quinta-feira, 25 de abril de 2013

La Table D'or

Me empolguei com o último post de sabores e resolvi, de forma pouco didática - ainda não terminei o roteiro de Santiago - escrever sobre mais uma especialíssima experiência de sabores na minha amada Gramado. Impressionante a capacidade que essa cidade tem de me surpreender. Amo cada vez mais e quero cada vez mais.

A passagem do ano fomos para Capão da Canoa, litoral Gaúcho. Inovei, praia! Tudo bem, foi ótimo, mas  passado o 31, pegamos um bus da praia direto para a serra, porque a saudade estava me corroendo inteira, como esta me corroendo neste exato momento que aqui escrevo. É muita paixão !! Com esse frio chegando... Aiai.... Posso sentir a neblina se aproximando, o nariz gelado, perfeito para arrumar uma desculpa para aquecer com um bom vinho, botar fogo em uma lareira e..... Chega! O nome disso é abstinência. 



Já há algum tempo o restaurante ocupa minha lista de lugares para conhecer em Gramado. E juro, a lista ainda é giga GG, mesmo depois de mais de dez temporadas lá. Umas duas temporadas planejando e acabávamos não indo, seja porque certos restaurantes não abro mão de repetir, seja porque estava fechado no dia planejado. Aqui a dica de ligar e fazer reserva. O restaurante é um pouco afastado do burburinho do centro, fica bem próximo ao lago Negro. Ligando, eles pegam no Hotel, como a maioria dos restaurantes de Gramado. Um luxo, não! E olha que dessa vez ligamos da rua e não do hotel. Naquele dia saímos para bater perna mais cedo (época do Natal Luz) e a fome bateu antes do esperado. Sem problemas, nos acharam no local indicado. Ahhh o restaurante em questão , atende pelo nome desse post, La Table D' or.





De cara você se encanta com a escada de acesso à casa que abriga o Table D' or, os degraus tem dizeres inspiradores, achei de extremo bom gosto e de uma energia que me pegou de primeira. O jardim em torno também tem aquele cheiro bom de mato recém molhado. E o salão? Quer dizer, um dos salões, é de uma decor de cair o queixo. Para quem ama estilo provençal, toile du jour, espelho veneziano, é como estar de frente a uma obra de arte em forma de restaurante.
















































O La Table D'or foi eleito, em 2012, o melhor restaurante de cozinha contemporânea de Gramado. Esse termo " cozinha contemporânea" sempre me fez torcer o nariz. O marido então, sempre que me perguntava a especialidade e eu dizia "cozinha contemporânea", ele respondia com um sonoro " aqueles pratos que acompanham espuma de algo estranho, você paga caro e sai com fome? Tô fora ". E confesso que eu acaba concordando. Acho que esse foi, também, um dos motivos porque adiamos a ida lá, o medo de ser isso mesmo. Ledo engano! Nada de espuma, nada de estranho. Na verdade, a pegada é mais " mediterranée", e aí mora meu lado fraco. Pára tudoooo que você estiver fazendo neste momento e agende agora sua ida a Gramado. Sou capaz de listar mil motivos rapidamente, mas só esse restaurante já é motivo de sobra.









O esquema é o seguinte, você tem a opção à la carte, mas não vale a pena. Por que ? Porque pagando um preço fixo tem direito a duas entradas, prato principal e sobremesa, e seu fosse sua amiga, não permitiria que você saísse de lá sem comer todos eles. Quanto ao preço, salvo engano, são duas opções, sendo a  mais em conta, em torno de 72 reais muito bem pagos por pessoa. Pagando os 72 realitos pode escolher as opções disponivies para esse preço, desde entrada até a sobremesa.

Vamos ao que interessa, quero todo mundo aqui babando. Fotos abaixo das respectivas descrições.

Minha primeira entrada : Capuccino de Champignon Paris ao creme e tabasco



A primeira entrada de Marcos : Consomé mediterrâneo de alho poró ao creme e ervas finas. Bah não tenho foto. Desculpem , fiquem imaginado.

Nossa segunda entrada : coquetel mediterrâneo com camarões crocantes. Aqui Marcos não resistiu e me copiou ahrararara



Agora os pratos, melhor OS PRATOS !!!!   Marcos ficou aguando no meu; em que pese o dele estar maravilhoso, o meu estava Divino e Divino é mais que maravilhoso. Camarões grelhados e trufas de mussarela e manjericão ao molho quatro queijos e ervas finas. Acho que era a descrição, mas não interessa, olhem a foto!




O prato de maravilhoso de Marcos, também com camarões.


Sobremesa : sucrerie de lait tia Nilce. Traduzindo, a melhor ambrosia que já comi na vida. Eu queria ter dois estômagos nesse dia. Que horror!!!



 O Gâteau mediterrâneo do meu marido. Seria exagero dizer que estava de comer ajoelhado, rezando, dando glória? Redundante, talvez, exagero jamais!




E para finalizar, a estrela de toda essa orgia gastronomica, um belo tinto que nos foi sugerido pelo sommelier. Esqueci de mencionar que eles tem uma adega repleta de bons rótulos, devidamente climatizada e que permite que os interessados conheçam, entrem, tirem fotos. Fizemos tudo isso, mas cadê que eu acho as fotos aqui?







Preciso escrever mais nada , né! Ai Gramado... !!!!!!!!!!!!

                              " Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido "

Nenhum comentário:

Postar um comentário