contemplação. Andamos seguindo as trilhas que são bem sinalizadas e só sei que paramos quando encontramos o local onde combinamos a volta. Lá há uma pequena cabana onde servem empanadas, sandubas e você pode se recuperar da caminhada. Um local tão sedutor quanto cenas de um filme, com direito a coelhinhos correndo em meio às árvores do parque.





E aqui fica catalogado meus dias intensamente vividos ao lado de Marcos e nossos amigos, Andréa e Adriano. Combinamos nesta viagem o destino do próximo ano. Destino este que acabamos de cumprir, Bariloche. Infelizmente, não contamos com a parceria de nossos amigos, mas tenho a certeza de que voltaremos a descobrir juntos muitos outros caminhos. Valeu, amigos!!!



Já adinto que Bariloche também foi muito bem vivenciada ao lado de amigos que se fizeram companhias deliciosas, mas isso é em outro post.

Ahhh esperem!!!!!! Preciso contar sobre a experiência de sabores que vivemos no último dia. Aliás, me perdoem mas notei que me esqueci de relatar alguns restaurantes aqui. Então , acabo de ter uma idéia, fazer um post a parte para fornecer maiores detalhes desses sabores. Pode ser? Fechou então!!!
Bjkasss

Nenhum comentário:

Postar um comentário