segunda-feira, 30 de maio de 2016

Os sabores do La Hacienda

Depois de mais de 10 anos visitando Gramado anualmente, alguns anos até mais de uma vez, posso me aventurar fora do pacote que chamo de " turistão ". Não que eu não faça isso logo de cara no primeiro roteiro, poque sempre faço, e não que eu ache ruim fazer programas exclusivamente turísticos, de jeito nenhum, fora da nossa terra, afinal, somos todos  turistas. E quer saber ? Amo ser turista, desconhecida em terra alheia, me sinto incrivelmente livre. Em Gramado, porém, já não me considero assim tãooo turista e as vezes sinto falta, inclusive, daquele olhar único de viajante de primeira viagem. Pois bem, acontece  que muitos desses programas " turistão", são sim indispensáveis a um roteiro de iniciante, nem que seja para dizer " fui e não volto mais " ( exemplo clássico na Serra gaúcha, Café Colonial,  faz parte de conhecer a cultura local e não precisa mais voltar, quase nenhum vale a pena ), porém, outros são típicas furadas, e pode pular sem dó ( exemplo, subir os degraus até o topo da Estátua da Liberdade em NY. Não me matem por favor, mas esse turistao eu pulei sem dó). 
Se tem uma coisa que faço questão de fazer é meu roteiro de viagem, já falei isso aqui inúmeras vezes. Leio blogs, compro guias, entro no site, leio comentários e vejo fotos de viajantes Tripadvidor, para depois decidir se um item entra ou não no roteiro. Confio no meu feelling ( amigos discordarão 😬😬), mas também costumo me enfiar em cada furada .... meu marido que o diga. 
Mas que estou escrevendo isso tudo mesmo ? Ah tá! Para contar aqui uma dica de restaurante que sai um pouco desse roteiro " padrão " de primeiro viajante. O Restaurante do delicioso hotel/ estalagem La Hacienda, que faz parte da Associação de Hoteis Roteiros de Charme. 
O hotel fica a 14 kg de distância do centro de Gramado,  pela estrada Serra Grande, cerca de uns 20 minutos. Para chegar até lá tem que ser de carro. Fomos duas vezes, a primeira de taxi ( 50 reais ida é mais 50 reais na volta, puxadoooo ) e a segunda, como estávamos em três casais e respectivos bebês, alugamos uma van que aproveitamos pra os passeios desse dia. O que eu indico ? Alugar carro vale muito mais a pena, ou uma van se estiverem em turma como nós. 
O aluguel fica em torno de 130 reais ( alugamos um carro básico com ar na empresa Localiza por esse valor, logo que nossos amigos partiram ) e você pode aproveitar para fazer outros passeios que são distantes. Aliás, a maioria dos parques e museus não ficam no centro e são espalhados, distantes um do outro, sem falar dos muitos passeios bate e volta a Canela, Nova Petrópolis, Três Coroas, Bento Gonçalves, que escreverei em outro post e alguns já escrevi aqui no blog. 

Antes de falar da dica de sabores - e que sabores!!! - do La Hacienda, digo que é perfeito para ir com criança. As duas vezes que fomos, o restaurante era só para nós, as crianças puderam correr pelo belíssimo espaço sem incomodar ninguém e os papais puderam comer sossegadamente e melhor, degustar  um vinho com vista para o cenário bucólico com ares da fazenda sem olhar o relógio. É o céu !!!!



 Bento com oito meses 


 Um ano depois. Achem Bento e Pedro na foto. 





Masssss calma! Fomos durante a semana. Sei que durante os  fins de semana rola uma feijoada concorridíssima por lá. Mesmo eu que sou vegetariana estou de olho na feijoada para uma próxima ( como tudo menos as carnes obvio ! ). E ainda por cima feita no fogão a lenha onde a comida é servida. Mineira que sou, amo um fogão a lenha. Trem bão demais né!!!! Agora, se a ideia for aproveitar uma refeição com crianças, evitem o fim de semana, sob pena de não desfrutarem das vantagens que citei. 

Sobre o lugar. Lindo, mas lindo mesmo!!!! De arrancar suspiros!!!! A área do hotel e ao redor do restaurante é de um cuidado primoroso. Araucárias dão o ar da graça circundando um deck ao ar livre que aproveitamos para tomar um chá após o almoço. Ah sim, só fomos no almoço e me parece um pecado não aproveitar a luz do dia naquele lugar, em que pese a noite por lá deve ser bem romântica. Fica para próxima! Sempre tem a próxima ! 





  

A decoração é impecável, ambiente rústico e acolhedor, madeira e pedras se misturam em uma harmonia perfeita. No espaço interno, além das mesas, uma grande lareira sempre acesa, fogão a lenha, sofás espalhados pelo salão e mesa de centro, local que as crianças fizeram de estacionamento de carrinhos 😁😁.  Absolutamente aconchegante, da vontade de morar ali. 







Escolhemos uma mesa estrategicamente próxima a janelas envidraçadas de onde se tem a vista da mata. Se puderem, escolham essa mesa e percam as horas por ali, o restaurante não é para ir com pressa. Só não esqueçam de ligar e reservar antes. 




Bento adorou as ovelhas que ficam pastando logo à frente, perto da área com piscina externa do hotel. 
Vou deixar as fotos e vocês me dizem se é ou não é um  lugar incrível para passar a tarde. 







A cozinha é internacional e tem opção de saladas, sopa/creme no pão, massa, risoto, carne. Em que pese ser um cardápio enxuto, as opções são variadas. De cara a entrada com pães quentinhos, destaque para o pão com passas com jeito que acabou de sair do forno, acompanhada de pastas e manteiga temperada, já indicam a explosão de sabores que está por vir.  Os pratos, bem servidos , na medida para deixar um leve " quero mais ". Os escolhidos: para mim, massa nas duas vezes em que lá estive, um tortéi ( amo essa massa com recheio de abóbora ), com roquefort e nozes e outra vez a mesma massa com outro queijo que não lembro qual e cebola caramelizada. Simplesmente sensacional ambos ! Marcos foi de risoto, salvo engano, de cordeiro e nossos amigos se dividiram entre o mesmo risoto e carne com batata rústica. Todos elogiaram em alto grau os respectivos pratos. 
A carta de vinhos conta com ótimos rótulos e dessa vez escolhemos um Zentas, ótimo custo benefício. 





Sobremesa tentei a sorte em um dos meus doces preferidos, mas que dificilmente encontro um bom e de receite original, tiramissu. E não foi dessa vez que dei sorte, apesar de ser a receita original, gostinho de mascarpone mesmo, o tiramissu estava congelado, não parecia fresquinho, o que decepcionou. 
Para finalizar, chá e café no deck sob araucárias, como falei acima. Há quem siga no vinho ahrararara




Crianças felizes, casais felizes, uma tarde para guardar na memória. Nas próximas volto à noite para variar e volto aqui para contar. Os sabores do La Hancienda quero provar muitas vezes. 
BJS 


   
ENDEREÇO:
www.lahacienda.com.br
lahacienda@lahacienda.com.br
Fone:  54 3295 3025
Gramado/Brasil
Heliponto: Lat. 29°28´199S Long. 050°53´039

Nenhum comentário:

Postar um comentário