domingo, 11 de setembro de 2011

Bariloche

O saldo final da viagem a Ushuaia, em 2010, foi a decisão de que o próximo destino seria Bariloche. Deixamos a Patagônia, com a certeza de que gostaríamos de conhecer mais dessa região apaixonante. Confesso que relutei quanto a ir a Bariloche, por recear lugares, digamos, "modinha". A impressão que eu tinha era que Bari seria uma cidade lotada , cheia de adolescentes e filas imensas em cada passeio. Mas eu queria desvendar a Patagônia. E vendo imagens de Bari, pensei : "uma cidade tão linda, com lagos cristalinos, montanhas nevadas, cerros e muitaaa neve, vale qualquer fila lotada de adolescente". Bariloche seria a próxima terra a mudar nossas vidas. Claro!!! Cada lugar que conhecemos nos modifica, soma, acrescenta e é por isso que amo viajar.


Bariloche

A decisão foi prontamente endossada por um casal de amigos, Roberta e Weuber, que agregaram mais um casal que tivemos o prazer de conhecer, Amanda e Gustavo. Pronto! Daí para o início do roteiro foi um pulo. Quando percebi estava com a minha lista de passeios, restaurantes ( um capítulo a parte nessa viagem que depois explico) e hotéis pronta, ou melhor, quase pronta.

Eu, Marcos, Beta, Weuber, Amanda e Gustavo


A dica preciosa para uma viagem a Bariloche começa com esse nome : Vanessa Olivatti. Sabem aquela pessoa que faz toda a diferença na sua viagem? É ela! Vanessa é brasileira e há seis anos mora em Bariloche trabalhando com sonhos, viajantes que lá chegam e anseiam por dias maravilhosos. E não exagero ao dizer que ela é super honesta e competente. Não preciso dizer mais nada. Indico de olho fechado que agendem passeios e hospedagem com ela. Conheci a Vanessa, carinhosamente conhecida como "Van", no bom e velho orkut e uma de suas comunidades: "Bariloche". O perfil profissional é Vanessa Olivatti e também é encontrado no rival facebook. Procurem por ela, enviem email e estarão em boas mãos.

A viagem começou a ser efetivamente programada em Abril para ser realizada no final de Agosto. Reservamos hotel (já já falo sobre), começamos a pagar alguns passeios e o principal, compramos passagem pela Aerolineas Argentinas (AA). Aiiiii como me irritei com esta última!!!!! Eu e mais não sei quantos passageiros, que ficaram conhecidos como " guerreiros vulcânicos". Deixa explicar o porquê desse codinome. Em 04 de Junho de 2011 entra em erupção o adormecido vulcão chileno Puyehue, localizado a cerca de 100 km de Bariloche. As cinzas do vulcão atingiram Bari e outras cidades próximas, como Villa La Angostura (post a parte), causando transtornos tamanhos a ponto de impedir o funcionamento dos aeroportos(caso de Bari).


Vulcão Puyehue em erupção
Bem, de Junho a Agosto tínhamos tempo e havia a crença de que as cinzas deixariam de ser um problema até lá. Certo? ERRADO!!! Os dias passavam e nada das cinzas deixarem de atrapalhar o tráfego aéreo nas proximidades do vulcão. Cinzas pelas ruas da cidade deixaram de ser um problema perto do problema "aeroporto". Especulações de abrir ou não abrir, atrasos e cancelamento de voos, somado à falta de respeito e informações por parte da Aerolineas com os passageiros, pareciam afastar o sonho de conhecer Bariloche ainda esse ano. Chegamos a pensar em plano B, o que resultaria em perder dinheiro e pior, abandonar o sonho, já desenhadinho com roteiro e tudo. Meus leitores me conhecem né!! Planejo tudo da viagem , detalhe por detalhe. Eu não me conformava em alterar o roteiro, nenhum de nós, aliás.

Eis que surge uma solução: chegar a Bariloche por Esquel, a cerca de 4h e 30 de distância a ser percorrida por um ônibus oferecido pelo governo. O trajeto implicava em sair do Brasil com conexão em Buenos Aires e de BsAs até o aeroporto de Esquel para então, pegar um ônibus até Bari. Solução aceita, mas ainda tínhamos que contar com a sorte da Aerolineas nos oferecer essa opção. Pasmem!! Nem todos os passageiros foram agraciados com essa opção. Muitos tiveram que abandonar seu sonho, mudar roteiro se possível ou pegar um ônibus em BsAs e encarar 24 h de estrada para chegar a Bari.

 Ainda assim, a solução Esquel seria uma excelente saída, se a Aerolineas desse a opção ao menos um mês antes da viagem e não DUAS SEMANAS ANTES. Ahhh e ainda contar com a sorte de não cancelarem seu voo quando você está na sala de espera do aeroporto. Quem viveu a tensão pós vulcão sabe exatamente o que escrevo. Foram dias, meses de incertezas. Podem imaginar a ansiedade? Duas semanas antes eu nem sabia se iria viajar. Final da história, no nosso caso, o Universo estava a favor e a AA nos ofereceu a opção chegar a Bari via Esquel. Eu não apenas aceitei, eu quase derrubei a casa de alegria quando vi meu voo alterado. Nessa altura do campeonato tudo que eu queria era ver a neve, a cordilheira dos Andes e tomar meu vinho numa temperatura abaixo de zero.



Aero de Esquel
 E assim fomos, de aeroporto em aeroporto, pegando ônibus , tudo isso para chegar a Bariloche. Se valeu a pena? CADA SEGUNDO!!!! O que vocês mesmos constatarão nos posts que se seguem.


Ônibus, a caminho de Bariloche
 E de quebra, fizemos uso do sábio ditado" fazer do limão uma limonada". Aproveitamos o caminho de Esquel para Bariloche para encher os olhos com as maravilhosas paisagens da Patagônia. Aiiii eu já estava com saudades!!! E agora escrevendo, chego a viajar e neste exato momento estou lá, do alto de algum cerro e meus olhos alcançam ora uma montanha nevada ora um lago de cor exuberante. Sou uma eterna apaixonada pela Patagônia e Bariloche só fez aumentar minha paixão.


Paisagem no caminho de Esquel a Bari






Turminha, por ora é isso, ok??? Ficam algumas fotinhas e dicas de sites que me ajudaram muitooooooo.

1- http://br.weather.com/weather/local/ARRN0116 ( acompanhar o tempo local)
2- http://www.aa2000.com.ar/ ( acompanhar os voos e pousos nos aeroportos)
3- http://www.vamosparabariloche.com.br/restaurantes.html ( pesquisa de restaurantes)

Aproveito para indicar um blog que tive a oportunidade de ler essa semana e adorei. Claro, que se trata de um blog com dicas de viagens, dividas por alguém que tem a paixão de conhecer novos lugares, o geólogo Rodrigo M. Guerra. Vale a pena ler, eu adorei!!! Segue o link http://manuscritosdeumviajante.blogspot.com/

Dividimos a mesma idéia : "Viaje! Com mala ou com mochila, tanto faz... na verdade a coisa mais importante que você trará na "bagagem" serão as lembranças. Viaje! Avião, ônibus, trem, navio, bicicleta, a pé..." ( citação do blog a quem me refiro)

Muitas Bjkass

Nenhum comentário:

Postar um comentário