sexta-feira, 3 de maio de 2013

Josephina Café

No embalado das narrativas gastronomicas e, antes que eu mude novamente de roteiro - abandonei, momentaneamente,  meu roteiro de Santiago - decidi colaborar com quem esta de viagem marcada para Gramado. Invejinha, viu!

Nessa última temporada em Gramado posso dizer que acertei em cheio. Será que já errei lá ? Dica de ouro, um mês antes de sua viagem more na academia e feche a boca. Seríssimo , viu! A coisa é feia na volta, é tipo correr do espelho e da balança até tudo normalizar. Ah você não liga? Então esta no lugar certo. Gramado é puro aromas e sabores.

Uma temporada anterior, melhor, duas, porque a anterior mesmo, eu fiz um programa meio infantil com minha irmã caçula, então, deixei minha lista de lado e foquei nas prioridades dela. Então... Na temporada anterior, cuja prioridade era minha e do maridão, já havia paquerado esse restaurante em uma das minhas caminhadas matinais por Gramado. Pode ter sido pela tarde, mas não importa. O que importa foi que aquela varanda, com toldo verde e floreiras na entrada me chamaram a atenção. Como não vi isso antes? Guardei o nome na memória. Meses depois vi algumas fotos do restaurante, alguma reportagem sobre um prêmio, salvo engano " sabores do Sul " , e lá estava ele, Josephina Café. Pimba ! Para lista na hora. Fiquei duplamente  louca para conhecer o local. Duplamente? Sim, porque além de um excelente restaurante é também um excelente café.





Contei aqui que era temporada de verão, rolando Natal Luz, a cidade estava bem cheia e, como sempre, feliz, com aquele ar que só Gramado tem. Mas o post é sobre o Josephina e não para declarar minha paixão por Gramado. E nessa viagem, pela primeira vez, coloquei o mesmo restaurante duas vezes no roteiro, porque eu precisava comer o risoto de lá e eu precisava muito tomar um café no jardim com vista para pitoresca Igreja ao fundo. Uma pintura!!! E a sensação de ver a tarde cair, ouvindo o badalar do sino da Igreja é de fazer querer parar o tempo. Lembrando que o entardecer no verão acontece mais tarde no Sul.  Sem contar que o café... Hum.... O café .... E os pães que fazem na casa ? Aquele pão quentinho, fofo, saindo fumaça. Ainda me pergunto por que não nasci lá.









Chegamos em Gramado em plena quarta feira. Bingo!  Quarta é o dia do risoto a 22 reais com direito a uma taça de vinho, no Josephina. Isso, você leu direito, por apenas 22 realitos vai saborear um risoto de camarão, ou gorgonzola ou outros sabores que te deixam super na dúvida. Bah tri preço amigo né!!! Agora, não me culpem se mudarem o dia da semana. Vá mesmo assim !




O Josephina recebeu esse nome em homenagem a avó dos proprietários, e tem mesmo aquele aconchego que só casa de vó tem. Ficamos na sala com lareira, mais intimista, com iluminação fantástica para casal e na mesa apenas flor na garrafa de coca cola e uma vela.








 Aviso logo que não é fácil escolher onde ficar, porque a varanda da frente é uma chance de saborear seu jantar e ver o movimento da rua, os salões são intimidas e a varanda dos fundos, na verdade um jardim com mesas ao ar livre, é romântico. Escolhi o Salão com lareira para o jantar e o jardim para o café. Na próxima escolho a varanda da frente, porque o Josephina pede bis.






Ahhh sem me esquecer das sobremesas, com destaque para o brigadeiro de caneca. Eu vou precisar voltar lá umas mil vezes para provar todos os doces que deixei de provar dessa vez. E olha que meu fraco não é doce. Se fosse eu ia ter que voltar andando a pé de Gramado até o Rio. Melhor, de Gramado a Porto Alegre já ta valendo.

Ahararrara marido pirou na sobremesa


É isso turminha! Até a próxima! Não sei se volto com Gramado ou Santiago. Aiai tantas dicas.....

Algumas fotos de outros ambientes do Josephina, inclusive do super original banheiro da casa.






Com essa frase termino o post


Endereço : Rua Pedro Benetti, 22 , Centro
Tel : (54) 3286 9778

       " Você precisa viver seu luto, tem que enfrentá-lo, para que não fique como um fantasma. Você precisa ouvir seus próximos passos ." Brothers&sisters

Nenhum comentário:

Postar um comentário