domingo, 2 de outubro de 2016

Café Florian, o café mais antigo da Itália

Que tal um café na Itália ? E um café na Praça San Marco em Veneza ? E se esse café for o mais antigo da Itália ? Se estiver entre os mais luxuosos do mundo ? Agora acrescenta som de violino.  A soma  dessa mistura resulta no Café Florian. 

 

Eu sou aquela que corre de lugares turísticos. Sabe aquele restaurante com vista pra um monumento em alguma praça famosa  e por essa razão carissimo? Então, correndo risco de deixar a desejar no principal, sabores! 
Adoro dicas de local, aquela fora do pacote " turistão", geralmente afastado do circuito mais movimentado e,  na Itália, provavelmente, escondido em alguma viela.  Arrisco a dizer que na Itália, as pérolas gastronômicas seguem uma lógica de quanto mais simples, mais toalha xadrez sobre a mesa, mais copo para servir vinho,  mais sabores. Mas muda tudo se esse for um lugar histórico, se tiver mais de cem anos então, vou à loucura. E se eu souber que Hemingway, Goeth, Rousseau, Balzac, Proust eram frequentadores, aí meu bem, vai ter cinco estrelas no meu roteiro. 
Foi assim com o café de Flore em Paris e com o Antico Café Greco em Roma. E nessa mesma linha está o café Florian em Veneza. Bastaria a localização da mágica praça San Marco, com aquela luz da tarde, a energia única de Veneza, a visão da basílica San Marco.... Bastaria, mas o café Florian dá um toque a mais para um café da tarde se transformar em um momento inesquecível. 

Inaugurado em 1720, é o mais antigo da Itália e o mais antigo em funcionamento na Europa. O Antico Café Greco em Roma data de 1760. Fui lá também é conto depois. Roma, sua linda, vai chegar sua vez. 

 

Todo mundo sabe que faço meu próprio roteiro, compro guias e traço todos os aspectos, inclusive as furadas são de minha autoria. Marido só segue o fluxo. Mas preciso confessar que minha primeira paquera com café Florian não foi o valor histórico, foi a visão apaixonante de alguém no Instagram tomando um chocolate quente com menta e ao fundo um violino. Pensei "preciso desse chocolate ! ". E só depois fui pesquisar o endereço e saber do valor histórico. Nesse momento já sonhava com a tarde que sentaria calmamente no Florian, apreciando cada gota de café. Já orando para Bento se comportar enquanto os pais degustam o café e ouvem música clássica apreciando o momento - expectativa. Querem saber a realidade ? Eu sentada tomando cafe/chocolate quente  enquanto Bento corre atrás dos pombos e Marcos corre atrás de Bento. Tudo bem, Marcos não liga tanto assim para o valor histórico da coisa kkkk

 

 

Vamos ao lado prático. O lugar, como manda o figurino do combo " Histórico + famoso + local mega turístico ", é caro. Apenas pra sentar cada pessoa paga seis euros pelo couvert e, o café que você pagaria 6 euros  no balcão, passa a valer 12 ao sentar. Então, a dica se você quiser pagar menos é pedir o café no balcão. Não tem o charme das mesas na praça ou mesmo o requinte dos salões internos, mas ainda assim é um café com história. A música você pode apreciar de pé na praça também. Tudo tem solução. O que vale é curtir a atmosfera do Florian, que inclusive foi eleito um dos dez cafés mais luxuosos do mundo. Pausa pr o momento " tirando onda ", pra dizer que já conheço alguns da lista. Novidade nenhuma, porque sou a louca do café. Velho então ....

Tem que entrar par entender sua colocação na lista. O salão de chás te faz sentir em algum lugar no século passado. E  na dúvida se me sentava ali ou nas mesas que dão para a praça - coisa de libriano - me sentei um pouco em cada um. O garçon me achou bem fora da casinha. 

 


 


 

 


 

 

O que dizer mais ? Vá ! Garanto que vale cada centavo. Assim como Veneza, o Café Florian é único! 

Até a próxima dicas de sabores em Veneza. 

Baci baci 


Nenhum comentário:

Postar um comentário