segunda-feira, 30 de maio de 2016

Os sabores do La Hacienda

Depois de mais de 10 anos visitando Gramado anualmente, alguns anos até mais de uma vez, posso me aventurar fora do pacote que chamo de " turistão ". Não que eu não faça isso logo de cara no primeiro roteiro, poque sempre faço, e não que eu ache ruim fazer programas exclusivamente turísticos, de jeito nenhum, fora da nossa terra, afinal, somos todos  turistas. E quer saber ? Amo ser turista, desconhecida em terra alheia, me sinto incrivelmente livre. Em Gramado, porém, já não me considero assim tãooo turista e as vezes sinto falta, inclusive, daquele olhar único de viajante de primeira viagem. Pois bem, acontece  que muitos desses programas " turistão", são sim indispensáveis a um roteiro de iniciante, nem que seja para dizer " fui e não volto mais " ( exemplo clássico na Serra gaúcha, Café Colonial,  faz parte de conhecer a cultura local e não precisa mais voltar, quase nenhum vale a pena ), porém, outros são típicas furadas, e pode pular sem dó ( exemplo, subir os degraus até o topo da Estátua da Liberdade em NY. Não me matem por favor, mas esse turistao eu pulei sem dó). 
Se tem uma coisa que faço questão de fazer é meu roteiro de viagem, já falei isso aqui inúmeras vezes. Leio blogs, compro guias, entro no site, leio comentários e vejo fotos de viajantes Tripadvidor, para depois decidir se um item entra ou não no roteiro. Confio no meu feelling ( amigos discordarão 😬😬), mas também costumo me enfiar em cada furada .... meu marido que o diga. 
Mas que estou escrevendo isso tudo mesmo ? Ah tá! Para contar aqui uma dica de restaurante que sai um pouco desse roteiro " padrão " de primeiro viajante. O Restaurante do delicioso hotel/ estalagem La Hacienda, que faz parte da Associação de Hoteis Roteiros de Charme. 
O hotel fica a 14 kg de distância do centro de Gramado,  pela estrada Serra Grande, cerca de uns 20 minutos. Para chegar até lá tem que ser de carro. Fomos duas vezes, a primeira de taxi ( 50 reais ida é mais 50 reais na volta, puxadoooo ) e a segunda, como estávamos em três casais e respectivos bebês, alugamos uma van que aproveitamos pra os passeios desse dia. O que eu indico ? Alugar carro vale muito mais a pena, ou uma van se estiverem em turma como nós. 
O aluguel fica em torno de 130 reais ( alugamos um carro básico com ar na empresa Localiza por esse valor, logo que nossos amigos partiram ) e você pode aproveitar para fazer outros passeios que são distantes. Aliás, a maioria dos parques e museus não ficam no centro e são espalhados, distantes um do outro, sem falar dos muitos passeios bate e volta a Canela, Nova Petrópolis, Três Coroas, Bento Gonçalves, que escreverei em outro post e alguns já escrevi aqui no blog. 

Antes de falar da dica de sabores - e que sabores!!! - do La Hacienda, digo que é perfeito para ir com criança. As duas vezes que fomos, o restaurante era só para nós, as crianças puderam correr pelo belíssimo espaço sem incomodar ninguém e os papais puderam comer sossegadamente e melhor, degustar  um vinho com vista para o cenário bucólico com ares da fazenda sem olhar o relógio. É o céu !!!!



 Bento com oito meses 


 Um ano depois. Achem Bento e Pedro na foto. 





Masssss calma! Fomos durante a semana. Sei que durante os  fins de semana rola uma feijoada concorridíssima por lá. Mesmo eu que sou vegetariana estou de olho na feijoada para uma próxima ( como tudo menos as carnes obvio ! ). E ainda por cima feita no fogão a lenha onde a comida é servida. Mineira que sou, amo um fogão a lenha. Trem bão demais né!!!! Agora, se a ideia for aproveitar uma refeição com crianças, evitem o fim de semana, sob pena de não desfrutarem das vantagens que citei. 

Sobre o lugar. Lindo, mas lindo mesmo!!!! De arrancar suspiros!!!! A área do hotel e ao redor do restaurante é de um cuidado primoroso. Araucárias dão o ar da graça circundando um deck ao ar livre que aproveitamos para tomar um chá após o almoço. Ah sim, só fomos no almoço e me parece um pecado não aproveitar a luz do dia naquele lugar, em que pese a noite por lá deve ser bem romântica. Fica para próxima! Sempre tem a próxima ! 





  

A decoração é impecável, ambiente rústico e acolhedor, madeira e pedras se misturam em uma harmonia perfeita. No espaço interno, além das mesas, uma grande lareira sempre acesa, fogão a lenha, sofás espalhados pelo salão e mesa de centro, local que as crianças fizeram de estacionamento de carrinhos 😁😁.  Absolutamente aconchegante, da vontade de morar ali. 







Escolhemos uma mesa estrategicamente próxima a janelas envidraçadas de onde se tem a vista da mata. Se puderem, escolham essa mesa e percam as horas por ali, o restaurante não é para ir com pressa. Só não esqueçam de ligar e reservar antes. 




Bento adorou as ovelhas que ficam pastando logo à frente, perto da área com piscina externa do hotel. 
Vou deixar as fotos e vocês me dizem se é ou não é um  lugar incrível para passar a tarde. 







A cozinha é internacional e tem opção de saladas, sopa/creme no pão, massa, risoto, carne. Em que pese ser um cardápio enxuto, as opções são variadas. De cara a entrada com pães quentinhos, destaque para o pão com passas com jeito que acabou de sair do forno, acompanhada de pastas e manteiga temperada, já indicam a explosão de sabores que está por vir.  Os pratos, bem servidos , na medida para deixar um leve " quero mais ". Os escolhidos: para mim, massa nas duas vezes em que lá estive, um tortéi ( amo essa massa com recheio de abóbora ), com roquefort e nozes e outra vez a mesma massa com outro queijo que não lembro qual e cebola caramelizada. Simplesmente sensacional ambos ! Marcos foi de risoto, salvo engano, de cordeiro e nossos amigos se dividiram entre o mesmo risoto e carne com batata rústica. Todos elogiaram em alto grau os respectivos pratos. 
A carta de vinhos conta com ótimos rótulos e dessa vez escolhemos um Zentas, ótimo custo benefício. 





Sobremesa tentei a sorte em um dos meus doces preferidos, mas que dificilmente encontro um bom e de receite original, tiramissu. E não foi dessa vez que dei sorte, apesar de ser a receita original, gostinho de mascarpone mesmo, o tiramissu estava congelado, não parecia fresquinho, o que decepcionou. 
Para finalizar, chá e café no deck sob araucárias, como falei acima. Há quem siga no vinho ahrararara




Crianças felizes, casais felizes, uma tarde para guardar na memória. Nas próximas volto à noite para variar e volto aqui para contar. Os sabores do La Hancienda quero provar muitas vezes. 
BJS 


   
ENDEREÇO:
www.lahacienda.com.br
lahacienda@lahacienda.com.br
Fone:  54 3295 3025
Gramado/Brasil
Heliponto: Lat. 29°28´199S Long. 050°53´039

domingo, 29 de maio de 2016

Gramado com criança/Hotel Alpestre

Meu  primeiro post sobre viagem incluindo dicas para quem viaja com os filhos. Não, não é a primeira viagem de Bento, e também não é a primeira vez dele em Gramado, aliás, a primeira viagem da vidinha dele foi para lá, o que não seria novidade, essa paixão já é antiga e nada mais justo que estrear as milhas do meu pequeno viajante por lá. Foi ano passado com sete meses de vida, uma experiência para lá de maravilhosa, curti demais ver a viagem pelos olhos curiosos do meu filho. 
Antes de ser mãe eu sempre me aventurava pelos blogs de maternidade e amava quando lia alguma dica sobre como sobreviver em restaurantes e viagens com criança. Não que isso me assustasse e sempre tive a impressão que tiraria de letra. Sempre gostei de observar pais e suas crias nessas duas situações, e a verdade é que cada experiência é absolutamente única, tem exemplo para todo gosto e, mesmo tendo agora experiência para relatar ( positiva para animar os futuros papais), devo dizer que cada dia é um dia, portanto, não desanimem nos dias catastróficos nem se animem nos dias de puro deleite em família, porque tudo muda.  Deixa eu contar que me empolguei lendo " CRIANÇAS FRANCESAS NÃO FAZEM MANHA " e hoje só digo uma coisa " aharararrrarrara ". Hoje sei que não existe receita de bolo, que o universo de cada criança é infinito e que o único conselho é paciência, respeito ao tempo do seu filho, entender que o ritmo da viagem é sim diferente, abertura para mudar o roteiro quando algo " não de certo "  e mente e coração abertos para essa nova experiência. Esses foram os ingredientes que possibilitam o sucesso dessa e outras viagens que se seguiram, me fazendo amar viagem a três. 

Passada a introdução meio inútil acima, vamos ao que interessa nesse post, minha dica de onde se hospedar em Gramado com crianças. Essa dica vai de olho fechado e pé nas costas, hotel Alpestre!
 Ps : próximo post dedicarei a outro super hotel em Gramado, que eu amei de paixão e cabe perfeitamente em roteiro com crianças. Por hora foquemos no Alpestre. 
Estive nesse hotel quando ainda não era mãe, mas pude sentir o quão maravilhoso era pra crianças eeeee bebês. Durante essa primeira estada acompanhei minha amiga e suas duas filhas, uma ainda bebê de apenas um ano e meio. Foi maravilhoso! A mãe amou, filha idem e a tia aqui catou a dica para o futuro.

Primeira grande mão na roda que o hotel oferece : o cardápio do restaurante do hotel . Com opções de papinhas baby e menu kids salva a vida dos pais em momentos de aperto.  Aqui um parênteses para pais exigentes e/ou neuróticos com alimentação ( ☝) , as opções não são muitas, apenas um quebra galho, nada muito absurdamente nutritivo. Pais vegetarianos, como eu, serão salvos pela mão na roda número dois, que já cito a seguir. Massss, se você for relax, não se importar de oferecer papinhas bem pastosas ( menu baby ) e comidinhas como nuggets e batata smile ( menu kids), seus problemas estão resolvidos.  Claro que existem outras opções como massa, frango grelhado e até legumes ao vapor, mas sempre acompanhados de um item, digamos, " inimigo" dos pais " neuróticos " ( meu caso somado a alimentação vegetariana ). 

A mão na roda número dois salva a vida dos pais como nós, dá aqui a mãozinha ✋, a Copa Baby!!!! Mil exclamações para quem inventou esse espaço. Novinho em folha, um espaço onde é possível cozinhar, aquecer ou descongelar ( meu caso que levo a comida pronta de casa, congelada ) a comidinha do bebê ( falo bebe porque o meu ainda é um bebê). 
Outro parênteses para que eu conte como faço com a comida de Bento. Preparo tudo em casa, separo em potes de vidro ou plástico BPA Free, levo em uma mala térmica no avião( tem que despachar ), descongelo no dia e coloco em um pote térmico que levo para os passeios. Lembro sempre de me certificar com o hotel se este tem a disponibilidade de guardar a comidinha e descongelar a mesma para nós. Com a copa baby  tudo se resolve e podemos guardar e descongelar tudo em um mesmo local, que aliás é todo equipado com mini geladeira, cooktop,cadeira de alimentação, talheres, pratos, esponja e detergente, e ainda leite em pó e achocolatado para quem necessita. É ou não é o paraíso dos pais ? 



Sem falar nas crianças com necessidades especiais na alimentação, caso dos alérgicos, e aqui entra minha última experiência no hotel, nossa recente viagem com mais dois casais de amigos e seus respectivos babys, ambos alérgicos. O primeiro com restrição à proteína do leite, ainda menor de um ano, pode se valer dos serviços do restaurante e o menu baby, isso porque as receitas das papinhas não levam leite e se você pedir para que façam uma especial, sem carne, ou sem ovo, por exemplo, eles fazem. O segundo com restrição alimentar mais abrangente não poderia nem pensar em viajar para um hotel sem essa opção da Copa Baby. 

Perceberam que pulei da minha primeira experiência para a terceira? Nesse meio teve a segunda vez que me hospedei no Alpestre e que foi a primeira com meu filho ( ano passado nos hospedamos em dois hotéis em Gramado, o Alpestre e o que contarei no próximo post). 
O que interessa é que a cada estada me encantei mais e mais pela estrutura. E não é só de alimentação e espaço gourmet que me refiro. Quer ver ? 

A recreação do hotel é o paraíso ( to repetitiva ) para os pais que desejam sossego por algumas horinhas que sejam ( quem nunca ??? ). Cheio de atividades para os pequenos, é possível deixar os maiores de cinco anos por conta dos recreadores que vão se encarregar de uma pequena colônia de férias para os pimpolhos ávidos por se verem livres dos programas de adulto. 
Ta meio ruim a foto abaixo mas é a tentativa de uma panorâmica da salinha de brinquedos com recreadores. 



A bem da verdade Gramado é repleto de programas infantis, então, ficar no hotel pode ser muito mais opção para os pais que desejam almoçar em algum restaurante mais casal, ou mesmo tomar um café da manhã tranquilo enquanto os filhotes se divertem em segurança.
Todos os dias da semana o hotel oferece atividades diferentes que variam com a época do ano. 
Aos fins de semana a criançada se diverte com o café da manhã com o Alceu, mascote do Hotel. Outros dias podem se aventurar na piscina aquecida ou ao ar livre, no enorme espaço verde do Alpestre. Em dias de calor o hotel  conta com piscina externa, toboágua, parquinho, quadra de tênis .... 


 Café da manha com o mascote Alceu 











Eu amo o espaço green do hotel. Sabe aquele barulhinho de folhas de árvore e canto de passarinho ? Sabe aquele ar geladinho das manhãs de outono e inverno ? Sabe acordar com cerração ? Me diz aí se é ou não é o ..... 😁😁





Citei que a recreação é para criança maior de cinco anos, mas pais de menores não desanimem, para os nossos também tem muita diversão, só precisam estar acompanhados pelos pais. Existe ainda a opção de contratar uma babá que ficará responsável por acompanhar o pequeno no lugar dos pais, caso queiram. É um serviço a parte e hotel indica profissionais disponíveis. 
Bento aproveitou muito o hotel, sempre acompanho por nós, que nos revezávamos na sala de recreação com ele. Não me assustou o primeiro verbo que ele pronunciou na vida, " passeá", que soltou durante essa viagem. Gente, o bichinho já acordava e ia direto para porta pedindo para ir para salinha de brinquedos, dançou com o Alceu, se divertiu com outras crianças durante o café  da manhã, brincou no espaço aberto nas manhãs de sol e ainda pegou uma piscina aquecida a noite, já que fomos no outono e a temperara estava do jeito que eu gosto, de bater o queixo ☃☃. Essa ultima  tarefa passei para o pai. 




Quase comendo massinha. 






Ahhhh como eu amo essa cidade e ainda mais essa cidade no outono .... Folhas cor laranja caídas na calçada, todo mundo encasacado, vinho na alma .... 
Voltemos ao hotel. 
O Alpestre é um hotel com muitos quartos, não espere aquele hotel intimista, para poucas pessoas. Nesse quesito lembra muito hotel que a CVC indica ( afff ! Torço o nariz ). O café da manhã, bastante variado, costuma ficar cheio e um tanto barulhento. Nada que atrapalhe o delicioso desjejum com opções de receitas da colônia, cucas, pães artesanais, bolos varidos, tortas, frutas, ovos etc etc etc 
Quartos limpos e espaçosos, cama fofinha tamanho king, varanda com vista para o lindo jardim, frigobar, aquecedor .... Tudo como manda um bom hotel, porém, nada de " Ohhhhh !!! ", ao menos não nas suítes luxo, as mais simples. 
Abaixo a bista do nosso quarto em um amanhecer com cerração. Como gosto de dizer, " pitoresco! " 




Já me hospedei na parte nova e essa sim achei mais charmosa. O espaço físico das duas alas ( nova e antiga) são os mesmos para o quarto luxo. Em ambas o banheiro é um pouco apertado. Eles oferecem banheira para os bebês mas essa quase não cabe no box. Ahhhh berço e cama extra também estão disponíveis sem custo adicional para crianças de até .... Ihhhh não sei quantos anos. Aliás considero um bom custo beneficio, sem contar que o hotel tem programa fidelidade com desconto em hospedagens futuras e oferece promoções em baixa temporada. 
O atendimento dos funcionários é primoroso desde o  momento da reserva até o check out, quando te mimam com um lanchinho de despedida para levar na viagem de volta. Nada mais que cookies e água, mas não deixa de ser um mimo né! 
A sala de lareira é um charme, super agradável para degustar um vinho ou tomar um chá de maçã que o hotel oferece e eu amoooooo. Só não espere muito do restaurante do hotel, caro e sem graça. 


  

Ahhh e como eu ia esquecendo de citar um local que frequentei  bastante quando fui antes de ser mãe e não tanto após ser mãe:  a academia do hotel !!! Ótima para queimar os kg extras adquiridos, inevitavelmente, em Gramado, é bem equipada e funciona desde as seis da manha. Esse ano tive companhia por lá. 





E a localização  ? Eu adoro esse bairro, Planalto, o segundo melhor bairro residencial de Gramado, após o Bavária, primeiríssimo. O Planalto é um bairro charmoso e tranquilo, fora do centro sem estar muito distante. Eu sou suspeita nesse quesito distância, além de fazer uso do " ali " de mineiro, amo andar quando estou viajando. QUANDO ESTOU VIAJANDO, deixo claro ! De qualquer maneira fica uns 800 metros do parque Mini Mundo e desse para rodoviária mais um tantinho e pronto, já estamos no centro. Isso cortando caminho por umas ruas bem deliciosas de se caminhar. Se o seu forte não for caminhar, o hotel disponibiliza uma van que transporta hóspedes até o centro em horários fixos na ida e na volta. Taxi é sempre uma opção e fica em torno de 12/15 reais. 
É isso ! Naoooo !!!! Não é só isso ! Esperem ! Quase me esqueço de dizer que existe um anexo do Kur Spa no hotel. Bahhhh !!!!! Quem desejar agendar uma horinha para terapias corporais só precisa pegar o elevador. Dai pensem, crianças na recreação, uma taça de vinho seguida de massagem ..... É ou não é o paraíso ? Hein ??? 
Agora sim! The End !
Site do hotel www.hotelalpestre.com.br