domingo, 2 de outubro de 2016

Café Florian, o café mais antigo da Itália

Que tal um café na Itália ? E um café na Praça San Marco em Veneza ? E se esse café for o mais antigo da Itália ? Se estiver entre os mais luxuosos do mundo ? Agora acrescenta som de violino.  A soma  dessa mistura resulta no Café Florian. 

 

Eu sou aquela que corre de lugares turísticos. Sabe aquele restaurante com vista pra um monumento em alguma praça famosa  e por essa razão carissimo? Então, correndo risco de deixar a desejar no principal, sabores! 
Adoro dicas de local, aquela fora do pacote " turistão", geralmente afastado do circuito mais movimentado e,  na Itália, provavelmente, escondido em alguma viela.  Arrisco a dizer que na Itália, as pérolas gastronômicas seguem uma lógica de quanto mais simples, mais toalha xadrez sobre a mesa, mais copo para servir vinho,  mais sabores. Mas muda tudo se esse for um lugar histórico, se tiver mais de cem anos então, vou à loucura. E se eu souber que Hemingway, Goeth, Rousseau, Balzac, Proust eram frequentadores, aí meu bem, vai ter cinco estrelas no meu roteiro. 
Foi assim com o café de Flore em Paris e com o Antico Café Greco em Roma. E nessa mesma linha está o café Florian em Veneza. Bastaria a localização da mágica praça San Marco, com aquela luz da tarde, a energia única de Veneza, a visão da basílica San Marco.... Bastaria, mas o café Florian dá um toque a mais para um café da tarde se transformar em um momento inesquecível. 

Inaugurado em 1720, é o mais antigo da Itália e o mais antigo em funcionamento na Europa. O Antico Café Greco em Roma data de 1760. Fui lá também é conto depois. Roma, sua linda, vai chegar sua vez. 

 

Todo mundo sabe que faço meu próprio roteiro, compro guias e traço todos os aspectos, inclusive as furadas são de minha autoria. Marido só segue o fluxo. Mas preciso confessar que minha primeira paquera com café Florian não foi o valor histórico, foi a visão apaixonante de alguém no Instagram tomando um chocolate quente com menta e ao fundo um violino. Pensei "preciso desse chocolate ! ". E só depois fui pesquisar o endereço e saber do valor histórico. Nesse momento já sonhava com a tarde que sentaria calmamente no Florian, apreciando cada gota de café. Já orando para Bento se comportar enquanto os pais degustam o café e ouvem música clássica apreciando o momento - expectativa. Querem saber a realidade ? Eu sentada tomando cafe/chocolate quente  enquanto Bento corre atrás dos pombos e Marcos corre atrás de Bento. Tudo bem, Marcos não liga tanto assim para o valor histórico da coisa kkkk

 

 

Vamos ao lado prático. O lugar, como manda o figurino do combo " Histórico + famoso + local mega turístico ", é caro. Apenas pra sentar cada pessoa paga seis euros pelo couvert e, o café que você pagaria 6 euros  no balcão, passa a valer 12 ao sentar. Então, a dica se você quiser pagar menos é pedir o café no balcão. Não tem o charme das mesas na praça ou mesmo o requinte dos salões internos, mas ainda assim é um café com história. A música você pode apreciar de pé na praça também. Tudo tem solução. O que vale é curtir a atmosfera do Florian, que inclusive foi eleito um dos dez cafés mais luxuosos do mundo. Pausa pr o momento " tirando onda ", pra dizer que já conheço alguns da lista. Novidade nenhuma, porque sou a louca do café. Velho então ....

Tem que entrar par entender sua colocação na lista. O salão de chás te faz sentir em algum lugar no século passado. E  na dúvida se me sentava ali ou nas mesas que dão para a praça - coisa de libriano - me sentei um pouco em cada um. O garçon me achou bem fora da casinha. 

 


 


 

 


 

 

O que dizer mais ? Vá ! Garanto que vale cada centavo. Assim como Veneza, o Café Florian é único! 

Até a próxima dicas de sabores em Veneza. 

Baci baci 


Vino Vino - almoço em meio a um jardim em Veneza

Ahhhhh Veneza!!!!! Quantos suspiros por essa joia da região do Veneto!  Deixei Veneza para o fim da nossa viagem pela Itália, queria celebrar lá meu aniversário. Algo me dizia que seria para fechar a viagem com chave de ouro. Só não sabia que fecharia com chave de diamante,  joia rara e única, assim é Veneza. Para sempre teremos um caso de amor. Me recordo ainda a primeira visão que tive da cidade, saindo do trem, na piazza romana. A visão era do gran canal, táxis aquáticos deslizando, pessoas subindo e descendo malas sobre as pontes que cortam Veneza. Fiquei paralisada, tive vontade de chorar, mas só agradeci. Ainda não era meu aniver, mas eu já sabia que havia feito a escolha correta para romper meu velho e novo ano astral. 
Veneza merece ser visitada por inúmeros motivos, bastaria dizer que a construção impressionante das casas sobre o rio já vale para entender porque essa cidade é única no mundo. Mas não é só isso, é o ar - bem, dizem que no verão o ar não é tão agradável assim - o clima - mesmo quente para os meus padrões - são as janelas floridas e varais de roupas penduradas, o lúdico das máscaras de carnaval, as igrejas, palácios com fachada gótica, as ilhas, pontes, mercados, canais eeeeee os sabores. Ahhh os sabores !!!!!! 

                      Primeira visão de Veneza 
 



Vamos aos sabores e a primeira dica de onde comer em Veneza. 
A cidade tem fama de ser uma das mais caras da Itália. Mas confesso que não achei nada difícil encontrar dicas de onde comer muitoooo bem sem extrapolar o orçamento. Passei por inúmeros estabelecimentos e fiz questão de olhar o cardápio. Mesmo no restaurante mais caro sempre há opção de uma pizza. E queridos leitores, que pizza !!!! Nenhuma novidade até aqui. Mas você não vai entender o que é pizza até comer uma na Itália. E olha  que fui criada por italiano, na minha casa molho de tomate é molho de tomate mesmo, domingo era dia de comprar massa fresca na casa da tia avó italiana. Pausa para as melhores lembranças gustativas da minha vida.

Mas vamos ao restaurante que leva o nome desse post, o Vino Vino. 
Para quem vai à Veneza, indico o  blog Itália Per Amore, da Isa, uma brasileira que vive no Veneto, na cidade de Treviso, perto de Veneza. O melhor blog de dicas da região. A dica do meu aniversario catei lá, conto depois.  Vou deixar o link do blog abaixo e se você for a Veneza e arredores, passe lá no blog dela. 

www.italiaperamore.com 


O restaurante fica pertinho do teatro La  Fenice. Não é fácil achar um endereço em Veneza, e é fácil, porém, delicioso, se perder por lá. Mas com a dica do teatro ficou tranquilo. O La Fenice ( a Fênix ) é o principal teatro lírico de Veneza e até agora não me perdoo por não ter reservado um tempo maior para ele. 

                     Fachada do teatro La Fenice 
 


A entrada do restaurante não te diz nada e parece vazio, principalmente porque seu vizinho mais famoso, o Antico Martine, costuma ficar bem cheio.


             A entrada em divisa  com o Antico Martine 
 

Basta entrar e se dirigir ao fundo do restaurante, onde se encontra um romântico jardim, para perceber aonde foram parar os clientes. É ali que aconselho você ficar, escolha qualquer mesa e curta um almoço com calma, deguste um vinho e planeje um dia voltar a Veneza. Porque Veneza te deixa assim, sonhando ...

 

 

Os preços são bem justos, a atmosfera agradável, a comida sensacional. Bento se acabou na massa que pedimos para ele. Temos uma italianíssimo em casa!

 

 

Escolhemos uma mesa bem no cantinho, com um sofá para Bento ficar mais à vontade. 

 

              

Escolhi um vinho toscano e Marcos resolveu experimentar uma birra (cerveja) italiana, que ele achou "leve". Palavras dele "não é como a belga ". Nesse  assunto, birra, não dou pitaco, mas posso afirmar que vinho estava ótimo - quando tomo sozinha peço apenas uma taça, vida de mãe, se bem me entendem. Na Itália, por favor, peça vinho italiano, que além de maravilhosos têm preços super camaradas. Os vinhos da casa costumam ser ótimos.

 


 

 


Termino o post com a imagem da escolha de Marcos, pizza aos quatro queijos. Preciso dizer que estava incrível ? Aviso desde já que essa palavra vocês lerão em todos os posts de sabores pela Itália, me perdoem, mas preciso ser sincera.

 Até o próximo com mais dicas de sabores da agora, MINHA VENEZA ! 

" LA VITA È TROPPO BREVE PER MANGIARE E BERE MALE "

Endereço Vino Vino 
Fica perto do Teatro La Fenice e à poucos metros da Piazza S. Marco. Endereço: San Marco, Ponte Delle Veste, 2007/A.