segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Campos do Jordão

A escolha por Campos do Jordão foi devida a minha eterna busca por lugares com temperaturas bem baixas. Fomos recentemente , em 2009 , mas desde que minha mãe esteve lá pela primeira vez e voltou contando do charme da cidade , já guardava a vontade de conhecer. Realmente , minha mãe tinha razão, a cidade é mesmo muito charmosa. E não é só isso , é bonita , limpa, aconchegante, e come-se muitíssimo bem por lá. Há uma gama de restaurantes para todos os gostos. Há um porém, que todos os que procuram esse destino já devem ter ouvido falar, o turismo por lá não é muito barato, principalmente na alta temporada , quando o frio chega e torna a cidade ainda mais interessante. Eu diria que vale a pena pagar o preço.

Minha experiência em C.J. me permitiu alertar os leitores desse blog para um erro que cometi, a escolha da época para visitar a cidade. Fomos durante a semana logo após o período de Carnaval, em Fevereiro de 2009. Decididamente , não é a melhor época, pois a cidade está vazia, muitos passeios não se realizam, fica tudo meio monótono, o que não combina com aquela cidade, cuja alta temporada , bem como feriados prolongados , conta com pessoas disputando as mesas da Cervejaria Baden Baden. Em suma , fomos para ficar cinco dias e ficamos três. Tudo bem , pretendo voltar em outro momento mais apropriado , o que não é sacrifício algum.

Ficamos em um hotel muito bem localizado , na Vila Capivari, Hotel Nevada. Gostamos do hotel, quarto amplo, confortável, limpo , com uma vista bonita do Morro do Elefante. O café da manhã é simples, ao menos na baixa temporada e durante a semana. Devo ressaltar que o hotel estava vazio e o café era, praticamente , para nós apenas. Um ponto negativo é a falta de elevador. Como os quartos ficam no andar superior e tem uma boa escada para carregar as malas(nenhum funcionário fez esse serviço) até o quarto, achava conveniente que existisse um meio, digamos,  mais confortável de subir com as malas. Bom , não sei  a mala de vocês, mas "AS" minhas são sempre grandes. Já contei aqui que não sei mesmo fazer malas. Tirando esse detalhe , recomendo o hotel, cujo ponto alto é a excelente localização, repito.
Uma amiga se hospedou em uma pousada chamada Benevento, também na Vila Capivari, porém, um pouco mais distante do centro. Ressalto que ela super recomenda a pousada, tanto pelo conforto , quanto pelo bom atendimento. Ahhh e sem contar a belíssima vista que eu mesma conferi pelas fotos dela.
Um site que eu recomendo , onde se encontram os hotéis e pousadas localizados na Vila Capivari é :
http://www.mundi.com.br/Hoteis-Vila-Capivari-2755500.html.



Varanda do quarto hotel Nevada

Hotel Nevada


 Tratando dos passeios e lugares a serem visitados em CJ, vou primeiro tratar dos que eu fiz , e adianto desde já , que não foram muitos , pois, como já disse nesse post , a maioria não se realiza durante a semana em baixa temporada. Em seguida vou listar os passeios que pretendia fazer , mas que não fiz AINDA.
Para conhecer a cidade de uma maneira geral sempre recomendo um city tour. Dessa vez fizemos um pequeno , passando apenas por alguns pontos até chegar a cachoeira Ducha de Prata , onde há também um mirante e algumas lojinhas. Para fazer esse passeio , pegamos um trenzinho com um guia que vai narrando os pontos pelos quais passamos. Descemos na Ducha de Prata e temos cerca de meia hora para andar pelo local até pegar o trenzinho de volta.



Ducha de Prata


















Mirante e lojinhas
  O passeio até a Ducha de Prata vale a pena e não dura mais que duas horas do seu dia.














As fotos ao lado e acima são arquivos feitos durante o referido city tour, na volta da visita a Ducha de Prata. Todo o trajeto feito dentro do Trenzinho da Alegria, como é chamado.











Outro passeio que fizemos foi a ida até o Parque Estadual Horto Florestal. Para esse passeio pegamos um ônibus regular que sai de meia em meia hora , do mesmo ponto onde tomamos o Trenzinho. É só perguntar que ônibus vai até o Horto que todos sabem indicar. Na volta tem que ficar ligado nos horários, repito , sempre de meia em meia hora. O ônibus te deixa bem na entrada do Parque. O lugar é bem bonito , agradável, quem gosta de trilhas e caminhadas há algumas guiadas , mas optamos por não fazê-las . Ficamos apenas passeando e fotografando o lugar.


Horto Florestal
















No parque há o lago das carpas e um outro lago muito bonito que não me lembro o nome. Há também uma ducha conhecida como ducha da juventude.







Todo o parque é cercado por lindas hortências e plátanos, riachos , pontes e bancos de madeira onde se pode descansar e até montar um piquenique


Plátanos

 No site http://www.guiadecamposdojordao.com.br/passeios/ encontram-se todos os passeios que podem ser feitos em CJ. Quando voltar pretendo fazer a caminhada até a Pedra do Baú, Pico do Itapeva e subir do teleférico até o alto do Morro do Elefante , de onde é possível ter uma bela visão de toda a cidade. Ahhh quero ir também até o Parque da Floresta Encantada e visitar o Palácio Boa Vista.

A Vila Capivari é uma delícia de ser percorrida, cheia de lojas , restaurantes,chocolaterias....
Há uma galeria da qual gostei muito , a Galeria Inglesa


Vila Capivari
Galeria Inglesa

Vila Capivari
 A experiência gastronômica em CJ é memorável. Bem no centro da Vila Capivari fica a famosa cervejaria Baden Baden , cujas mesas costumam ser disputadas. Almoçamos lá um dia e Marcos provou a salsicha alemã que eles servem e, segundo ele , aprovadíssima. Acompanha salada de batata e mostarda preta.Prato tipicamente alemão, como a maioria do cardápio da casa. Para beber não podia ser outra coisa , senão a cerveja de fabricação da casa, Baden Baden Cristal. Pulem a minha experiência , pois nesse dia resolvi ficar apenas no suco de morango com leite. Sim ! Estava bom!

Baden Baden
Em frente à Baden Baden fica um outro restaurante que eu curti muito, não só pela comida de excelente qualidade , mas pela descontração do espaço, em especial do banheiro. Sim!! Do banheiro!! Vocês não leram errado. Muito criativo, quem já foi sabe porque.
Na Mercearia comi a melhor truta da minha vida. DELICIOSA!!!


Banheiro masculino do restaurante Mercearia
Mercearia
Ainda no mesmo quadrado, almoçamos, no último dia de nossa estada na deliciosa campos do Jordão, no restaurante Safari. Acho que delicioso aqui está ficando redundante , mas não há outra palavra que descreva o bobó de camarão que comi lá. Humm!!! Só de lembrar dá água na boca.

Restaurante Safari

Ahhh um dado muito importante : reservem uns dois kg que com muito prazer se ganham em CJ.
Aqui vai a dica de um fondue de queijo que vale cada centavo do seu salgado preço. O fondue de queijo do restaurante Ludwig. O lugar é requintado e serve um fondue de comer ajoelhado rezando. E não é exagero , pesquisei a dica no Guia 04 Rodas que o indica como o melhor do Brasil. Eu assino em baixo.

Restaurante Ludwig

 Finalizando a lista de sabores fomos jantar no restaurante La Gália e a pedida, mais uma vez , foi fondue. Iniciamos com o de queijo e funghi e terminamos com chocolate para fechar com chave de ouro.

Restaurante La Gália

Seria uma delito não citar as chocolaterias de CJ, cada uma mais espetacular que a outra. Fomos na Montanhês, na Araucária e Bruno Alves. Esse último , na minha opinião, a casa que oferece a maior variedade de sabores, inclusive, opções de chocolates Belga.

Montanhes

Com essa foto termino esse post. Deixo o resto com a imaginação de vocês.
Campos do Jordão é assim , charmosa e saborosa.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Porto Alegre

Já ouviram aquela frase " me chama que eu vou" ? Pois ela se encaixa perfeitamente bem quando o assunto , para mim , envolve ir para POA. Literalmente não precisa chamar duas vezes, porque eu aceito de cara. Deixa eu explicar, tenho uma tia que amo de paixão que mora nessa capital que um dia , se Deus quiser , será também a minha residência. Assim , fica fácil minhas idas a POA. Na maioria das vezes eu vou com o maridão, que, como eu , ama essa capital. Quando eventualmente o maridão não pode , minha companheira de viagens ao Sul, tia Emilia , me dá o prazer de usa deliciosa companhia. E assim vamos nós. Basta um deles dizer " o que acha de irmos a POA..." ?  Eu nem respondo ,  " já fui"! E assim que chego fico aquela cara de criança feliz.

Minha paixão pela capital dos gaúchos começou na primeira vez que lá estive , há alguns bons anos atrás. Fui lá conhecer a capital e prestar vestibular para direito. O destino não quis que eu fosse morar lá nessa época , e hoje vejo que foi o que tinha que ser, afinal, ficaria longe do meu amor , o que não seria nada bom. Enfim , o destino foi certeiro, fui fazer faculdade no Rio e ficar mais pertinho do meu namorado, hoje marido. Ocorre que, sempre acalentei o sonho de morar em POA. Na verdade, nada de acalentei , porque esse sonho continua "vivinho da silva", apenas adiamos um pouco, digamos assim. Não é que eu não goste do Rio de Janeiro , e para falar a verdade já tive meu caso de amor profundo com o Rio, mas sem nunca deixar de lado meu sonho gaúcho. É coisa de identidade mesmo , POA tem tudo a ver com meu estilo de vida , com a qualidade de vida que quero oferecer aos meus filhos quando os tiver. Aiiii isso aqui está ficando analítico demais. Vamos ao que interessa.

Foram tantas as idas até lá que já perdi as contas. A primeira vez de Marcos na capital gaúcha foi na nossa lua de mel. Gostou tanto que logo se dispôs a prestar concurso para lá. Bom , essa é outra história que o destino conta , mas não cabe aqui. O que quero é contar mesmo um pouquinho do que me encanta tanto nessa cidade.

Para começar, indicaria um city tour pelos principais pontos turísticos em um ônibus de dois andares. O passeio possibilita conhecer um pouco da história da capital, seus monumentos, sua cultura, costumes, prédios históricos, recantos e caminhos da capital dos gaúchos. As saídas acontecem no Largo Zumbi dos Palmares, na Travessa do Carmo, 84 no Bairro Cidade Baixa. O passeio custa R$7 no andar de cima e R$ 5 no andar de baixo.

Durante o referido passeio o ônibus passa pelas margens do Guaíba e, dependendo do horário , é possível assistir a um belíssimo por do sol.


Não sou nem um pouco fã de futebol, mas neeeeemm um pouco mesmo , mas se tiver que torcer para algum time , torço para o INTER. Por que? Sabe que nem eu sei. Dever ser porque a disputa Inter e Grêmio é tão fervorosa entre seus torcedores , que quando estou por lá e tem jogo , chego a dar uma leve torcidinha também. Ahhh parte da família é Inter , então....

Ginásio Beira Rio ( Gigantinho)
Saindo desse assunto do qual não entendo "bulhufas" , vamos tratar de coisas mais interessantes.

O centro de POA é rico em cultura. Eu , particularmente, adoro andar por aquele centro. Todas às vezes que lá estou vou ao Mercado Municipal comer a famosa salada de frutas com sorvete e nata da Banca43. O Mercado é uma delícia de ser percorrido. Há várias outras bancas super legais, além de bons cafés e restaurantes. Por falar em café , o Café do Mercado foi leito o melhor café da cidade. Fui conferir e é bom mesmo. Fica em uma banquinha pequenina com mesas que dão para o lado de fora do mercado.

Mercado Municipal


 Dentro do Mercado fica o restaurante Gambrinus, com fama de ser o mais antigo de POA. O ambiente é acolhedor, apesar de um pouco quente. A comida é muito boa , bem servida e com um ótimo tempero. Um dos mais pedidos lá é o bacalhau.

Saindo do Mercado , caminhamos mais um pouco e logo chegamos ao MARGS- Museu de arte do Rio Grande do Sul- que eu AMO.COM! A última exposição de quadros que vi de perto foi "O Ano da França no Brasil "e eu, que nunca visitei o Louvre, pude ver de perto obras de Renoir, Van Gogh, Monet e muitos outros. Fiquei em transe, olhando hipnotizada aquelas obras magníficas.

Ano da França no Brasil

Uma outra exposição de artes no MARGS que me marcou muito , foi em 2005, a Anima Italiana, em homenagem aos 130 anos da Imigração Italiana. Essa me tocou a alma, já que essa parte da História diz respeito bem diretamente à minha família, por parte do meu avô materno. Saudosismo à parte , a exposição foi mesmo muito bonita.


A Primeira Missa no Brasil
Ahhh, mais recentemente, em 2008, um quadro em especial , me chamou muita atenção , tanto pelo preciosismo da pintura , quanto por suas dimensões; foi o quadra denominado " A Primeira Missa no Brasil" de Victor Meireles.
MARGS

Eu já estive no MARGS, realmente, muitas vezes , e em todas , me encantei. Não só pelas exposições , mas pelo espaço , o Museu em si é muito bonito , arquitetônico, bem cuidado, dá gosto de entrar. Além de ser localizado em uma praça bem bonita, arborizada , a praça da Alfândega.

Nessa mesma praça se localiza o Santander Cultural, um centro cultural localizado em um prédio histórico de POA e que vale a pena entrar e conhecer.

Santander Cultural




Continuando a exploração pelo centro, localizado na praça da Matriz está o Theatro São Pedro.

Theatro São Pedro

Na praça da matriz também estão a Biblioteca e a Catedral Metropolitana. Ambas merecem serem visitadas.  A catedral possui uma cúpula de 65 m, com diâmetro interno de 18 m, perdendo apenas para a Igreja de São Pedro , em Roma.

Na rua da praia, cujo nome oficial é rua das Andradas, localizam-se alguns dos principais pontos turísticos da cidade, dentre eles a Casa de Cultura Mário Quintana, um prédio histórico e um centro cultural.

Em suma , o centro da capital gaúcha é riquíssimo em cultura , e não cito aqui nem um terço de seus atrativos. Citei os que conheço , mas sempre que volto a POA acrescento uma novidade ao meu currículo. Em breve pretendo conhecer a Fundação Iberê Camargo e volto aqui para contar tudinho.

Para finalizar esse tópico sobre o centro, uma foto da sede da Prefeitura de POA , que acho muito bonita

Prefeitura de POA

A cidade tem muitos lugares a serem explorados. Uma volta ao redor do Guaiba é obrigatória, conhecer a Usina do gasômetro idem. Há também o Planetário , jardim Botânico e muito mais.
Ahhh passear no Parque da Redenção e observar a cultura do chimarrão faz parte de conhecer Porto Alegre.

Um bairro que acho especialmente charmoso é o Moinho de Ventos. Além do Shopping Moinhos , há a deliciosa rua Padre Chagas , ponto onde se localizam muitos dos melhores restaurantes e cafés da cidade, bem como muitas lojas, pubs etc. Eu adoro passear na Padre Chagas e parar para tomar um café no Café do Porto.




Café do Porto

Um restaurante que adoro no Moinhos é o Le Bistrô. Minha dica é sentem nas mesas localizadas na varanda , bem na calçada e à sombra de jacarandás. A cozinha francesa é deliciosa e o serviço não deixa por menos.

Le Bistrô

Esse ano fui em barzinho super legal, mas não me lembro o nome rsrsr Assim , acho q não ajuda muito né! Mas vou ligar para o pessoal lá em POA e coloco o nome aqui. Por enquanto deixo a foto. Fica em uma região cheia de bares alternativos . Neste dia fomos comemorar um niver, e achei o local bem apropriado, devida a animação e descontração. Rolava uma música também. Comi um escondidinho de camarão que estava bem gostoso e tomei uma caipirinha , já que a carta de vinhos não era o forte do local. Marcos bebeu chopp e comeu , salvo engano, uma picanha. Muito provavelmente não estou enganada , já que meu maridinho é bem chegado em uma picanha . Aff!! Bom , vai a foto.
Acabo de me lembrar o nome do bar e , podem crer, não liguei para POA. O nome é Boteco do Joaquim e fica na rua Joaquim Nabuco , Cidade Baixa, bairro mais boêmio da capital( isso eu pesquisei no google).

Uma das partes não menos interessantes dessa capital que mora no meu coração , são os shoppings . Além do já citado Moinhos, há também um dos mais antigos, o Praia de belas e o mais recente , Shopping Barra Sul. Tem o Iguatemi , que não posso esquecer. Shopping é shopping e dispensa comentários mais profundos. O que chamaria atenção é para a parte gastronômica dos Shoppings. Tem vários restaurantes bacanas. No Praia de Belas destaco o Varietá Bistrô , onde , certa vez , tive a magnífica oportunidade de ouvir ninguém mais , ninguém menos , do que Luis Fernando Veríssimo tocando Saxofone. Vou procurar a foto e posto aqui, pois essa foto não é da era digital. No Iguatemi há o Outback, do qual somos quase sócios aqui no Rio. No Moinhos tem o El Fuego. Mas o que ganha para mim são os restaurantes do Barra Sul. Fomos em dois , o maravilhoso e premiado BAH e o também espetacular Tartoni.

BAH

Tartoni

Varietá Bistrô

Umas das coisas que me chamam muito a atenção quando passeio por lá é quantidade de praças e parques arborizados da cidade. Em frente ao Praia de Belas tem um que gosto muito, repleta de plátanos , que no outono dão um colorido especial.















Assim é a minha bela Porto Alegre , que a título de curiosidade , originalmente, se chamava Porto Alegre dos Casais. Faz jus ao nome.