terça-feira, 14 de junho de 2016

Algumas das melhores Pâtisseries parisienses

Mudando de ares, vamos agora até a França falar do que eles entendem melhor, SABORES !!! Tudo bem que eles falam a língua da moda, da etiqueta, da cultura e história, e sim vi de tudo um pouco durante nossos 12 dias por Paris, mas preciso dizer que a culinária...... Hummmmmm ........ Mais mil ......... e mais mil !!!!!!!!!!!  porque ainda me faltam palavras e sobram suspiros.  Foi uma verdadeira explosão de sabores nossa vigem por Paris, em especial os sabores das Pâtisseries. Me enfiei em uma verdadeira missão de provar tantas iguarias  fossem possíveis. Queria provar os doces tradicionais, aqueles que levam as receitas originais criadas e produzidas direto da fonte. E olha, cumpri minha missão com louvor. Obvio eu não se trata de um guia, portanto não tenho a pretensão de esgotar os milhares de endereços parisienses, mas apenas as minhas impressões do pouco que conheci por lá. 
Ficarei devendo algumas fotos que estavam no meu celular recentemente furtado. Uma lastima ! Mas está tudo devidamente arquivado na memória das minhas células adiposas 😫😫😫. 

Nota: como são muitos os endereços de uma mesma Patisserie, optei por colocar o endereço principal ou aquele que conhecemos. 

Atenção ! Cuidado com as fotos que seguem. Elas provocam os sentidos. 

PIERRE HERMÉ
Consideada a Dior das sobremesas, preciso dizer mais nada. 
Com alguns endereços na cidade, fomos na P.H. do bairro Marais. 
Os macarons P.H., com sabores  ousados, é um dos preferidos dos parisienses. Entre muitos sabores,  encontramos alguns mais inusitados como iogurte com limão; caramelo; mogador (chocolate e maracujá); pistache; infiniment rose (creme de manteiga com essência de rosa); satine (cream cheese, laranja e maracujá) 
Mas sensacional mesmo é a mistura de sorvete e macaron 😱  Sai do Brasil certa que cairia de amores por essa invenção e não deu outra. Alguém me teletransporta para Paris agora, por favor ? 
O meu preferido foi INFINIMENT CHOCOLAT : sorvete de chocolate amargo, nougatine, pedaços de chocolate crocante, fleur de sal, pimenta de sarawak e biscoito/macaron de chocolate. 
Mas a Dior das sobremesas é muito mais que apenas macarons, a boutique ( assim os parisienses chamam) é repleta de invenções maravilhosas. Precisari voltar em algumas encarnações para provar tudo.

 

Deixo aqui dois endereços:  72 rue Bonaparte, 75006 Paris e 18 rue Sainte Croix de la Bretonnerie, 75004 Paris

ANGELINA CAFÉ 
Na verdade uma casa de chás em Paris, mas com sobremesas tão conhecidas quanto o requinte do salão do endereço da rua Rivoli. Esse é o endereço classico, também o mais lindo, com todo o glamour de uma verdadeira casa de chás parisiense, mas é possível encontrar Angelina também em um anexo do Louvre ( na varanda do primeiro andar, no Café Richelieu e com a vista direta para a pirâmide. Quando visitarem o museu, programem uma pausa para conhecerem seus famosos doces. Uma dica para acharem o Café Richelieu: ele se encontra na ala Richelieu e pertinho dos apartamentos de Napoleão III ), e no Palácio de Versallhes próximo ao Petit Trianon. Esses foram os endereços que fomos, sim, no plural, porque uma vez em Paris, tomar chocolate quente no Angelina é obrigatório, e uma vez que você prove, vai querer repetir. Eu não poderia descrever a cremosidade, a consistência, o cheiro, o sabor do AFRICANO ( esse  é o nome do pecado ), feito com chocolate fundido lentamente. Olha, simplesmente  não consigo. Só assino embaixo à fama de ser o melhor chocolate quente de Paris. Provei alguns e se alguém souber da existência de outro melhor, façam o favor de dividir aqui esse segredo pelo amor. 
Querendo levar para casa, eles tiveram a brilhante ideia de engarrafar essa maravilhosa perdição. Bateu aquela fome a noite? Ta no hotel sem fazer nada?  Chocolate Angelina tá lá para te salvar ou te ferrar de vez dependendo do ponto de vista. 

                                      Africano 
 

 
Outra Patisserie que levei no roteiro foi MONT BLANC, à base de suspiros recheados com creme de leite e cobertos por um creme de castanha portuguesa. É unânime, todos amam essa sobremesa, menos eu. Tenho certeza que quem provou e está lendo esse blog acaba de perder o respeito por ele. Acertei ? Não li ninguém falando nada diferente de " prove " " vai amar " " só não peça junto com o africano". Mas preciso dizer que não amei, aliás, nem repetiria para tirar a prova, achei muito açucarado, não curti a textura, enfim, entra para lista do " tem que ver para crer ". Gostei bem mais daqueles bolinhos fofinhos ( a louca  do bolo ) que eles chamam de MADELEINES. Perfeitos para acompanhar o Afrianco ou um café, eu comprova um a cada esquina de Paris entre uma pausa e outra nas andanças. 

                                Mont Blanc
 

Endereco : 226 rue de Rivoli 75001 Paris – aberto todos os dias das 8 as 19 horas. Domingo aberto para o brunch.

CAFÉ DE FLORE
Aqui um parênteses, apenas para citar outro chocolate quente sensacional, um pouco menos encorpado, porém bastante cremoso, no ponto. O endereço é mais que conhecido e presente na enorme parte de roteiros de quem vai a Paris. Eu diria imperdível pelo valor histórico, mas eu farei post a parte. Apenas para não perder o fio da meada, como diria minha avó. 
O chocolate quente do CAFÉ DE FLORE é sensacional. Só isso! Próximo ponto. 

 

Endereço : situado na esquina do  boulevard Saint -Germain com a rua Saint-Benoît, 
172 Boulevard Saint-Germain, 6º arrondissement


LA MAISON DU CHOU
Cai de amores por esse " CHOU" que  é uma massa leve, neutra e oca, já que a ideia é ser recheada por algum creme. É possível encontrar sabores como chocolate, baunilha, café, limão, doce de leite etc 

Saindo do Marais em direção a île Saint Louis, passando por uma ponte, bem perto da catedral Notre Dame, você encontra uma pequena loja - ops! Boutique. - de CHOU. Ficou fácil encontrar ? Calma vou catar o endereço para deixar aqui. 

Endereço: 5 Rue Jean du Bellay, 75004 Paris

Daí você segue seu passeio, lentamente  passeando pelas margens do Sena e parte direto pra o segundo round. Vá até a rua central que se chama Saint Louis en Île par tomar um sorvete Berthillon 👇👇👇

BERTHILLON 
O melhor sorvete de Paris e talvez um dos melhores do mundo. Fica na pequenina Ilha de Saint Louis. 
Não saberia definir qual o melhor sabor, mas amei o de doce de leite. Preparem-se para filas quilométricas.

Perdoem a foto. Só sobrou essa aí da fila. 
 

Endereço: Rue Saint Louis en Île, 75004 


AMORINO
Ainda sobre sorvetes, não poderia deixar de citar o queridinho dos brasileiros que visitam Paris, o AMORINO. Com cerca de 25 endereços na cidade, em um deles você precisa entrar e cumprir a difícil tarefa de escolher quais sabores irão montar as pétalas de seu sorvete em forma de rosa. Da até dó de comer. Mentira, comi sem dó nenhuma. Ainda me lembro do prazer de andar pelas ruas de Paris tendo em mãos um Amorino se " despetalando ". 

 

Endereço : são muitos, fiquem tranqüilos que eles vão te encontrar. 

ÉCLAIR 
Essa sobremesa dos deuses dispensa apresentações. São inúmeros endereços que servem eclair com louvor. 
As clássicas Pâtisseries francesas, todas elas têm na sua vitrine essa bomba de sabores com recheios dos mais variados. Eu poderia citar aqui Laduree, Fauchon, que são hiper famosas por suas Pâtisseries, incluindo óbvio, éclair. Mas foi durante minhas andanças pelo imperdível bairro Saint Germain, meio que por acaso entrei na  L 'ÉCLAIR DE GÉNIE. Entrei, apostei e fiquei totalmente apaixonada. Sai dali e fui pesquisar o responsável por aquela bomba recheada de amor e descobri que o nome por trás deste espetáculo de sabores é Christophe Adam, com passagem pelas respeitáveis Pierré Hermé e Fauchon. Santo feeling esse meu !!!!! Como não estava no meu roteiro até hoje não sei. E parece que o cara não para de aprontar, criou um éclair gelado. Só tem um problema, eu soube disso quando já estava no Brasil. Agora me diz como é que a gente resolve isso. Hein ??? 

Endereço : 13, Rue de l’Ancienne Comédie 
Nota:  o primeiro endereço foi no Marais e hoje já são quatro endereços na cidade. 
 

 LADURÈE 
Quem nunca ouviu falar da famosa boutique de macarons? Tão imediatamente pensamos na capital francesa, seguido do Louvre, torre Eiffel, Notre Dame, vem ao pensamento a sofisticada Ladurèe. Embora seja fácil tropeçar por alguns endereços pela cidade, desde quiosques dentro do aeroporto, fomos ao requintado salão de chás com endereço na emblemática Champs Elysées . 
Não é só de macarons que vive a casa, mas foi essa Patisserie que me levou até lá, de onde sai com alguns sabores na sacola. É por falar na sacola, até esta é charmosa. Fica aí a dica de um ótimo souvenir, os macarons vem em lindas caixinhas de presente e representa muito bem Paris. 
Gostei muito dos macarons, mas para falar a verdade ainda estou na dúvida do meu preferido. 

 

 

 

Endereço : 75 Av Champs Elysées, 75008


JEAN PAUL HÉVIN 
Mais um para complicar minha sentença sobre  qual seria o melhor macaron de Paris. São tantos os  artistas que cumprem com maestria a arte de criar e recriar essa delioiosa Patisserie, que fica impossível eleger apenas um. 
Jean Paul Hévin, respeitado como um dos melhores chocolateiros da França, conta com alguns endereços na capital, com vitrines exuberantes de bolos, éclairs, macarons, seus famosos chocolates, tudo incrivelmente fabuloso. A coisa é tão seria que a marca lança edições conforme as estações. Só falta ter semana de moda de Pâtisseries, porque designer e criatividade não faltam. 
Fomos em um " quiosque" dentro das GALERIAS LAFAYETTE, apenas catar uns regalos para comer em casa, mas deixo aqui outros endereços. Até hoje não me perdôo por não ter provado o chocolate quente, um dos carros chefes da casa. Meu consolo é saber que não saberia escolher qual invenção de chocolate quente tomar, porque aqui falamos de um " BAR DE CHOCOLATE ", não de um simples chocolate quente, ou frio dependendo da estação. Falamos de invenções como Chocolate ao caviar, chocolate a framboesas ou ao leite de amêndoas. Imperdoável ! Traz cá uma chibata, vai! 
O endereço da rua Saint Honoré é para sentar e desfrutar. Motivos não vão faltar, basta dizer que fica estrategicamente ao lado da loja Colette, na place Vendôme, colada no jardin des Tuileries. Vão lá e depois me contém se é ou não uma dica quente. 

Endereços : 

Loja e Bar de Chocolate: 231 rue Saint Honoré 75001 

Lojas: 23 bis avenue de la Motte Picquet 75007  e 3 rue Vavin 75006

 

 

FAUCHON
Outra que dispensa apresentação, símbolo de luxo, não tem erro qualquer sobremesa que pedir ali. A vitrine já é de comer com os olhos. Apenas para sair um pouco do lugar comum, digo macarrons, éclair, tartine - provei todos em versão mini - , minha dica é " CROASSANT  TRIGRÉ ", são três sabores, chocolate, pistache e framboesa. DELICIOSOS ! Não sei que  adjetivos usar mais, só de escrever, consigo sonhar com esses três sabores - sim, pedi os três - acompanhado de um café, recuperando o fôlego para continuar batendo perna pelos arredores de Madeleine, até Place Concorde, entrando nas lojas da rua Royale, que une a praça Concorde e a Madeleine, cheia de sabores, glamour e tudo mais. 
Fiz um recorte de uma foto que eu tinha postado no face com algumas montagens de várias Pâtisseries, onde se vê que não economizei em provar croassant, éclair, macarons,  porque sabe-se lá Deus quando eu encontraria outra Fauchon na minha vida né - acabo de saber que São Paulo contará em breve com um endereço. Sempre SP !!! - .  Até breve São Paulo!!!! 


 

LA MAISON DU CHOCOLAT
Peguei a dica no guia " PARIS PARA VOCÊ " da Lelê Saddi, anotei para vida e entre uma pernada aqui e acolá fisguei uns chocolates para comer como quem não tem nada a perder na vida, nem kilos,nem consciência, nada. É isso! Chocolates! 
 
Endereço : 225 Rue Du Faubourg Saint Honoré , 75008 
Como escrevi, as fotos estão ruins, pois não as tenho mais e contei com print de montagens que havia feito em um álbum. Repito que aqui tem apenas o dedinho mindinho do universo de Pâtisseries parisienses, apenas o que tive tempo de conhecer, mas que gostaria muito de dividir com vocês. 
BJS docinhos. Au Revoir ! 



sábado, 11 de junho de 2016

Empório Jardim. Um achado no bucólico Jardim Botânico.

Passando par deixar uma dica rápida de sabores. Para quem estiver de passagem pelo Jardim Botânico, indico uma recente descoberta, um lugar para começar bem o dia ou para uma pausa no meio da tarde, um espaço que reúne delicatessen, padaria e bistrô. Graças a esse último também uma boa pedida para almoço ou jantar. 
Empório Jardim é o nome dessa saborosa mistura. Com cardápio para refeições e cafés, incluindo cardápio infantil - agora vivo de olho - , opções naturebas e guloseimas, difícil não encontrar algo para o seu gosto.  Eu que sou natureba e adoro uma patisserie fico sempre na dúvida se vou de natureba ou ataco a gordice. Essa ultima anda vencendo. 
Além do cardápio, o empório serve pratos do dia que ficam expostos em um quadro negro logo na entrada da casa.  Nunca fomos na hora do almoço então não posso dar meu relato sobre as refeições, mas as resenhas que já li são ótimas. Sempre vamos no café da manhã ou lanche da tarde, então acabamos optando pelo cardápio de cafés, um cardápio separado que você escolhe as opções naquele esquema de marcar um " X " e monta sua refeição. Difícil escolher o que não vai levar um " X" no farto cardápio em opções, com os pães, geleias  e chás da casa, sempre deliciosos. 

 
 

 


O espaço é bem gostoso, com mesas distribuídas em dois ambientes,  um deles com vista pra rua, perfeito para ficar observando o vai e vem das pessoas no pitoresco bairro JB. Vinhos, paes, e plantas em caixotes de madeira se revezam na decoração e separam os dois ambientes que é bem cool. 

 
 

 

Na parte interna fica o balcão e prateleira de guloseimas. Logo na saída a prateleira com paes artesanais. Na última vez levamos para casa o pão de chocolate belga. Sobre este gostei, mas não amei, talvez porque já era noite e no dia seguinte não ficou uma maravilha não. Tentei dar uma esquentada mas o chocolate derreteu. Deu ruim ! 

 

 

 

Mas vamos ao que adoro por lá, além da possibilidade de tomar um vinho em um local mais descontraído - algo tipo fim do dia para relaxar, sabem? - também a seleção do cardápio de cafés e chás que falei aqui. Um minuto de silêncio pra o chá de hibisco com maçã que servem quente ou gelado, deliciosooooo!!!! Tomo sempre quente, porque chá para mim é pelando. Carioca que gosta de chá gelado, eu sou mineira uai. Acompanho pão de queijo, mas o segredo é que o queijo em questão é gruyère.  Tá bom para você ? 
Já falei aqui do Casa Carandaí, também no JB e lá também tem um pão de queijo gruyère de comer rezando. Já que falei de pão de queijo gourmet, baixou a mineira que sou, outro endereço que serve O pão de queijo é o Le Vin Café no Village Mall. Papo para outro post. 

 

 

Outra guloseima é o croissant de chocolate belga ( foto acima ) massa fininha, recheio q dispensa comentários. A patisserie do Empório é, para mim, o ponto alto de lá. Mas merece destaque também os ótimos azeites, alguns orgânicos, molhos, chutney, geléias, vinhos, iogurtes e granola feitos na casa. 
Vejam que a natureba aqui anda na linha quando o assunto é delicatessen. #SQN  Simplesmente amo sentar em uma dessas e me acabar na gordice. Só salva o chá mesmo, isso quando não troco pelo vinho, mas vinho é vida né! 

 

Por falar em natureba ando tão feliz com as novidades no Rio que também tenho post novo sobre os novos endereços vegetarianos, veganos, orgânico e tudo mais, mais deixa esse papo pra outra outra ( to com muito assunto né ) que o assunto aqui é explosão de calorias 😩😩😩. 
É isso ! Deixo o endereço abaixo. 

Empório Jardim
Rua Visconde da Graça, 51 – Jardim Botânico
Rio de Janeiro/RJ

domingo, 5 de junho de 2016

Hotel Ritta Hoppner. Um lugar de encantos.

Dando sequência às dicas de Gramado, aqui vai mais um post dedicado aos viajantes  que carregam seus pimpolhos na mochila sem medo de ser feliz. Mais um hotel incrível para deixar aquele gostinho indubitável de " quero mais " que Gramado sempre deixa : Hotel Ritta Hoppner ! Um dos mais antigos da cidade, o hotel que pertence aos mesmos proprietários do Mini Mundo - parque temático - foi eleito o melhor hotel do Brasil, o melhor da América do Sul e o décimo melhor do mundo. O que o RH tem de especial? Vem ver ! 

Era uma paquera antiga, lembro da primeira vez que coloquei os olhos na arquitetura bavara do RH, durante nossa lua de mel enquanto fazíamos um city tour - por aí da para ver a quanto tempo  isso se deu, eu ainda era turista ahararara - a long time ago..... Flertei com os detalhes românticos da construção, flertei com o chá da tarde, com o jardim do hotel, enquanto anotava mentalmente que na próxima viagem ficaríamos ali. E foi no no outono de 2015, Bento com oito meses de vida quase completos, que nos hospedamos, finalmente, no RH,  durante 4 memoráveis dias. Foram dias de  manhãs ensolaradas e céu azul com o geladinho da estação. Foi a primeira vez que pude encapotar meu pequeno que ficou ainda mais lindo e gostoso com seus looks invernais. Quem disse que mãe de menino não brinca de boneco ? Hein ?? 





O hotel RH fica  no bairro Planalto,  a 900 m da rua coberta e do Palácio dos Festivais, cercado do mais genuíno silêncio é perfeito para descansar longe do centro mais movimentado. Adoroooo esse bairro e a possibilidade de caminhadas magníficas por suas ruas até chegar ao centro de Gramado.


 
O RH não é apenas um hotel ideal para famílias, mas também para casais em lua de mel, aliás muitos casamentos são celebrados por ali. Fico imaginando um fim de tarde de outono, céu cor de laranja e o casal recebendo a benção no meio daquele jardim....Suspiros !!!!! Quem sabe um dia renovamos votos assim!!!! 





 Dividido em duas partes, de um lado da rua o espaço onde ficam as cabanas - nos hospedamos aí -  do outro, os apartamentos. As cabanas se dividem em mais simples, apenas com varanda, quarto e banheiro - mas não por isso sem charme, pelo contrário, há delicadeza e cuidado por toda parte - até cabanas com piscina particular e sala. As primeiras, onde nos hospedamos, são mais apertadas para quem vai com criança, mas perfeita para casal e com excelente custo benefício.  Na próxima vez - sempre tem né - vamos optar por uma cabana maior, ou ficar na ala dos apartamentos que parecem ser ótimos, inclusive apartamentos com mini cozinha.  Mas não se preocupem caso não consigam reservar essa suíte, pois o restaurante do RH é de sabores que valem a pena reservar ao menos um dia para ele. Não tenho costume de jantar em restaurante do hotel, mas quem viaja com bebes sabe que isso acaba virando uma certa rotina, e foi aí que conhecemos a cozinha do RH. Uma grata surpresa, inclusive para os pequenos. Aqui um parênteses que preciso destacar, o super atendimento que recebemos da equipe da cozinha, que todos os dias preparavam algo especial para Bento, exatamente do jeito que pedimos, tudo super saudável e fresco ( complementamos a comidinha dele que levamos de casa naquele esquema que já contei aqui, com purezinho, legumes frescos, que o hotel carinhosamente  preparou). 


                          Cabanas 










Esse foi de longe o melhor café da manhã de hotel que já saborei em Gramado. E olha que já passei por bons cafés da manhã por lá, hein! Até hoje sonho com o bolo de iogurte que comi, textura igual jamais vi ( rimou rsrs ). Esperavam que eu falasse em bolo de chocolate, doce de leite, cobertura trufada né não? Ahararara Nada de torcer o nariz só porque falei " de iogurte", porque esse era O bolo de iogurte, e para melhorar ainda  rolava umas gotas de chocolate na cobertura, mas se não rolasse continuaria sendo incrível, podem confiar, aqui vos fala a tarada do bolo. Nada me apetece mais durante o desjejum do que bolo com café.  Sem nem um pingo  de exagero, tudo feito com esmero, fresco, cheiroso - comida tem que ter aroma né gente -, quentinho, perfeito.  Além do buffet você pode pedir panquecas, waffle, ovos mexidos que eles trazem até você. Alias, o atendimento dos funcionários - staff para ser mais chic - é um dos pontos altos do RH. 




No RH nos sentimos em casa, Bento já era conhecido pelo nome, o que nos faz sentir não como "mais um hospede", mas como parte daquele lugar. 
Certa manha pedi um chá já bem ao final do horário de serviço de café da manhã e prontamente não apenas se dispuseram a me servir o chá, como me ofereceram para tomar no jardim. E lá fui eu degustar um maravilhoso chá de maçã com canela tomando sol de outono no jardim do hotel. Isso enquanto Bento brincava na casinha de brinquedos, já que ele ainda era muito pequeno para brincar no parquinho. Pausa para suspiros!!!! 





O RH além de uma casa de brinquedos ( KINDER HAUS ), tem um parquinho ao ar livre, com brinquedos sob copa de árvores que cercam um jardim de 10000 m2, bosques com árvores nativas, um gazebo delicioso para perder as horas por ali, além de bancos espalhadas pelo jardim e duas piscinas externas. 
Na ala aonde ficam os apartamentos é servido o café da manhã e também aonde fica a casa de brinquedos, o parquinho e o gazebo.  Na ala das cabanas, logo à frente, do outro lado da rua, ficam as duas piscinas com área infantil, um bar que só abre no verão, e talvez primavera, mais um tanto de área verde minimamente bem cuidada, jardim de inverno, casinhas em miniatura,  tudo bem lúdico.  


                                                        KINDER HAUS 


                           Parquinho 


                                                   Piscinas, bar e bosque 






Esqueci de mencionar que as cabanas tem nome de personagens infantis. Nossa cabana era " Dunga " e os anões se espalham pelos jardins do hotel. Um lugar de encantos !!!! 





Alem do restaurante com cozinha internacional, para os viajantes fitness o hotel tem academia ( fico devendo detalhes,  ainda não havia voltado a ativa quando lá me hospedei, mas na próxima não me escapa ). E precisa mesmo de academia, porque não bastasse tudo isso ainda rola um chá da tarde que é servido diariamente as 16:00 às 18:00 h. Preciso mesmo escrever que os salgados e doces valiam cada grama de engorda? Café, chá do dia, chocolate quente.... Muffin, tartelete.... Parei porque já virou tortura. 

                                                           Chá da tarde 


Quem se hospeda no RH tem entrada gratuita no parque Mini Mundo que fica a poucos metros do hotel. O parque é parada obrigatória, faz parte do "pacote turistao" que costumo falar aqui, mas  entra na lista do  "turistao" que vale a pena conhecer. Sou suspeita, já perdi a conta de quantas vezes já fui ao Mini Mundo, meu lado infantil falando mais alto. 



Aos fins de semana tem café da manhã para a criançada com os personagens do parque, seguido de brincadeiras e joguinhos de adivinhação. 



O hotel todo é um sonho, com decoração em estilo bávaro, cheirinho de maçã e lavanda no ar, jardim encantado, gazebo e agora sei que ainda contam uma pequenina capela. Acho que vou mesmo renovar votos ali. 

Gostaram ? Nós amamos!!!! Até breve Ritta Hoppner !!!! 




Site : http://www.minimundo.com.br/rittahoppner/