quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Onde comer tiramisù em Roma

Hoje me bateu saudade do meu doce preferido, o italianissimo tiramisù, e resolvi dividir aqui dois enderecos fantásticos em Roma. 

Eu viajei para Itália com a intenção de provar tantos fossem possíveis, e o fiz, mas dois lugares eu diria que não podem faltar na lista dos amantes da combinação perfeita entre mascarpone, açúcar e café. 

O primeiro é o ZUM, uma portinha pequenina no Campo di Fiori, que esconde sabores inimagináveis dessa sobremesa.  Não é facílimo de encontrar, mas como referencia, fica próximo a piazza del teatro di Pompeo. 

O paraiso onde você encontra do clássico a picolé de tiramisù, receitas sem glúten, sem lactose e light. Tiramissu light? Quem se arrisca ? 


Os preços vão de 1,80 Euros o mini, a 4 EUROS  porção maior. O mini é legal para levar para o hotel e experimentar vários sabores. O de pistache, supimpa!!! Para quem ama pistaches, a combinação com mascarpone ficou no ponto. 


Ainda  não me perdoo por não ter provado o cookie, eu sou apaixonada por cookie mas não deu para provar tudo, fica a dica para quem for. Me contem depois. 


    


O outro é mais conhecido, com certeza se você está com viagem marcada a Roma, já ouviu falar do POMPI. 


Localizado em um quadrilátero disputadíssimo pelos turistas, pertinho da Escadaria di Spagna, em um reduto repleto de cafeterias charmosas, incluindo o Antico Caffè Greco - que eu recomendo uma parada, nem que seja para um café no balcão, o local é tradissionalissimo, lindo e serve um café delicioso. 


                Caffè Greco 

 


 



Voltando ao Pompi, fica na Via della Croce, a poucos passos do Panificio Guerra, outra portinhola famosa por servir uma boa massa a preço excelente. 


O combo Panificio Guerra + Pompi é uma boa pedida, mas eu repetiria o Pompi, mas não o P. Guerra. Por que ? Porque comi massas bem melhores em Roma. A de lá achei boa, preço justíssimo, 4 EUROS - acreditem! - mas nada demais. Se for para um almoço corrido, tá valendo. E foi por essa mesma razão que o escolhemos, em meio a um dia apertado do roteiro. Zero glamour, é comer em pé ou sentado na calçada.  Do contrário, pularia o P. Guerra, indo direto para o Pompi e arremataria com um café no Antico Caffè Greco. 

Nosso roteiro mais eclético impossível, foi do almoço na calçada para o glamour dos Salões do Antico Caffè Greco. 


                              Panificio Guerra 

 



                                 Caffè Greco 

 


Sobre o tiramisù ? Receita clássica, perfeita, parece um algodão doce de tanto que derrete na boca. Lá eu fui apenas no clássico, mas os sabores são bem variados também. 


                           Sabores do Pompi 

 


 


 



E aí ? Alguém mais amante do tiramisù ?