quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Povoados Andinos

Esse post vai com muito carinho para uma amiga de infância, daquelas que você nunca esquece , mesmo tendo vários "puxões de cabelo" no meio do caminho rsrsrs Para você, Jú, que hoje me lembrou o quanto eu gosto de escrever aqui. 

Continuo postando com grande atraso e, dispensando as desculpas, darei sequencia à narrativa sobre o Atacama e os dias incríveis que passamos nesse lugar arrebatador, improvável e inacreditavelmente incrível ! Resolvi que falaria sobre nosso ultimo dia no Atacama e o único passeio que não estava no meu roteiro. 

Acho que comentei no post anterior sobre o meu desejo que se tornou realidade , ver o deserto nevado. Comentei ? Então, Deus ouve, tá! Aliás, me ouviu recentemente em NY - pausa, vejam como sou eclética, do deserto a NY e amo cada um deles - mas conto de NY depois, adiantando que já planejo voltar lá antes que o inverno norte americano termine.



Então... Graças à neve, à minha prece atendida, uma verdadeira  catástrofe aconteceu. Não, nenhum vulcão entrou em erupção, pior,  não vi as Lagunas Altiplanicas ( Aveeee,  todo meu lado dramático italiano veio à tona nesse paragrafo ) ! Até hoje não acredito nisso. Sério !!! Era minha imagem do contraste do deserto x água azul cristalina ou verde esmeralda, não sei ao certo. Também, não pude conferir né!!!! Oh God !!!  Mas como nada, nada mesmo é por acaso, depois de espernear, fazer birra ( Deus sabe o quanto me irrito com alterações no roteiro, e a essa altura vocês também sabem ), me conformei que eu teria que um dia voltar ao coração do Atacama, para ver as Lagunas. Mas, Deus é justo e a infalível lei da atração nos levou ao tour que leva o nome desse post, " povoados andinos ".  Créditos para Marketa, dona do hotel onde nos hospedamos ( Atacama Adventure/ post anterior), que sugeriu a substituição diante do inevitável.










Como escrevi, era nosso ultimo dia. Decidimos o seguinte para aproveitar as horas restantes: levantar barraca logo após o café da manha,  atravessar o deserto, passando por alguns povoados andinos , almoçar em alguma vista espetacular ( nosso hotel preparou o almoço que levamos)  , e de lá seguir para o aeroporto de Calama ( transfer pelo hotel, lembrando que fechamos o pacote all inclusive ). Dai era  voltar para Santiago , pernoitar e fim da linha. E o dia foi, SENSACIONAL !!!!! Oh Deus, obrigada por me conhecer tão bem !!   O passeio era muito a nossa vibe. Uma mistura de volta no tempo,  vivência de história na pele, passado e presente em tempo real.

Seguinte, os povoados andinos encontram-se espalhados entre Peru, Bolivia, Chile e para falar a verdade não sei ao certo todo a região geográfica ocupada. Os Incas, mais conhecido dos povos andinos, já extinto ( lástima ), na verdade, eram como uma " tribo chefe" dos povos andinos. Explicando melhor, andinos são os povos que estão espalhados pelos Andes e suas respectivas tribos. Meio obvio, mas é isso !
























Quem planeja ir ao Atacama , com certeza ouviu ou ouvirá falar em Machuca, um povoado atacamenho , com o número extraordinário de  seis casas, que você visita logo após o passeio aos Géiseres Del Tatio. Falarei desse passeio aqui. E se você for ao Atacama e não for ao Géiseres não fale mais comigo ok !!!

Então... Machuca estava nos meus planos e estará no seu, mas, CASPANA e CHIU CHIU, foram a cereja do bolo que Papai do Céu nos enviou. Lá vimos face a face a vida como ela foi e como ela ainda é. Imagina aquelas camponesas, pastoreiros, caçadores , que carregam os filhos nas costas, balde na cabeça , uma varinha na mão, atravessando rio tocando ovelhas? Imaginou ? Te parece provável? A mim não parecia . Mas foi essa uma das cenas presenciada junto a uma natureza estupenda, bruta, silenciosa. Silêncio quebrado hora ou outra para ouvir as históricos do nosso guia Javier, devidamente acompanhada de um tinto, apenas sentindo, a energia do deserto.


























A primeira parada foi em CASPANA, que inspirou o filme " Lá Dombra Del Sol " de Silvio Caiozzi e Pablo Perelman. Segundo narrativa do nosso guia, baseada em uma história real, que mostra como os costumes são levados a sério, ainda hoje, por esses povos antigos.



Em CASPANA , residem os índios Aymaras, que somam 429 habitantes, vivendo da agricultura local. Olha só, não esperem buzina de carro, ir e vir de pessoas pelas ruas. Alguém falando ao celular ? Chamem  a NASA , é um E.T. ! O que se ouve é apenas o guizo de alguma cabra balançando, o vento forte que faz rodamoinhos nas areias do deserto e a água do rio que corre sem pressa. Aliás, pressa não se conhece por lá. Aproveitem para olhar, do alto da formação de canyons no deserto, o povoado, solitário, como se estivesse esquecido no tempo. É capaz de ouvir até seu coração batendo. Não é uma experiência incrível?
























Almoçamos em CASPANA , de lá seguimos para CHIU CHIU , um povoado já mais estruturado, com 900 habitante. Acreditem, esse é um número considerável por lá. CHIU CHIU é cortada pelo maior rio do Chile, o rio Loa, e uma Igreja datada de 1700, de arquitetura Espanhola, dão o tom do lugar.








O caminho até CHIU CHIU, além de terra ( não acredito que escrevi isso, mas é a imagem que ficou na minha mente, muita terra, um infinito) é emoldurado pela cordilheira dos Andes. E mais que de repente, no meio do nada, encontramos famílias de lhamas , guanacos,  raposas atravessando o caminho pelo deserto. Lembre-se " o intruso é você".









No deserto quem dita as regras é a natureza. É pura contemplação. Esqueça seu iPhone por lá. Aproveite o momento de total conecção com seu Eu, agradeça a Deus e à vida por você estar nela. Ahh  ta bom, pode tirar foto, porque isso é impossível não fazer. No mais , sinta e guarde para sempre a vivência mais genuína do deserto do Atacama.



     " A alma que deseja aproximar-se da espiritualidade precisa investigar como um viajante que tudo registra sem em nada se deter de modo definitivo. " Ramatis

E isso é tudo por hoje ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário