quinta-feira, 25 de abril de 2013

La Table D'or

Me empolguei com o último post de sabores e resolvi, de forma pouco didática - ainda não terminei o roteiro de Santiago - escrever sobre mais uma especialíssima experiência de sabores na minha amada Gramado. Impressionante a capacidade que essa cidade tem de me surpreender. Amo cada vez mais e quero cada vez mais.

A passagem do ano fomos para Capão da Canoa, litoral Gaúcho. Inovei, praia! Tudo bem, foi ótimo, mas  passado o 31, pegamos um bus da praia direto para a serra, porque a saudade estava me corroendo inteira, como esta me corroendo neste exato momento que aqui escrevo. É muita paixão !! Com esse frio chegando... Aiai.... Posso sentir a neblina se aproximando, o nariz gelado, perfeito para arrumar uma desculpa para aquecer com um bom vinho, botar fogo em uma lareira e..... Chega! O nome disso é abstinência. 



Já há algum tempo o restaurante ocupa minha lista de lugares para conhecer em Gramado. E juro, a lista ainda é giga GG, mesmo depois de mais de dez temporadas lá. Umas duas temporadas planejando e acabávamos não indo, seja porque certos restaurantes não abro mão de repetir, seja porque estava fechado no dia planejado. Aqui a dica de ligar e fazer reserva. O restaurante é um pouco afastado do burburinho do centro, fica bem próximo ao lago Negro. Ligando, eles pegam no Hotel, como a maioria dos restaurantes de Gramado. Um luxo, não! E olha que dessa vez ligamos da rua e não do hotel. Naquele dia saímos para bater perna mais cedo (época do Natal Luz) e a fome bateu antes do esperado. Sem problemas, nos acharam no local indicado. Ahhh o restaurante em questão , atende pelo nome desse post, La Table D' or.





De cara você se encanta com a escada de acesso à casa que abriga o Table D' or, os degraus tem dizeres inspiradores, achei de extremo bom gosto e de uma energia que me pegou de primeira. O jardim em torno também tem aquele cheiro bom de mato recém molhado. E o salão? Quer dizer, um dos salões, é de uma decor de cair o queixo. Para quem ama estilo provençal, toile du jour, espelho veneziano, é como estar de frente a uma obra de arte em forma de restaurante.
















































O La Table D'or foi eleito, em 2012, o melhor restaurante de cozinha contemporânea de Gramado. Esse termo " cozinha contemporânea" sempre me fez torcer o nariz. O marido então, sempre que me perguntava a especialidade e eu dizia "cozinha contemporânea", ele respondia com um sonoro " aqueles pratos que acompanham espuma de algo estranho, você paga caro e sai com fome? Tô fora ". E confesso que eu acaba concordando. Acho que esse foi, também, um dos motivos porque adiamos a ida lá, o medo de ser isso mesmo. Ledo engano! Nada de espuma, nada de estranho. Na verdade, a pegada é mais " mediterranée", e aí mora meu lado fraco. Pára tudoooo que você estiver fazendo neste momento e agende agora sua ida a Gramado. Sou capaz de listar mil motivos rapidamente, mas só esse restaurante já é motivo de sobra.









O esquema é o seguinte, você tem a opção à la carte, mas não vale a pena. Por que ? Porque pagando um preço fixo tem direito a duas entradas, prato principal e sobremesa, e seu fosse sua amiga, não permitiria que você saísse de lá sem comer todos eles. Quanto ao preço, salvo engano, são duas opções, sendo a  mais em conta, em torno de 72 reais muito bem pagos por pessoa. Pagando os 72 realitos pode escolher as opções disponivies para esse preço, desde entrada até a sobremesa.

Vamos ao que interessa, quero todo mundo aqui babando. Fotos abaixo das respectivas descrições.

Minha primeira entrada : Capuccino de Champignon Paris ao creme e tabasco



A primeira entrada de Marcos : Consomé mediterrâneo de alho poró ao creme e ervas finas. Bah não tenho foto. Desculpem , fiquem imaginado.

Nossa segunda entrada : coquetel mediterrâneo com camarões crocantes. Aqui Marcos não resistiu e me copiou ahrararara



Agora os pratos, melhor OS PRATOS !!!!   Marcos ficou aguando no meu; em que pese o dele estar maravilhoso, o meu estava Divino e Divino é mais que maravilhoso. Camarões grelhados e trufas de mussarela e manjericão ao molho quatro queijos e ervas finas. Acho que era a descrição, mas não interessa, olhem a foto!




O prato de maravilhoso de Marcos, também com camarões.


Sobremesa : sucrerie de lait tia Nilce. Traduzindo, a melhor ambrosia que já comi na vida. Eu queria ter dois estômagos nesse dia. Que horror!!!



 O Gâteau mediterrâneo do meu marido. Seria exagero dizer que estava de comer ajoelhado, rezando, dando glória? Redundante, talvez, exagero jamais!




E para finalizar, a estrela de toda essa orgia gastronomica, um belo tinto que nos foi sugerido pelo sommelier. Esqueci de mencionar que eles tem uma adega repleta de bons rótulos, devidamente climatizada e que permite que os interessados conheçam, entrem, tirem fotos. Fizemos tudo isso, mas cadê que eu acho as fotos aqui?







Preciso escrever mais nada , né! Ai Gramado... !!!!!!!!!!!!

                              " Nunca é tarde demais para ser o que você poderia ter sido "

Le Fournil Bistrot

A dica agora tem cheiro , aroma e sabor. Sentiu? Hum .... tem que ir a Santiago conferir - já falei aqui que adoramos a cidade - garanto que não há como se arrepender. Quer dizer, vai que do ano passado para cá mudaram o chefe de cozinha, ou o cardápio não faz seu gênero ..... Aí não respondo mais pela dica que,  por hora , julgo preciosa. 

Domingo, parte do roteiro devidamente cumprido, cerro San Cristóbal ok, Lá Chascona ok, a essa altura mortos de fome. Será que isso fez a diferença ? De qualquer maneira preciso relatar aqui nossa experiência com o Lê FOURNIL. O restaurante em si é como qualquer dos muitos outros do Pattio Bellavista, um pouco mais charmoso talvez, por se tratar de um bistro francês com uma varanda aconchegante, mas não menos barulhenta. Seguinte, o Pattio Bellavista é um complexo de restaurantes, bares, pub, clube de jazz e cafeteiras.  O local  é bem animado e procurado a qualquer hora do dia. Não vá esperando exclusividade , tipo aquele local que só você descobriu. Ahhh , abrindo um parenteses aqui, eu descobri um desses por acaso e vou deixar essa dica aqui em post a parte. Foi a " cagada" , a melhor saida de roteiro que ja fiz. Quem me conhece sabe que escolho a dedo os restaurantes da minha viagem. Alguns muito estilo turistão eu ate fujo, alguns não rola fugir, porque dá aquela sensação de que faltou alguma coisa, de tanto que você lê ou ouve falar. Ahh obvio que rolam muitas furadas também. Coitado do marido ! Mas sair do roteiro pode valer a pena. Conto depois.



Pattio Bellavistta

  
Varanda do Le Fournil


Voltando .... O bistro desse post é a melhor opção do Pattio Bellavista. Se eu experimentei todos? Não! Nem que eu quisesse. Tem tudo quanto é culinária por lá. E porque escolher o Le FOURNIL ? Vou responder com fotos, e garanto que não se trata apenas de boa apresentação. Os pratos - o meu : camarões apimentados acompanhando creme de milho e queijo gratinado; o do maridão : carne com... não me lembro, me concentrei tanto no meu que esqueci o dele rsrs - estavam de merecer o post. Ahh vale tentar adivinhar o que era o acompanhamento do prato do maridão, pela foto. Façam suas apostas !

O meu
O dele


Para acompanhar,  o maridão pediu uma taça de Merlot e eu tomei um suco de laranja. Nessa viagem meu lado etílico estava de dieta. Como eu sofri !!!

A prova de resistência

Para constar : o Pattio Bellavista é a porta de entrada do bairro Bellavista e, alem de culinária, tem também lojas, galerias de arte, livrarias, teatro.... um verdadeiro ponto de encontro entre turistas e chilenos.

 Endereço : Bairro Bellavista, Constitución  30- 70.

Bom sabor para quem vai!!! Estamos voltando mês que vem, uma parada rápida antes de seguir para o Atacama. Mais um motivo para correr com estes posts mega atrasados, sem contar que a temporada de inverno está batendo à porta e eu nem escrevi sobre o Valle Nevado. Inverno te amo!!!!

" A luz de Deus brilha em todas as almas, por isso não nos cabe fazer distinção entre os homens "

Cerro San Cristóbal

Quando comecei a escrever esse post , minha amiga, Babi, estava com viagem marcada para o Chile. Isso em fevereiro !!!! Fiquei devendo o post. Agora meu cunhado vai para Santiago e eu, novamente, prometi terminar as dicas que estou devendo a esse cantinho. Quanta saudade!!!!!

Sem me estender em desculpas, esse post é sobre o cerro de onde se tem  a melhor vista de Santiago, cerro San Cristobal.  Vista do alto a cidade é ainda mais bonita e , com sorte,  vem de brinde a  visão da majestosa Cordilheira dos Andes. Digo sorte porque o tempo nublado , muito frequente na capital chilena, bem como a poluição que paira no ar , muitas vezes impede a visão da magnifica Cordilheira. E como Deus existe, demos sorte!








Cordilheira dos Andes
  



Como escrevi no post anterior, nosso roteiro para o domingo : acordar cedo ( dica super importante para evitar fila, vai por mim) e subir o cerro San Cristóbal, de lá seguir para La Chascona ( post anterior) , almoçar no Páttio Bellavista ( Le FOURNIL Bistrô ) e depois fazer a digestão caminhando pelos principais pontos turísticos do centro. Depois os descreverei, ao menos alguns que julgo imperdíveis.



Seguindo à risca o roteiro, abrimos mão de assistir a troca da guarda no Palácio La Moneda (dias pares , salvo engano ) e fomos do nosso hotel a pé para o cerro. Já falei aqui que a única estrela do nosso hotel dedico à sua localização. Amo fazer tudo a pé (viajando, fique claro!), acho que é a melhor forma de sentir uma cidade a fundo, seu cotidiano, vida local..... Era um domingo de tempo bom, caminhamos pelos  muitos parques entre o centro e o bairro Bellavista. Assim, sem perceber, chegamos à base do cerro, de onde tomamos o ascensor até o alto. Há a opção de descer no meio do caminho ( descer do ascensor ) e parar em um zoológico , o que resolvemos não fazer devido à falta de tempo. Quem tiver tempo, aconselho fazer uma visita aos bichanos, li e ouvi falar muito bem do local. O preço para utilizar o  ascensor, que chamam de Funicular, fica em torno de 3, 5 dólares por pessoa , ida e volta. O passeio fica disponível de Terça a domingo de 10:00 às 20:00 h e segunda de 13:00 às 20:00 h
 
 
Caminhando 




Funicular




Como chegar ao cerro, para quem não rola ir à pé : metro Baquedano Linha 1 vermelha ou linha 5 verde. Pode ir de bus , parada Parque Metropolitano, pela empresa Turistik.

O funicular é um bondinho, igual ao que usamos para subir o cerro CONCEPCION em Valparaiso. Ao desembarcar do funicular , esperem um lugar cheio de gente, principalmente , se o dia escolhido for domingo, dia que os chilenos escolhem para fazer ciclismo pela estrada do Parque Metropolitano -
para os animados e esportistas, adeptos do ciclismo sobem pela estrada do Parque Metropolitano-  localizado bem ao lado da entrada do Funicular, terminando no alto do cerro. No inverno é bem frio e venta bastante. A vista é bem bonita como escrevi, mas a moldura das Cordilheiras é o ponto alto do passeio.






















No cerro há um Santuário de Inmaculada CONCEPCION, e uma imagem da Virgem Imaculada abençoa a cidade de Santiago. O local tem uma energia maravilhosa, de uma paz que te envolve, impossível descrever. Ficamos um bom tempo olhando a cidade, as cordilheiras, os fiéis, em silencio, agradecendo, pedindo, meditando.... Muitos devotos são vistos pagando promessas, levando flores e velas ao Santuário. É um lugar muito especial. Tiramos várias fotos, paramos para um café e lá fomos nós descer via funicular, seguindo daí para Lá Chascona ( post anterior). A casa de Pablo Neruda fica a poucos metros do cerro. Façam a visita em conjunto com a subida ao cerro. Ver dicas no post anterior.


Inmaculada Concepcion



Ciclistas e café
 Bem, meu sexto sentido manda não esticar mais neste post e publicar logo, antes que meu cunhado viaje   sem essa dica rsrs. Prometo tentar escrever ainda essa semana sobre o Le FOURNIL Bistro, nosso almoço no Pattio Bellavista.

PS: escrevi no iPad, favor não reparar o post desalinhado e eventuais erros ortográficos, ainda não aprendi a editar aqui.


              " Bem aventurados os corações flexíveis, pois eles nunca partirão "