sábado, 5 de novembro de 2011

Refúgio Arelauquen

OIEEEEE!!!!!!! Sumida eu? Imagina!!!! Desculpem amigos, misto de preguiça com cabeça em outros lugares. Mas juro que eu estava louca para contar em detalhes sobre o passeio mais TOP de Bariloche. Devo confessar que era a grande expectativa da viagem e o que posso dizer, agora que o Arelauquen é uma lembrança, é que superou em muito nossos anseios. ARELAUQUEN é sem dúvida um passeio imperdível no roteiro de quem vai conhecer esse pedaço da Patagônia. Só devo alertar que não se trata de um passeio barato, e nem poderia ser, dada sua exclusividade. Mas posso dizer?? Vale cada centavo.

O romance com o Arelauquen começou bem antes da viagem, mais especificamente, quando comecei a namorar as fotos da karla e da Soraya, queridas que já citei aqui no blog que muito contribuiram para o sucesso da nossa viagem. Então... fuxica álbum de fotos daqui, pesquisa dali e uma certeza crescia : eu iria conhecer aquele refúgio de montanha!!!!!

Entramos em contato com a Vanessa Olivatti e pedimos que encaixasse nosso grupo de seis pessoas no primeiro horário do passeio (para fechar o grupo é necessário formar um grupo de no mínimo 10 pessoas e no máximo 16). Deixa explicar, o Arelauquen tem três horários de partida e o primeiro, por volta da cinco da tarde (quando buscam no hotel), é o mais concorrido, já que começamos com o entardecer e terminamos com a noite já caindo. Assim, quem vai no primeiro horário é presenteado com as cores mais lindas do céu, que se transforma enquanto você aprecia cada instante de dentro de uma cabana localizada no alto de uma montanha gelada, comendo e bebendo coisitas deliciosas da Patagônia.




Eu, Marcos, Weuber, Beta, Amanda e Gustavo







Vou explicar cada etapa do passeio para não deixar dúvidas de que o Arelauquen vale os 250 dólares pagos por pessoa. Devo lembrar que o preço referido sofre variações conforme a temporada.








No horário marcado, pontualmente, uma Van vai até o hotel onde estamos hospedados. Seguimos até a base do cerro, onde há uma pequena recepção. Nesse local, explicam o roteiro e, dependendo do horário que o passeio saia, te servem uns comes e bebes de entrada. Não no nosso caso, onde esses comes e bebes foram servidos quando chegamos ao refúgio no alto da montanha.



Primeira parada antes de subir a montanha

  Então, deste ponto onde nos reunimos, seguimos em um 4X4 até um ponto da montanha. A bagunça de verdade começa aí, quando o veículo desliza montanha acima, a uma altura considerável e em uma estrada escorregadia graças à neve acumulada. Por falar em neve não se esqueçam de roupa apropriada para o passeio, porque o frio... bem... você está na Patagônia e a esta altura já sabe do frio.

Voltando ao 4X4,  fiquem tranquilos, o motorista é super acostumado com o percurso e o veículo é próprio para enfrentar estradas cheias de curvas estreitas e nevadas. Bem, ao menos foi nesse pensamento que  me apeguei . Enquanto olhava para baixo, e a distância segura desaparecia, entoava um MANTRA :  " ELE ESTÁ ACOSTUMADO COM ESTE TRAJETO, ELE ESTÁ ACOSTUMADO COM ESTE TRAJETO, ELE ESTÁ ACOSTUMADO COM ESTE TRAJETO, ELE ESTÁ ACOSTUMADO COM ESTE TRAJETO ...."


4X4


Subindo a montanha
 Em um determinado ponto o grupo segue sozinho. OI??? Pois é, agora é cada um por si. Já guiou uma moto neve, mais conhecida como snowmobile? Se a resposta for "sim", sabem do que estou falando; se for " não, tentem imaginar o que é se aventurar em uma moto dessas, guiando até chegar em um refúgio no meio de uma montanha em plena Patagônia. Imaginou? É simplesmente SENSACIONAL com todas as letras. Por mais que eu tente expressar em palavras, não conseguirei ser fiel ao que vivemos. E o passeio estava apenas começando.




Snowmobile



































Ao cumprir essa etapa, chegamos, finalmente, ao refúgio Arelauquen. Entramos em uma cabana e a sensação é de estar em um daqueles filmes natalinos, com direito a casa do Papai Noel e neve para todo lado. Assim que chegamos, fomos recepcionados com entradinhas, sopa, tábua de frios e bebida. Importante destacar que no valor citado, está tudo incluído, inclusive bebida alcoólica (vinho e prosseco).


O anoitecer em Bariloche acontece, nessa época, por volta das nove da noite. Aproveitamos a luz do entardecer, que do alto da montanha toda branquinha, fica ainda mais belo, para registrar esse momento com fotos magníficas do lado de fora do refúgio. Há um mirante para você clicar a vontade a paisagem ao redor, enquanto aguentar o frio. A boa notícia é que dá para contar com o reforço substancial de um bom tinto argentino.




SUBLIME!!!
Arco Íris

Refúgio de montanha
Momento registrado, voltamos para o refúgio preparados para o segundo tempo, fondue de queijo. E assim ficamos até o anoitecer, comendo, bebendo, rindo e planejando outras viagens. O cenário ia se modificando do lado de fora do refúgio enquanto perdíamos a noção do tempo. É assim quando tudo está perfeito, o tempo parece parar. Estávamos em um lugar exuberante, entre amigos, vivendo momentos inesquecíveis!!!! Só me restava viver e agradecer.


Parceiros

Parceiros 2














A paisagem de dentro do refúgio começa assim:


E vai se transformando....


Outros cenários também se alteram, como a mesa com fondue de queijo e vinho tinto....



.... para a mesa com fondue de chocolate e prosseco.


Etapa comilança cumprida com louvor, é hora de dar adeus ao refúgio Arelauquen. Ahhh esse deixou saudades.... Mas o passeio não terminou. Lembrem-se que estamos no alto da montanha e precisamos fazer o caminho de volta para "casa". Como? Guiando a snowmobile montanha abaixo, com um pequeno detalhe que não existia na subida : algumas taças de tinto e prosseco rsrsrs


OOOOPS!!!



E se alguém tinha condições de dirigir esse alguém não era minha amiga, Beta kkkk. Ela vai me matar ao ler isso. Brincadeira, amiga!!! Acreditem, ela foi a única mulher do grupo a voltar guiando a moto neve. E garanto, tirou de letra. A maluca fui eu que estava na moto da frente à dela  kkkkk

Amanda e Gustavo

Roberta e Weuber

Marcos: " pode confiar, sobe logo, kamila!"
Bem, chegamos inteiros para o momento 4X4 O RETORNO DO MANTRA

Animação no 4X4
Para fechar com chave de diamante  o primeiro tombo da viagem foi inaugurado por nosso queridoo Weuber.



Assim foi o Arelauquen, também conhecido, carinhosamente, como "Are". E seu eu pudesse dar um conselho.. bem.. aqui eu posso né! Então lá vai : NÃO DEIXEM DE VIVER O MELHOR PASSEIO DE BARILOCHE!!!

Agradeço a DEUS pela oportunidade e chance de levar na memória instantes de puro deleite e alegria, agradeço aos amigos pela parceria, sem a a qual esse refúgio perderia parte da beleza, e agradeço ao meu amor pela companhia que me faz um ser humano melhor e mais feliz!!!

VALEU!!!



2 comentários:

  1. hummm que saudades deste lugar....I'll came back, ahh se vou !!!!

    ahh, detalhe: eu tbm voltei pilotando a moto mesmo após umas boas taças de vinho....show !!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem, estou indo a Bariloche e adoorei seus post,
    e se fosse possivel, gostaria que me desse umas dicas,vi também a opção La cueva e fiquei bemmm na dúvida. Chegou a verificar??
    Se possivel, me retorne please....
    ionarakochan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir