segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Casa Carandaí

Antes de voltar a escrever sobre os outros dois restaurantes do grupo Irajá, comandados pelo incrível chefe Pedro Artagao - sobre o Formidable Bistro escrevi aqui - vou deixar uma dica de sabores boa e barata. Melhor, ótima e barata !!!! Aproveitando minha inspiração, já que ontem fomos pela quarta vez ao Casa Carandaí, e para não perder o embalo de outro pequeno espaço com ar de boulangerie parisiense, hoje o post é dele. A casa é misto de Delicatessen, padaria, empório, loja de queijos e vinhos, restaurante e essa mistura toda funciona super bem. 
Conheci através de uma matéria que citava a casa como referência para um completo café da manha carioca.  Eu sempre amei tomar café da manha fora de casa, mas no ultimo ano não tenho conseguido sair antes do meio dia ( motivo: um ano e três meses de pura sapequeci !!!), razão de ainda não ter provado os sabores desse que parece merecer uma pulada da cama logo cedo. Eu chego lá!!! Tenho sonhado com o que já vi por lá a venda no balcão.  Pain  au chocolat, foundant de chocolate, pão francês crocante, sucos, bolos, ovos mexidos, café, chá etc fazem parte do variado bouffet de desjejum. Sigo tentando e espero voltar aqui para contar. Por hora, vamos ao almoço que já vale o post
Casa carandaí e  Lorenzo Bistro pertencem à mesma família  e ambos ficam no pitoresco bairro Jardim Botânico. Amo esse bairro !!!!! Em uma rua que vale uma caminhada, a Lopes Quintas, além de referência gastronômica, desperta interesse dos que curtem lojas com designer cool, galerias charmosinhas, cafés e loja de vinho - Gran Cru tem endereço nessa rua. O segundo está na minha lista de lugares para conhecer, mas sempre que me dirijo à rua aonde os dois estão, acabo cedendo ao primeiro. 
Logo na entrada fica o empório/ Delicatessen, no segundo andar loja de vinhos e ao fundo o espaço para café ou almoço. Além do cardápio, alguns pratos do dia ficam expostos em um quadro/parede negra, também com sugestões de vinhos para acompanhar. 






O ambiente é descontraído, zero frescura, com uma decoração que lembra um galpão com garrafas de vinho decorando os lustres 





Os pratos são bem servidos, mas nem pensem em sair de lá sem pedir de entrada a batata frita trufada.  Apenas a melhor que já comi na vida. Arrisco dizer que melhor que as que provei em Paris e em Brugges, referências em batata frita trufada. Sem exagero! É no ponto. Preciso provar a que servem em NY no restaurante Delicatessen, reza a lenda não tem igual, mas aí qualquer hora eu faço o sacrifício e tiro  a prova. 


Como prato principal, duas vezes fui do nhoque do cardápio e outras duas vezes, sugestão do dia. Acertei sempre ! Apenas da ultima vez achei que o molho Alfredo não estava divino, mas apenas bom, nada especial. 


Acompamos uma taça de tinto Casa Silva e finalizamos com a sobremesa que me recuso trocar, brownie de brigadeiro belga com sorvete. 





Prontinho! Seja para uma  super café da manha ou para essa orgia acima, vale a visita. 


Casa Carandaí
Rua Lopes Quintas, 165 - Jardim Botânico
Rio de Janeiro/RJ



terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Formidable Bistro

Foi nesse pequeno Bistro, localizado em uma tranquila esquina do Leblon, que minha vontade de escrever sobre os sabores do Rio reascendeu. Desde que Bento nasceu, mantivemos nossa rotina de conhecer novos sabores.  E o que mudou ? Primeiro o horário, trocamos jantares por almoços, segundo a mesa, que agora é para três. A mesa... Bem, a mesa mudou a decoração também, nada de taças de vinho, ornando com a taça de água, alguns brinquedos conferem um toque de irreverência 😜,  mas temos a melhor companhia do mundo.


Pausa. Quando engravidar jurei  não deixar de fazer nosso programa predileto de fim de semana, apenas faria algumas adaptações para o bem estar do meu filho e da mesa ao lado ahrarara e assim o fiz. Tudo com paciência e respeito pelo espaço de cada um, e promessa cumprida. No lugar de degustar calmamente uma garrafa de vinho, degustamos uma taça, respeitamos o tempo de Bento e ele aprende a entender o espaço dos pais que agora também é dele. Não existe receita, existe bom senso, acolhimento, paciência e respeito. Também prometi e cumpri não deixar de viajar. No primeiro ano de vida de Bento extreamos com..... Adivinhem !!!! Gramado obvio !!!!! Conto tudo, prometo!  E no aniversário de um ano, nada de festa megalomaníaca, no lugar dessa, fomos a Paris, Giverny e Bruges. Nada mal a troca hein !!!! Prometi que voltaria a malhar em dois meses e.... Bem, pula essa promessa. 
Voltando ao Formidable, que  faz jus ao nome e à proposta de ser um autêntico Bistro francês. Pequenino, menu fechado e exposto em um quadro negro, pichet, mesas na calçada para ver o movimento do bairro - optamos pelo pequeno espaço interior, com ar condicionado para o calor descomunal dessa cidade  - e uma comida sensacional !!!!!!! 
Vamos aos pratos !!! Marcos foi de entrecot com molho mostarda, acompanhado  de batata gratinada. 
Minha única opção de prato vegetariano era massa. E que massa !!! Nhoc de aipim com queijo azul, espinafre e aspargos.


Ahhhh sim, não optamos pelo menu  Formidable - entrada, prato e sobremesa, $125. A outra opção era escolha de um dos pratos do menu, salvo engano são apenas quatro opções, $78. Nesse caso, se quiser sobremesa, as opções saem a $36. Não me recordo valor da entrada, mas para pedir tudo vá de menu. Nesse caso vá com bastante fome, o couvert serve a vontade e o prato principal  é super bem servido. Financeiramente vale super a pena, mas acho que acabamos não saboreando tanto o prato como merecido. Dessa vez a sobremesa ficou de fora e, nesse quesito em especial, não posso deixar de citar o chefe que assina os pratos e também proprietário do Bistro, o premiado Pedro Artagao, responsável pela famosa sobremesa ( bolo quente de brigadeiro com calda de baunilha, só de lembrar, salivei)  do Iraja Gastro e também do restaurante recém inaugurado que leva seu nome ( Artagão, no Barra Shopping). Conto dos dois em breve. Todos merecem post. 
A carta de vinhos é especial, como manda um Bistro francês. Optei por uma taça, dentre outros motivos, o citado acima. 
O ambiente clean é acolhedor, descontraído na medida e aconchegante, porém, um pouco apertado para os mais exigentes. Nada diferentes dos bistros franceses. Por essa razão, aconselho a ir ciente que rola uma pequena espera. No nosso caso foi rápida e enquanto aguardávamos, o garçon nos sugeriu iniciar o couvert ali fora mesmo, até que nossa mesa vagasse. Aceitamos apenas as bebidas.  É isso! Fiquei com vontade de provar a entrada de pães quentinhos e os profiteroles, então, na próxima vou de menu Formidable e volto para contar aqui. 

Formidable Bistrot

Rua João Lira, 148 – Leblon